Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Problemas no cron?

Problemas no cron?

Com frequência vejo pessoas reclamando do “problema no cron do WordPress”, mas você tem certeza que realmente tem problemas no cron?

Talvez você não saiba que aquela publicação agendada previamente no seu WordPress não foi publicada na hora, não porque o seu WordPress tem algum problema, mas porque o seu site não tem visitação suficiente!

Explico melhor, o WordPress possui um sistema de “scheduled events”, ou de eventos agendados, muito sofisticado, mas que funciona muito bem e de maneira simples.

Esse sistema por exemplo, cuida da publicação de um post em determinado dia e horário, atualizações, envio de e-mails, limpeza do BD e várias outras ações que podem ser atribuídas a ele manualmente ou mesmo são automáticas.

Um sistema semelhante ao cron / crontab do linux para os mais técnicos. Você agenda eventos, diários, semanais, mensais, a cada 5 ou 15 minutos, você define.

Plugins agendam eventos ali, o próprio core utiliza para diversos fins, e quando você percebe que um determinado post não foi publicado corretamente no horário que deveria, precisa ficar atento.

  • Tenha certeza que o horário do seu WordPress está ajustado corretamente;
  • Tenha certeza que tem visitas suficientes, isto é, um visitante pelo menos a cada minuto 😉
  • Verifique, faça um teste manual em horário de maior movimento e depois fora de horário, no final de semana, é um bom teste;

Se você desconfia que algo está errado, não comece xingando o WordPress. Tendo certeza que tem visitantes suficientes, é possível que tenha alguma coisa errada com sua hospedagem.

Se tiver por exemplo um painel como o Cpanel isponível, você pode agendar um evento diretamente no cron do seu servidor – hospedagens compartilhadas costumam ter restrições – então recomendo cuidar com a frequência que fará isso.

Eu recomendaria fazer um agendamento de hora em hora pelo menos, depende da sua demanda, costumo fazer a cada 5 minutos, chamando o seguinte arquivo, localizado na raiz do seu site:

wp-cron.php

Dependendo da empresa que hospeda, e da configuração do servidor – normalmente você terá alguns exemplos para consultar – ou você chama o arquivo pelo sistema de arquivos, ou colocaria a URL inteira com o /wp-cron.php no final.

Certifique-se de qual maneira deve chamar no seu caso!

Minha empresa de hospedagem não permite uso do cron

Seja bem-vindo ao fantástico mundo da hospedagem compartilhada. Mas nada de desespero.

A parte boa é que você tem alternativas externas, serviços externos, e até plugins muito específicos para mexer em configurações avançadas do cron do WordPress.

Algumas alternativas são pagas, outras gratuitas e muito úteis, acompanhe.

Se precisar ir mais a fundo no WordPress, dê uma olhada neste plugin – com cuidado. Confira o plugin WP Crontrol.

Lembre-se

Eventualmente o seu cron já está sendo executado e requisitando recursos do seu servidor, então cuidado que é muito fácil sobrecarregar e ser bloqueado pela empresa de hospedagem.

Se configurar um cron no cPanel pode até achar conveniente receber aviso/mensagens a cada execução, mas cuidado para não receber centenas de avisos.

Eu particularmente desativo o cron do WordPress e mantenho o meu próprio controle para meus clientes, mas isso porque me dá mais controle, você não precisa fazer desta forma.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *