Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Como divulgar meu trabalho sem gastar dinheiro?

Como divulgar meu trabalho sem gastar dinheiro?

Se você espera ler aqui a fórmula mágica de como divulgar seu trabalho sem gastar nenhum dinheiro, então saiba que ela não existe!

E também saiba que não vou lhe vender um produto para resolver todos os seus problemas para divulgar seu trabalho.

Divulgar seu trabalho

Existem centenas de ações que você pode fazer para divulgar seus produtos e serviços, ou se preferir, o seu trabalho.

Algumas funcionarão mais ou menos, dependendo do que você faz e do seu nicho de atuação.

Selecionei algumas que já utilizei ou mesmo já vi funcionando com sucesso na divulgação de negócios.

  • Faça email marketing: não importa o que você ache a respeito disso, vá fazer, utilize uma ferramenta gratuita para começar, mas comece hoje;
  • Participe de bate papos: em redes sociais, grupos de discussão, no LinkedIn, mas que tenham foco no seu negócio, não tende vender diretamente, mas fique mais conhecido pelo que você faz;
  • Responda perguntas: da mesma forma, não só nos locais acima, agora existem sites específicos, em português inclusive, como o Quora;
  • Divulgue seu negócio: além do site, redes sociais adequadas, mecanismos de busca, utilize os recursos do Google Meu Negócio e também os do Facebook;
  • Faça mais vídeos: inclusive publiquei (e ainda estou publicando) uma série de postagens sobre isso, dê uma verificada aqui;
  • Mantenha as páginas atualizadas: falando aqui do seu site, da sua página no LinkedIn (página e perfil), e sua página no Facebook;
  • Instagram: se for o caso, do seu nicho de atuação, mantenha regularidade de publicações lá;
  • Eventos da comunidade: participe de eventos da sua comunidade, olhe os Meetups da sua região, vejas as associações comerciais e empresariais, se ofereça;
  • Colete depoimentos: de clientes e parceiros de negócios, principalmente por textos e vídeos, e divulgue;
  • Devolva alguma coisa: faça algum serviço social, auxilie sua comunidade, de graça obviamente, isso vai melhorar você como pessoa e a consequência é que pode ajudar os negócios;
  • Produza mais conteúdo: obviamente é o que eu faço aqui. Mantenha a regularidade e tente criar conteúdos cada vez melhores!

Se tiver alguma coisa para acrescentar ou mesmo comentar, por favor!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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