Uma presença forte na Internet começa com um bom web site, e este com uma boa estrutura de conteúdo. Isso é necessário por diversos motivos, destacando-se facilitar a vida do usuário e tirar proveito dos mecanismos de busca.
Ou seja, tirar vantagem sobre a concorrência, dar mais retorno aos nossos usuários e melhorar a reputação do site positivamente, e é claro, vender mais!
O que deveria ter
- Estrutura simples: facilite a navegação, facilite a compreensão, facilite as informações serem encontradas;
- Navegação amigável: quanto mais fácil for a navegação, mais informações úteis serão acessadas, e mais tempo o usuário ficará navegando no seu site;
- Respeitar padrões (SEO): respeite as regras, facilite a indexação, mas escreva para humanos, não para máquinas;
- Facilitar a leitura: parece estranho lembrar disso, mas a quantidade de sites que tem contraste prejudicial à leitura (lembre daqueles sites com fundo branco e a cor da fonte cinza claro), então pense em facilitar a leitura, a impressão se for o caso, e naqueles que tem algum problema visual;
A importância da estrutura
- Traz o usuário de volta: ele encontra o que procura, as vezes até mais!
- Impacta desempenho de SEO: como comentado anteriormente, facilite a vida dos mecanismos e rankeie um pouco melhor que a concorrência;
- Sitelinks: facilita a criação de sitelinks exibidos nos mecanismos de buscas;
- Melhora rastreamento: os mecanismos também analisam a estrutura do seu web site para categorizar o seu conteúdo, então isso impacta nos resultados das buscas;
- Entrega a informação adequada: parte de encontrar facilmente e de imediato, ou com o mínimo de cliques possível, a informação que se busca;
- Acesso intuitivo ao conteúdo: sem pensar muito, o usuário se localiza facilmente;
- Cria padrões compreensíveis: não reinvente a roda, utilize o que funciona e faça mais rapidamente o que precisa ser feito;
- Afeta UX e UI: então não viaje muito, faça um menu parecer um menu, e o melhor, se localizar onde o menu normalmente fica!
Tipos de estruturas
- Modelo hierárquico: um dos tipos mais comuns, normalmente utilizado em sites com grandes quantidades de dados. Exemplos, CNN, BBC, etc;
- Modelo sequencial: guiam os usuários por uma sequência de informações. Exemplo WikiHow;
- Modelo matricial: um dos modelos mais antigos utilizados em sites na Internet. Oferece opções, pesquisa e links internos. Exemplo Wikipedia;
- Modelo de banco de dados: modelo de estrutura dinâmica, o mais comum são páginas e posts em blogs do WordPress para exemplificar. Exemplo Medium;
Confira os menus do meu site

Marquei acima em vermelho o menu com o conteúdo pilar mais importante, o primeiro a ser acessado, pelos usuários e pelos mecanismos de busca.

Já o menu principal do blog, contém todos os demais conteúdos do blog, confira a árvore (importante que o segundo nível deveria ser horizontal, coloquei tudo na vertical para não ficar gigante o mapa mental).
Como fazer uma boa estrutura
- Planeje antes: não deixe de planejar tudo, no papel se for o caso, mas imagine antes de executar, como ficaria;
- Use a lógica: o usuário merece ter sua inteligência respeitada 😉
- Cuide da navegação: ela leva o usuário para todos os lugares;
- Mantenha níveis rasos: só aprofunde quando for necessário;
- Estrutura é praticamente o menu: pense sempre nisso;
- Nomenclatura para humanos: não para os mecanismos de buscas ou bots, pense sempre nas pessoas;
- Faça mapas mentais 😉
Confira um resumo desta postagem no mapa a seguir.
Eu sou meio suspeito, estou sempre mexendo (sei que não deveria) na minha estrutura de informações aqui. Se quiser acrescentar algo, comente aí!