Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

E-mails transacionais

e-mail transacional

Os e-mails transacionais são nada mais que notificações enviadas por e-mail, que podem ter origem por exemplo no comportamento do usuário da sua base, mas enviados automaticamente.

Um dos exemplos mais comuns é o próprio e-mail de ativação, que deve ser enviado logo após a confirmação de double opt-in.

Este na verdade é um dos e-mails mais importantes que o cliente vai receber.

Então garantir que ele vai chegar na caixa de entrada é muito importante.

Benefícios dos e-mails transacionais

O maior deles sem dúvida são as taxas de abertura e cliques, normalmente sempre muito altas. Inclusive podem ser 5X maiores que as taxas de email marketing padrão.

Ainda que segundo a Experian são abertos 10 vezes mais.

Lembre-se, e-mails enviados aos usuários para validar alguma ação ou alteração, e-mail de confirmação de pedido, aviso que o produto está disponível, que o seu carro ficou pronto e avisos em geral, tudo faz parte de e-mails transacionais, ou deveriam fazer.

Boas práticas com e-mails transacionais

  • E-mails de boas vindas;
  • Kit de ativação de serviços;
  • Ofertas e descontos específicos;
  • Recibos de compra;
  • Tickets de suporte;
  • Compartilhe senso de urgência;
  • Envie e-mails de abandono de carrinho;
  • Faça vendas cruzadas;
  • Utilize para pedir feedback ou depoimentos;
  • Nos envios inclua os links sociais;
  • Clientes tem chances maiores de conversão do que enviados pela primeira vez;
  • Utilize para reativação de e-mails;
  • Personalize o e-mail enviado;
  • Considerar o que o usuário está fazendo antes de receber o e-mail ajuda;
  • Cuide bem do assunto da mensagem;
  • CTA é importante se for necessário;
  • Não seja criativo demais, dê atenção à mensagem, simples e direto, não deve parecer um email markteting!

Então pensar um pouco fora da caixa e utilizar os e-mails transacionais como apoio à sua estratégia de email marketing é fundamental.

Perca um tempo nisso!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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