Apesar de todos os esforços, a parte chata do email marketing pode estar mais perto do que você imagina, alguns hábitos seus podem estar causando isto.
Coisas que você pode estar fazendo errado
- Não utilizar uma peça de email marketing responsiva;
- Peça ruim com design ruim;
- Segmentar sua lista de maneira incorreta;
- Enviar todos e-mails para toda base;
- Enviar seus e-mails com assuntos ruins;
- Enviar e-mails sobre nada, conteúdo fraco;
- Não verificar duplamente seus links;
- Subestimar o uso dos autoresponders;
- Não analisar os resultados dos envios;
- Personalização com erros;
- Enviar e-mails demais ou na frequência errada;
- Não deixar claro o CTA, qual o próximo passo?
- Falta de informações claras de contato;
- Domínios, IPs e autenticação com falhas (DNS, SPF, DKIM e DMARC);
- Infraestrutura de envios ruim ou comprometida;
E o que mais pode dar errado?
Existem ainda outros problemas, quem nunca fez alguma coisa errada, que provocou a inserção de seus IPs ou domínios em blacklists que atire a primeira pedra. Mas quando isso ocorre, o estrago pode demorar até duas semanas para minimizar, prejudicando todas as ações neste período, e as imediatamente após o delist.
Lembre-se que nem todas as blacklists trabalham da mesma forma, e mesmo aceitando o pedido de delist, toda a cadeia em torno dessas listas deverão ser atualizadas para seus envios (e a infra da sua ferramenta de envios) não serem mais penalizadas, é triste e chato mas é a realidade.
E o que eu tenho que fazer a respeito?
Bem, siga as boas práticas, recomendações do seu fornecedor, cuide da sua base, verifique os relatórios, bounces, descadastros, denúncias de spam, seu processo de double opt-in e de opt-out, sua política de reengajamento.
Tudo isso vai interferir, mas a parte boa é que normalmente estes indicadores lhe informam quando alguma coisa está errada, você perceberá e poderá agir antes do estrago ser maior.
E para finalizar (antes de chorar)
Lembre-se que as pessoas amam receber e-mails! Só precisamos fazer as coisas da maneira correta.