Dicas para o site da sua Agência Digital

Sou um pouco suspeito para escrever a respeito, mas vou mandar algumas dicas para o site da sua Agência Digital. Lembrando que não precisa ser casa de ferreiro e espeto de pau como se diz aqui no sul.

Sim, você precisa cuidar da sua parte como vai cuidar para os seus clientes. Entendo que você pode melhorar cuidando de alguns aspectos importantes.

Estrutura mínima de páginas

Faça a estrutura necessária, mas entendo que o mínimo para isso seria algo como:

  • Página principal: destaques principais, secundários, últimas atualizações do blog, chamada e CTA e link para opt-in direto;
  • Página sobre: onde você pode detalhar mais informações sobre sua agência, ou mesmo sobre você e o resto da equipe. Se quiser pode colocar aquela coisa de missão, visão, etc;
  • Produtos / Serviços: necessariamente pelo menos algum detalhamento em cada um dos produtos que você oferece ou dos serviços que você presta. Se quiser mais resultados faça ainda uma página específica para cada um deles, detalhando mais a fundo. Não esqueça do call to action em cada uma delas;
  • Clientes / Depoimentos: importante, não tenha medo de listar os seus clientes, pelo menos alguns principais. Se puder contar ainda com depoimentos textuais ou em vídeo seria ainda mais importante. Nada como ter alguém falando bem dos serviços que prestamos ou dos produtos que vendemos!
  • Atendimento: se você acha que não precisa controlar o atendimento, pode ser tudo via WhatsApp, acho que deveria rever os conceitos. Recomendo que você crie a página de atendimento, mesmo que ela não apareça no site e nos menus, apenas para direcionar os formulários para seu sistema de tickets (que eu sei que a esta altura você já utiliza);
  • Contato: todas as informações de contato, e-mail, formulário, telefone, se tiver escritório físico o mapa de localização e o horário de atendimento são excelentes complementos.

Performance e segurança

Não esqueça que o seu site poderá ser sua maior vitrine. Então uma boa hospedagem, otimização de imagens, cache, CDN fazem parte do pacote para causar uma boa primeira impressão – que é o seu site carregando rapidamente independente de onde o usuário estiver.

Isso também implica em otimização do layout, responsividade, que seja exibido adequadamente em quaisquer dispositivos.

Ainda, de nada adianta ser bonito e rápido e ficar disseminando virulência ou worms pelos computadores ou smartphones dos usuários. Então cuide dos pontos de segurança adequadamente.

Mantenha o site seguro e atualizado (falando aqui da parte técnica), principalmente se utilizar o WordPress.

Produção de conteúdo e SEO

A produção de conteúdo é uma tarefa que deverá fazer parte das suas atividades, deverá ser adequada, periódica e relevante.

Relevante para que você seja encontrado em buscas, em mecanismos de buscas, que responda as dúvidas de clientes e potenciais novos clientes. Então dê atenção especial a produção de conteúdo. Não existe alternativas aqui, se você quiser resultados precisará de conteúdos novos com frequência.

E sim, pode ser conteúdo textual, pode ser vídeo, podem ser e-books, comece logo, mantenha o blog ativado, faça o básico de SEO pelo menos, de nada adianta produzir montes de conteúdo se ele não for encontrado!

Leads e Email Marketing

Aproveite os pontos de contato, se for uma chamada mais o call to action, responda ao usuário imediatamente, adicione ele numa régua de relacionamento na sua ferramenta de email marketing.

Aliás, não só os que pedem informações, não esqueça do crescimento orgânico dos opt-in diretos.

Tenha em mente pelo menos enviar as publicações do blog periodicamente enquanto não consegue planejar seus envios de e-mail.

Contrate melhor

Sendo um funcionário, um terceirizado ou um fornecedor, contrate alguém melhor que você, preferencialmente.

Que receba as demandas e as produza, sem precisar de muita explicação.

É claro que gente experiente custa mais caro, mas a menos que você tenha tempo e disposição para treinar um novo aprendiz, então pense melhor.

Melhore seu marketing digital

É sempre mais fácil fazer para os outros do que para nós mesmos. Sim, casa de ferreiro, espeto de pau.

Mas vamos parar com isso! Faça melhor pelo menos o básico, régua de relacionamento, o funil, a produção de conteúdo, os e-mails na hora certa, os compartilhamentos sociais, os vídeos (sim, estamos em 2022, vá fazer vídeos) e pense em anunciar no Google.

Obviamente estou esperando que o seu site esteja 100%, layout, conteúdo, SEO, velocidade de acesso, AMP, indexação, toda a parafernália.

Senão vá fazer o tema de casa inicialmente, confira outras dicas aqui.

Melhore seus processos

Revise tudo o que você faz, documente, padronize, melhore alguns métodos, entregue mais em menos tempo.

Lembre-se, tudo o que puder automatizar, automatize!

O seu tempo e dos seus colaboradores é muito mais valioso, utilize o tempo que sobrar para pensar mais.

Observe novas metodologias, estude os concorrentes, aprimore o que for possível. O Agile e o Kanban ajudam sim.

Outras ferramentas também auxiliam.

Fazer cursos e manter a melhoria contínua é fundamental.

Invista mais em tecnologia

Sim, você vende isso né? Então utilize mais as soluções que recomenda ou que pesquisa para seus clientes.

Uma pequena empresa com tecnologia consegue avançar muito mais rápido.

Teste novas ferramentas e avalie constantemente o que ela proporciona. Não tenha medo de mudar e ajustar a trajetória.

Foco nos clientes

Os clientes são certamente nosso maior ativo. Foque em atender bem, conhecer melhor os clientes sempre ajuda.

Se antecipe em resolver os problemas, crie uma cultura dentro da sua empresa para sempre colocar o cliente no lugar dele, no pedestal.

Reveja os processos de atendimento e o tempo médio de respostas. Ferramentas de tickets são particularmente eficientes para ajudar nisso.

Faça pesquisas recorrentes com eles. Utilize todos os canais e os meios disponíveis.

Melhore o networking

Sim, indicar um cliente para outro, porque tem necessidades, produtos ou serviços complementares é uma parte importante do negócio.

Mas também se você puder participar de eventos, cursos, treinamentos, palestras, workshops, webinars da sua área de atuação e de algumas áreas dos seus principais clientes vai lhe dar uma visão adicional importante.

Pouca gente faz isso. Você deveria fazer.

Cuide do seu dinheiro

Cuide do seu fluxo de caixa. Não espere surpresas, se antecipe. Fale mais com seu contador.

Se você for microempresário do simples nacional e estiver em crescimento, fique bem atento às mudanças de alíquotas dos impostos.

Eventualmente a surpresa (ou ônus do crescimento) é bem salgada.

Controle as despesas, reveja fornecedores, calcule tudo novamente. Se puder utilize uma planilha ou um software específico para ajudar.

Ofereça mais

Oferecer novos pacotes de atualizações de produtos e serviços pode gerar uma receita adicional.

É muito mais fácil vender para clientes do que tentar conseguir novos.

Tudo o que puder virar receita adicional e recorrente é importante. Pacotes avulsos também são uma alternativa.

Mostre o que você sabe

Publique mais conteúdos no seu blog, grave mais vídeos, envie mais email marketing, demonstre suas habilidades.

Além disso a busca orgânica é importantíssima para melhorar o fluxo de visitantes no seu site e ser reconhecido.

O processo é contínuo

Eu poderia dizer que uma hora acalma e melhora, mas estaria mentindo, e, que graça teria?

Mantenha-se sempre motivado e atualizado.

Conhecer os concorrentes, conhecer o mercado de atuação, conhecer os profissionais da área, as entidades e o que mais estiver relacionado ao seu universo e dos seus clientes sempre ajuda.

O que puder automatizar, o que puder delegar, o que puder melhorar, sempre buscando o melhor.

Só isso?

Não, isso é apenas para começar, se quiser ir a fundo me pergunte como 😉, ou se preferir, faça o curso!

Nunca termina, mas é isso que queremos, certo?

Se preferir assista ao vídeo!

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Artigos: 325