O impacto das imagens no email marketing

Se você está lendo isso, tenho certeza que já sabe o impacto das imagens no email marketing, pois elas são um dos fatores do sucesso desta mídia.

Embora possa estar claro para você como colocar uma imagem adequadamente, com link absoluto, ou mesmo dentro da sua ferramenta de envios, ainda assim temos alguns aspectos que podem impactar nas ações de e-mail.

É importante ter em mente o seguinte

  • Utilize imagens apropriadas, JPG, PNG e GIF dependendo do caso;
  • Faça a compactação adequada antes do envio, senão alguém o fará no caminho até o usuário, e o resultado pode ser desagradável;
  • Utilize imagens que chame a atenção do usuário, mas sempre de boa qualidade:
    • Fotos / JPG;
    • Títulos (em último caso, sempre prefira texto) / PNG;
    • Esquemas / fundos chapados / PNG ou GIF;
    • Animações em pequena escala / GIF;
    • Ícones / GIF ou PNG;
    • Gráficos / GIF ou PNG;
    • Captura de telas / GIF ou PNG;
    • Transparências / JPG ou GIF;

A utilização de imagens melhora diversos aspectos

  • Deixa a peça mais agradável;
  • Melhora o engajamento com a audiência;
  • Diverte os leitores;
  • Permite que recursos como vídeo sejam demonstrados parcialmente;
  • Permite que animações facilitem o entendimento da mensagem;
  • Permite que uma palavra muito pontuada seja exibida como imagem sem prejuízo ao envio;
  • Facilita a criação de imagens automatizadas e personalizadas para diversos usos;
  • Permite animações para prender a atenção do usuário;

É claro que existem alguns empecilhos em se utilizar GIFs animados. Ainda existem alguns leitores que não aceitam adequadamente este recurso. Embora o número seja pequeno pode impactar parte da sua audiência dependendo da sua área de atuação.

Alguns leitores que não aceitam GIFs animados

  • Outlook 200-2003 (para desktop);
  • Windows Phone 7 (mobile);

Mas o problema tende a desaparecer na medida que estes softwares estão muito desatualizados e totalmente em desuso.

Então, enviar email marketing sempre com imagens?

  • Definitivamente sim. A menos que você tenha alguma particularidade específica, a resposta é sim para 99% dos casos. O seu template fica mais bonito, a mensagem fica mais simpática, a  conversão e o resultado só tendem a melhorar.
  • Atente para o nome das imagens. Cuide do tamanho e da compactação, envie no tamanho adequado para correta visualização e também compactada o suficiente para não comprometer a qualidade.
  • Claro, não vá encher de imagens simplesmente porque leu isso. Um email marketing adequado tem imagens e textos balanceados.
  • Não envie imagens únicas, ou seja, tudo dentro da imagem e nada de textos!
  • E é claro, tenha links nas imagens para onde elas devem remeter. Aproveite o call to action. Utilize o campo ALT e o Title Text adequadamente no seu código.
  • Se quiser um percentual, 30% da peça sendo imagens é um número adequado;
  • O tamanho máximo da sua peça de email marketing deve ainda ficar em 700px. Na verdade 600px se quiser mais compatibilidade com as coisas legadas da Microsoft;

Exemplos de imagens e usos

Foto / JPG
Animação / GIF
Ícones com transparência / PNG
Animação de software / GIF
Mapa de aplicação transparente / PNG
Foto de produto animada / GIF
Acesso a web site – animação / GIF

Conhecendo o JPG

  • Bom para imagens de 16 a 24 bits de cor;
  • Ótimo para fotos (na verdade só utilize para este fim);
  • Tem muita perda;
  • Não permite animações;
  • Não permite transparência;
  • Não é bom para compactar texto;

Conhecendo o GIF

  • Só suporta 256 cores;
  • Suporta transparência;
  • Permite animação;
  • Faz milagres com poucas cores;
  • Bom para texto dentro de imagens;
  • Quase sem perda;
  • Os arquivos tendem a ficar maiores;
  • Nunca use para fotos!

Conhecendo o PNG

  • Na teoria é sem perda de qualidade;
  • Produz arquivos menores;
  • Bom suporte a transparência;
  • Ótimo para texto dentro de imagens;
  • Ótimo para os logotipos;
  • Imagens maiores podem ter problemas;
  • Não permite animações;
  • Não é suportado por 100% dos navegadores (incrível);

Então faça o melhor uso das imagens e deixe o seu email marketing mais agradável, vendável e convertível que puder! Torne a experiência mais rica para seu usuário.

Se precisar de imagens de todos os tipos e ferramentas de edição, olhe a lista aqui neste site.

Confira o vídeo

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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