Talvez a maior motivação (e errada) para alguém montar um blog seja pensar apenas nas opções de monetização de um blog.
As pessoas lêem coisas fantásticas sobre blogs faturando muito com monetização e acham que é simples assim. Todo mundo fala em técnicas e cursos sobre monetizar o seu blog.
Se existir um mantra aqui, ele é: Transforme leitores do blog em clientes que pagam.
Mas não é simples assim! Monetizar um blog é um processo normalmente longo, e os resultados – se aparecerem – podem demorar a chegar num patamar que muitos achem atrativos.
Antes de mais nada
- Blogueiros de sucesso são maratonistas, não corredores de tiros;
- Blogueiros de sucesso tem uma paixão inabalável;
- Blogueiros de sucesso são autodidatas e automotivados;
- Blogueiros de sucesso são criativos;
- Blogueiros de sucesso são consistentes;
Mas a parte boa é que você pode se tornar um blogueiro de sucesso!
Como monetizar o meu blog?
- Pense primeiro em produzir conteúdo de qualidade;
- Posts no blog;
- Vídeos no YouTube;
- Posts em redes sociais;
- e-books;
- Apresentações;
- Podcasts;
- Faça o usuário se cadastrar para receber sua newsletter de maneira simplificada;
- Comente em outros blogs do mesmo segmento para ganhar links de retorno, mas não abuse;
- Escreva posts como convidado em outros blogs para ganhar links de retorno e relevância;
- Escreva também sobre as tendências da semana;
- Faça concursos, dê brindes, colete os nomes;
- Engaje a audiência nos comentários e nas redes sociais;
- Linke para outros blogs quando achar relevante, sem medo;
- Participe de grupos e redes de blogs do seu nicho;
- Crie uma comunidade;
Existem diversos tipos de monetização em blogs
Tudo começa assim:
- Na escolha do nome e domínio;
- Na definição da plataforma;
- No tipo de conteúdo;
- No layout do blog;
- No design do conteúdo exibido;
- Na maneira como você coleta informações do seu público;
- E por aí vai.
Entenda que existem muitas maneiras de monetizar um blog, resta descobrir qual a que vai funcionar melhor no seu caso. Confira o esquema a seguir, baseado no método do mestre Darren Rowse – ProBlogger. Porém lembro que Darren oficialmente divulga seu método desde 2007, então é de se esperar que algumas coisas tenham perdido relevância.
O que tem funcionado para mim:
- Banners de redes de anúncios
- Banners em vídeos no YouTube
- Posts patrocinados
- Marketing de afiliados
- Serviços
Essas acima me renderam e ainda me rendem alguns reais todos os dias. Mas entenda que nem sempre de imediato a melhor alternativa é entupir o seu blog de banners em todos os espaços disponíveis.
Monetizações que estou testando:
- Cursos
- Livros
- e-books
O que está se fazendo com mais frequência agora para monetizar os blogs
Segundo alguns especialistas como o pessoal do WP SuperStars, atualmente uma parcela significativa dos blogs que mais monetizam tem feito principalmente isto:
- Marketing de afiliados;
- Anúncios;
- Venda de e-books;
- Venda de serviços;
- Consultoria;
- Coaching;
- Mentoria;
- Venda de produtos físicos;
- Venda de produtos digitais;
- Venda de conteúdos especiais / premium;
- Posts patrocinados no blog;
- Posts patrocinados nas redes sociais;
- Podcast;
- Canal no YouTube;
- Venda de acesso à comunidades;
- Webinars pagos;
- Eventos pagos;
- Cursos pagos;
- Palestras.
Mas não é sair fazendo! Primeiro é preciso criar a sua reputação. Deixar que a sua audiência perceba que seu conteúdo é importante e interessante, ou ao menos relevante para o que eles estão precisando no momento.
Demonstrando sua paixão a cada post escrito, então você terá num segundo momento os ingredientes para começar a monetizar de alguma forma.
Mas o seu objetivo não pode ser criar um blog para faturar, isso é consequência do resto!
Algumas razões pelas quais os blogs falham
- Não ter nenhum objetivo;
- Acreditar que blogar é fácil e requer pouco esforço;
- Escolher um nicho apenas pelo “potencial de faturamento”;
- Não ter um domínio próprio;
- Ter uma hospedagem ruim;
- Escrever algum conteúdo de qualidade e esperar que as pessoas encontrem;
- Não ter divulgação adequada;
- Acreditar que é possível ficar rico em um mês de trabalho;
- Ser inconsistente na gestão do blog;
- Ter um layout ruim;
- Enfiar anúncios demais em um blog recém criado;
- Não ter seu formulário de opt-in;
Então, avalie, estude, pense, e faça! Se eu consegui, você também conseguirá. Mas lembre-se, não tem almoço grátis.
Quer saber quais são os blogueiros que mais faturam? Então acesse aqui o post do Authority Hacker.
Confere o vídeo
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