Os e-mails transacionais são nada mais que notificações enviadas por e-mail, que podem ter origem por exemplo no comportamento do usuário da sua base, mas enviados automaticamente.
Um dos exemplos mais comuns é o próprio e-mail de ativação, que deve ser enviado logo após a confirmação de double opt-in.
Este na verdade é um dos e-mails mais importantes que o cliente vai receber.
Então garantir que ele vai chegar na caixa de entrada é muito importante.
Benefícios dos e-mails transacionais
O maior deles sem dúvida são as taxas de abertura e cliques, normalmente sempre muito altas. Inclusive podem ser 5X maiores que as taxas de email marketing padrão.
Ainda que segundo a Experian são abertos 10 vezes mais.
Lembre-se, e-mails enviados aos usuários para validar alguma ação ou alteração, e-mail de confirmação de pedido, aviso que o produto está disponível, que o seu carro ficou pronto e avisos em geral, tudo faz parte de e-mails transacionais, ou deveriam fazer.
Boas práticas com e-mails transacionais
- E-mails de boas vindas;
- Kit de ativação de serviços;
- Ofertas e descontos específicos;
- Recibos de compra;
- Tickets de suporte;
- Compartilhe senso de urgência;
- Envie e-mails de abandono de carrinho;
- Faça vendas cruzadas;
- Utilize para pedir feedback ou depoimentos;
- Nos envios inclua os links sociais;
- Clientes tem chances maiores de conversão do que enviados pela primeira vez;
- Utilize para reativação de e-mails;
- Personalize o e-mail enviado;
- Considerar o que o usuário está fazendo antes de receber o e-mail ajuda;
- Cuide bem do assunto da mensagem;
- CTA é importante se for necessário;
- Não seja criativo demais, dê atenção à mensagem, simples e direto, não deve parecer um email markteting!
Então pensar um pouco fora da caixa e utilizar os e-mails transacionais como apoio à sua estratégia de email marketing é fundamental.
Perca um tempo nisso!