Mas o que é Big Data?
Eu não sei, mas Big Data é uma denominação nova para algo que já existia há muito tempo. A diferença é que agora temos condições de tratar esse volume de dados que era coletado e nada se fazia com ele.
Em outras palavras Big Data pode ser definido como o tratamento em tempo real de grandes volumes de dados.
Especificamente hoje aqueles dados que podem trazer $ quando combinados, tais como dados de marketing, vendas, dados transacionais, conversas, e até dados externos das organizações como variações do mercado de ações, previsão do tempo e notícias. E a combinação disso tudo e análise feita proporciona decisões mais acertadas. Será?
Como isso vai nos ajudar?
Enquanto for possível manter o valor dos dados/custo dos dados em patamares aceitáveis, e cada vez mais reduzidos, podemos afirmar que conforme o volume de dados aumenta a habilidade para extrair dados valiosos da massa de dados aumentará!
É importante dizer que Big Data trata de dados não estruturados, estruturados e semi-estruturados. Então é importante lembrar que existe trabalho adicional nesta área para processamento correto das informações.
Também está surgindo uma nova categoria de cientista de dados, o usuário comum, já que passa a dispor de ferramentas e fontes de dados para análise pessoal que anteriormente não existiam.
Das empresas que utilizam Big Data, decisões estão sendo tomadas baseadas na tecnologia em:
- Melhorar eficiência e resolver problemas dos clientes;
- Reduzir custos com saúde;
- Prever preferências e necessidades dos usuários antes que eles comecem a demandar;
- Interesse e engajamento dos clientes com seus próprios dados;
- Melhorar qualidade de vida de pacientes;
- Melhorar segurança pública;
Previsões para o Big Data
- Analytics
- Insights
- Machine Learning
- No data no business
- Privacidade e segurança
Onde está o dinheiro?
Do que tenho lido recentemente, destaco alguns segmentos que parecem mais promissores para aplicação prática de Big Data e obter resultados mais diretos.
- Personalização da experiência do usuário
- Medir o ROI
- Atingir públicos específicos
- Melhorar a qualidade dos dados
- Adquirir novos clientes
- Integrar plataformas
- Melhorar habilidades analíticas
- Crescer a base do marketing
Promessa e prática
Alguns setores já estão analisando dados e conseguindo respostas
- Negócios
- Automotivo
- Saúde
- Alimentação
- Finanças
- Mercado de tecnologia
- Turismo
- Entretenimento
Entre as maiores empresas da Fortune 1.000
- 85% tem iniciativas em andamento ou planejadas
- 70% acham que Big Data é totalmente focada no negócio
- 75% tem certeza que múltiplas áreas de negócios terão impacto positivo com Big Data
Algumas coisas sendo feitas
- Monitoramento de mídias sociais
- Análise de logs de web sites e cruzamento de dados
- Monitoramento de competidores
- Esforços de retargeting tem dado melhores resultados
- Conhecer melhor os hábitos dos clientes online
- Coleta de grandes volumes de dados de diversos tipos de sensores
Tem até 4 R´s!!!
Especial para meu amigo Rodrigo de Almeida, caso venha a ler isso, me lembrei de você agora!
- Right Person: Identificar a pessoa é uma combinação de dados do usuário e de terceiros sobre ele;
- Right Channel: Uma vez identificada a pessoa o marketing vai utilizar todos canais para atingir, não importa o dispositivo, buscando a interação do usuário com a marca;
- Right Moment: Os consumidores estão sendo bombardeados por mensagens, mas a partir de agora somente as mais relevantes serão direcionadas;
- Right Answer: Integrando os dados de múltiplas origens e dos canais, será possível para as marcas atingir e até superar a expectativa do usuário, no momento certo, pensando é claro na conversão!
Mas tem também 4 V´s!!!
- Volume: escala dos dados;
- Velocidade: análise da transmissão dos dados;
- Variedade: diferentes tipos de dados;
- Veracidade: incerteza com os dados
Temos que cuidar isso segundo a Forrester
- Análise preditiva
- Bancos de dados noSQL
- Descoberta e busca de conhecimento
- Stram analytics
- In-memory data fabric
- Distributed file stores
- Data visualization
- Data integration
- Data preparation
- Data quality
E o que deve preocupar?
Não é um mar de rosas, algumas preocupações são inerentes ao Big Data, embora seja fato que não tem mais volta, porém precisamos tratar dos assuntos importantes com a devida preocupação.
- Falsa sensação de que tudo é correto
- Transformar a panacéia de dados em algo útil
- Ferramentas de análise de dados
- Perda de tempo quando não se sabe o que procurar
- Manipulação de dados sem consentimento dos usuários
O nível de maturidade também deve ser observado
Qual o impacto disso na nossa vida?
Confira alguns termos interessantes
E o que eu acho disso tudo?
Esse post foi apenas para introduzir o assunto, que não termina aqui. Eu entendo que os negócios serão impactados cada vez mais com o uso do Big Data, todos os tipos e tamanhos de negócios.
Teremos aumento do número de clientes, redução da perda de clientes e o desenvolvimento de produtos e serviços mais inovadores de maneira geral, somente analisando e utilizando com inteligência os DADOS QUE SEMPRE EXISTIRAM!