Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Sites estáticos

Sites estáticos

Alguns quando lerem isso dirão que é um sacrilégio, como pode eu estar falando sobre sites estáticos sendo que sou fervoroso entusiasta do WordPress?

Bem, muito antes de começar a gostar e utilizar o WordPress eu já fazia sites. Na verdade o primeiro site comercial foi lá por volta de 1996.

Então o que eu gosto mesmo é de web sites, não importa de que forma, se estiver servindo ao propósito, que seja do jeito que for, e porque não um site estático?

Inclusive me desculpem os puristas, temos inclusive geradores de sites estáticos a partir do WordPress, quando eu conseguir testar escrevo sobre isso aqui!

Voltando ao básico

Imagine que você tem habilidades básicas em HTML, sua necessidade imediata é publicar o seu site, seu currículo, talvez o portfólio do que tem feito nos últimos anos, então nada errado em fazer um site estático.

É claro que isso demandará mais manutenções e trabalho braçal dependendo, mas fique sabendo que você pode contar agora com os geradores de sites estáticos, ou SSG, static site generator.

Mas o que são geradores de sites estáticos afinal?

Veja, quando começou a ler você pensou em abrir o Dreamweaver ou o Brackets e sair codificando, direto no código fonte ou mesmo visualmente, certo?

Não precisa ser desta forma, você tem hoje dezenas de tipos de geradores de sites estáticos.

Entenda que o WordPress armazena os conteúdos no banco de dados, as imagens em pastas, e a cada acesso de uma página processa e devolve o conteúdo em páginas geradas na hora.

O site estático contém todas as páginas lá, todos os arquivos, tudo disponível o tempo todo. Significa que não precisa de banco de dados para funcionar, é muito mais simples e tem uma performance muito maior.

Motivos para utilizar geradores de sites estáticos

Poderia citar apenas os que me interessam, performance e segurança, seriam mais do que suficientes.

Porém agora existem os geradores de sites estáticos!

Cada gerador de site estático tem funcionalidades e características diferentes, locais, saas, gratuitos e pagos, tudo depende dos requisitos do seu projeto.

Alguns inclusive deixam você mexer no código fonte, outros utilizam frameworks padrão do mercado como base, e por aí vai.

Quando eu pesquisava sobre o assunto encontrei dezenas deles, cheguei a pensar que seria trabalhoso demais escrever sobre isso, mas aí encontrei um local interessante para você aproveitar.

Se você quer descobrir alguns geradores de sites estáticos dê uma conferida aqui no StaticGen, um repositório completo para você, e o outro específico para CMS headless.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *