Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Ainda dá tempo para iniciar um blog?

Ainda dá tempo para iniciar um blog?

Se você é desses que se pergunta, mesmo em 2020, se ainda dá tempo para iniciar um blog, e ter sucesso, relevância e quem sabe até uma fonte de renda, a resposta é: SIM!

Mesmo que você pense naquele amigo ou profissional, que já mantém um blog a 5, 10 ou 15 anos, e fique achando que perdeu prazo de validade, você está enganado!

Eu mesmo, mantenho este blog há quase 18 anos. Já tive outros mais antigos inclusive.

Nem sempre dei a ele a atenção que ele merecia, mas já tem alguns anos que retomei, pensando nos meus objetivos bem específicos e nos propósitos que me fizeram manter o mesmo funcionando.

Começando o blog

Eu mesmo sempre quis compartilhar o pouco que sabia, criar algum propósito, demonstrar ideias, habilidades e experiências. Você pode estar pensando nisso agora.

Existem outros objetivos, profissionais, corporativos, entre outros, para se manter um blog funcionando.

A plataforma

Embora você ainda encontre plataformas por aí, recomendo que vá de WordPress, obviamente, você terá muito sucesso personalizando e customizando, mesmo que no início pareça mais complicado.

E sim, você terá custos com domínio (anual) e hospedagem (mensal). Faça direito desde o início!

Boas razões para iniciar o seu blog em 2020

  • Uma ferramenta de expressão;
  • Uma maneira de melhorar suas habilidades de pesquisa e produção textual;
  • Um trampolim para começar a produzir vídeos;
  • Quem sabe ter alguns tipos de remuneração;
  • Facilitar a criação de uma comunidade em torno de um tema ou tópico do seu interesse;
  • Encontrar parceiros, clientes e serviços;
  • Aumentar sua rede de relacionamento;
  • Tornar-se uma autoridade em sua área;
  • Devolver alguma coisa para a comunidade (e para a humanidade);
  • Conhecer pessoas maravilhosas que compartilham ideias semelhantes;
  • Inspirar pessoas de todas as idades e mudar as vidas delas de alguma forma;
  • Tornar seus dias mais produtivos;
  • Ajudar pelo simples fato de ajudar;
  • Melhorar suas habilidades técnicas com hospedagem, programação, marketing, design e problemas do WordPress;
  • Melhorar sua visibilidade pessoal e criar sua “marca”;
  • Enfrentar medos e colocar sentimentos para fora;
  • Documentar sua vida, um projeto ou alguma coisa de maneira frequente;
  • Fornecer conteúdos úteis e pertinentes sobre algum assunto;
  • Melhorar a vida dos seus clientes;
  • Melhorar

Vai ser fácil?

Se fosse fácil todo mundo faria certo? Mas posso dizer que não será tão difícil não.

A maioria das pessoas se assusta com a parte técnica, mas os provedores hoje já dispõe de todo o suporte para quem quer começar um blog, a partir das suas hospedagens.

Senão, sempre é possível ler um livro ou fazer um curso!

😉

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *