Eu mantenho diversos blogs. A maior parte é minha mesmo. Alguns são de clientes. Então é importante você ter em mente alguns números e métricas para avaliar adequadamente a evolução (ou não) do seu blog em um determinado tempo.
Eu sugiro que você faça avaliações trimestrais, acho que são adequadas e permitem correção da rota nos pontos que merecem mais atenção, e você não teria que esperar por exemplo mais 12 meses para avaliar e mudar alguma coisa novamente.
Crie uma tabela no aplicativo de planilhas do G Suite, claro que você usa as Planilhas do Google certo?
Mas o que você deve medir?
- Números do Google Analytics
- Números da sua ferramenta de email marketing
- Números de mídias sociais
- Monetização
- Números dos posts
- Investimentos adicionais
Mas de que forma?
Então, sugiro que você crie uma planilha, dividida mensalmente, pode até criar uma para cada mês, vai depender da sua organização.
Em linhas gerais, sobre visitação mensal, usuários, visitação de páginas, tempo da sessão. Posts mais visitados.
Eu ainda acrescentaria, mensalmente, quantidade de opt-ins e opt-outs no e-mail marketing, quantidade de envios que você fez, quantidade de seguidores em cada rede social que você atua, se quiser ser mais detalhado, para os posts coloque quantidade de curtidas e compartilhamentos.
Ainda, o “faturamento” do seu blog, separado mensalmente.
Junto disso tudo, o seu “investimento”, que também pode os custos de hospedagem, impulsionamento de posts, mídia, outros gastos, mas também o seu investimento pessoal, o tempo que tem gasto mensalmente para manter o blog funcionando.
Tendo isso mais ou menos organizado numa planilha, já dará um cenário. Você vai perceber as relações entre postar mais, ter mais visitas, enviar mais email marketing, ou dedicar mais ou menos tempo, e o impacto disso no seu blog.
É importante mensurar. Veja, estou sendo extremamente simplista na minha sugestão. De fato para saber informações de cada post mensalmente pode ser necessário planilhas adicionais somente para este fim.
Então você tem que ter em mente que precisa medir para saber o resultado das suas ações. E se ao final das contas está valendo ou não manter o blog funcionando.
Mas tem que analisar
Não adianta ter o Google Analytics disponível se você não olhar. Quem traz mais tráfego? Qual a origem do tráfego? Estou escrevendo os assuntos que minha audiência quer ou precisa?
Quando envio e-mail marketing, o que é mais acessado? Muita gente clica? Tenho recebido muitos cadastros nos formulários de opt-in?
E nas redes sociais, o que faz mais sucesso? Só tenho curtidas, mas o pessoal realmente clica para ler no blog? O que tenho gasto para impulsionar realmente me traz o retorno esperado?
Quais as preferências da audiência? Eles lêem os posts quando disponibilizo ou tem perfis diferentes do que eu imagino?
Recebo tráfego de outros sites e blogs? Quanto?
Não pare aqui, faça as perguntas, olhe os dados, e descubra as respostas. Não é fácil, mas é fantástico ter dados para analisar!