É de suma importância definir o público alvo do seu curso online, ou pelo menos mirar o mais próximo possível.
Então entenda que ensinando para o ensino fundamental ou para alunos do mestrado, existem tipos de alunos distintos, e isso não é uma coisa que seja muito observada, nem na escola e nem em lugar nenhum.
Segundo o CIIT – College of Arts and Technology das Filipinas, podemos ter até 4 tipos distintos de aprendizagem, e isso muda muito de um tipo para outro, observe:
- O aluno visual: aprende vendo – Pense se você tem que ver a informação para se lembrar dela. Pense se você fica cuidando a linguagem do corpo de quem fala. A arte, beleza e estética são importantes para você? A visualização da informação na sua mente ajuda a se lembrar mais?
- O aluno auditivo: aprende ouvindo – Você prefere ouvir o livro ao invés de ler? Prefere ouvir um texto ao ter que ler todo ele? Lendo em voz alta ajuda a lembrar melhor dos fatos? Você prefere ouvir uma gravação da sua aula ou um podcast ao invés de tomar notas durante aula? Você cria músicas para ajudar a lembrar de informações?
- O aluno leitura/escrita: aprende através das palavras – Você acha que ler livros é uma excelente fonte de aprendizado? Você anota muito durante a leitura de livros? Você gosta de fazer listas, resumos e criar apresentações? Você prefere quando os professores utilizam apresentações ou impressos?
- O aluno cinestésico – aprende se movimentando: Você adora tarefas que envolvam manipulação de objetos e materiais? É difícil para você ficar parado longos períodos de tempo? Você é bom em atividades como pintura, cozinhar, mecânica, esportes e trabalhos manuais?
Não faço ideia de quem seja o meu público
Bom, isso já dá uma ideia de como você precisa trabalhar, pelo menos no início.
Será necessário respeitar todos os tipos de estilos de alunos. Mas isso pode ser uma coisa boa.
- Utilize todos os recursos visuais, gráficos, vídeos, ilustrações, animações, diagramas para reforçar o ensino;
- Utilize cores para organizar notas e dicas;
- Escreva resumos;
- Utilize esquemas e diagramas para reforçar o que foi visto;
- Entreviste especialistas sempre que possível;
- Leia ou apresente sempre que possível o conteúdo;
- Crie listas de pontos importantes;
- Traduza diagramas que se prestarem para virar conteúdo textual;
- Utilize diferentes métodos;
Não existe um método genérico
Isso só vai – como na sala de aula – frustrar uma parte da sua audiência. Não é possível pressupor que uma linha de ensino vai servir a todos os alunos.
Então é preciso constante aperfeiçoamento até que se tenha ideia da audiência.
Se ficar muito difícil definir o público-alvo comece com as restrições, por exemplo, este curso não é para especialistas, ou este curso é para quem tem este, aquele e mais outro conhecimento prévio.
Sempre ajuda vestir o calçado do outro
Estou realmente fazendo as perguntas certas?
Que problema este curso vai resolver? O que o aluno vai encontrar ao fazer o curso? O que ele poderá fazer depois de realizar o curso?
Pense no básico:
- Qual a idade dos público alvo?
- São homens ou mulheres?
- Onde estão localizados?
- Qual o nível educacional?
- Quais são seus objetivos?
- Quais são os seus valores?
Pense mais um pouco, como o curso vai se encaixar na vida dos seus alunos? É para ajudar eles na escola? Aperfeiçoamento em seu trabalho atual? É para ganharem uma renda extra?
Entenda que é importante pensar nisso, pode não estar 100% claro neste momento, mas você tem que pensar nisso, o sucesso será maior se você tiver uma boa ideia do público que pretende atingir.
E não existe mágica, eventualmente miramos num público e acertamos em outro, uma vez o curso em andamento pode ser que se torne mais claro quem você realmente está atingindo!
Não desanime, confira as próximas postagens sobre educação à distância!