Adicione novos blocos ao Gutenberg

Pode parecer tentador adicionar novos blocos ao Gutenberg, todos os blocos possíveis e disponíveis!

Mas você deve focar nos blocos que realmente precisar!

Claro que é mais interessante utilizar poucos plugins com mais blocos (mesmo que tenham alguns comuns) do que vários plugins para um simples propósito.

Mas isso vai depender da sua avaliação e de onde deverão ser utilizados, requisitos do site é claro.

E nada impede que você crie seus próprios plugins para adicionar blocos 100% customizados para você ou seus clientes.

Sugestão de blocos para o Gutenberg

Testei a maioria destes plugins/blocos, com bons resultados, confira:

  • CoBlocks: um dos melhores que testei, muitas opções de blocos;
  • Atomic Blocks: seções, tablemas de preços, depoimentos, CTA, espaçamento / divisores e perfil de autor, entre outros;
  • Ultimate Blocks: filtros de conteúdo, review, contagem, barra de progresso, entre outros;
  • Kadence Blocks: colunas, galeria de imagens avançada, formulário, cabeçalho, botões, tabs, acordeão, depoimentos, ícones, espaçamento / divisores, box de informações e lista com ícones;
  • Gutenberg Blocks: cabeçalhos, colunas, CTA, contact form 7 styler, timeline, mapas, caixa de informação, botões, carrossel e outros;
  • Stackable: templates de layouts e controle preciso sobre todos blocos disponíveis;
  • Ultimate Blocks: tem potencial, muitos blocos;
  • Block Gallery: especializado em galeria de fotos!

Existem outros? Sim, dezenas, ou até centenas, sempre que testar um novo e achar válido vou acrescentar aqui. Se tiver sugestões envie.

Boas práticas

Recomendo que você cuide, a cada instalação deve aumentar a quantidade de scripts carregados, tamanho da página, entre outras coisas.

Um teste rápido no GT Metrix antes e depois de instalar e utilizar é recomendado!

Imagem padrão
Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Deixar uma resposta