Muita gente acha que para começar um blog, o que precisamos fazer é escrever muitos posts e já está tudo resolvido. Não é bem assim, a estrutura de páginas essenciais no seu blog é tão importante quanto a quantidade de conteúdo relevante que você vai publicar.
Afinal, se o objetivo do blog for criar relevância, destacar você no meio da multidão como uma autoridade, e até a monetização, então e preciso que alguns pontos sejam observados mais detalhadamente quando falamos da estrutura de páginas essenciais no seu blog.
Veja o seguinte, definir o nicho que você vai atacar, o tipo de conteúdo que vai criar, a área de atuação e a abrangência que pretende ter, já é pano para manga em outros posts. Então fique atento.
Estrutura mínima de páginas
- Página principal: que pode ou não ser diretamente sua página de posts, preferencialmente com o título, imagem, resumo do post e link para o post completo. Também pode ser uma página estática compreendendo outros elementos de destaque;
- Página de sobre: onde você vai colocar suas informações pessoais, perfil, pequeno histórico e currículo, suas especialidades, áreas de interesse, uma foto, links para outros perfis sociais que gostaria de divulgar. A sugestão é que você faça algo bem criativo, que demonstre mais da sua personalidade. Essa página pode ser usada para seus usuários (e quem sabe possíveis anunciantes) comprem você. Então seja honesto
- Página de produtos ou serviços: se for o caso e você os tiver, tem que divulgar para melhorar seus resultados. Aqui também pode ter os assuntos que você domina e que pode ser chamado para palestrar em algum evento. Não seja tímido, mostre a que veio ao mundo;
- Vídeos / podcast: se possuir outros canais como no YouTube e alguma publicação de podcasts, não deixe de disponibilizar seus conteúdos também no seu blog, além de ajudar a divulgar vai dar mais relevância a você e seu conteúdo;
- Página de contato: nada pior que chegar num lugar e dar de cara com a porta fechada não é mesmo? Um formulário de contato (que funcione) é fundamental. Não precisa colocar telefone e endereço, mas as melhores maneiras para ser contactado;
- Comece aqui: uma página que direciona os usuários para seus conteúdos mais relevantes é interessante. Sugira também que baixem algum conteúdo e se cadastrem para receber seu email marketing.
- Página para anunciantes / mídia kit: é claro que você deve ter alguma audiência e números para mostrar antes de implementar esta página. Um formulário de contato exclusivo deixa a coisa ainda mais séria;
- Recursos: pode incluir aqui todo tipo de conteúdo disponibilizado, e-books, publicações, artigos (links para outros sites), softwares, ícones, infográficos e tudo o que tiver disponibilizado online;
- Categorias: se já tiver alguma quantidade de conteúdos publicados é interessante divulgar as páginas criadas automaticamente pelas suas categorias de publicação. Pode direcionar e facilitar a vida dos usuários quando estiverem navegando pelo seu blog. Lembre-se que elas já existem, seu trabalho vai ser colocar em algum menu;
- Feed: sim, todo blog em WordPress já gera feeds por padrão. Divulgue sua URL de feed e deixe que os usuários consumam seu conteúdo da maneira que for mais conveniente;
- Página de erro: sim, é uma página muito importante. Pode ter alguma coisa que remeta para o humor, mas sugiro acrescentar um campo de busca por palavras e também se conseguir os seus últimos posts. Ele pode não ter encontrado o que procurava mas pode se interessar por outra coisa. Dica é monitorar os erros para poder corrigir!
- Política de privacidade e termos de uso do blog: é interessante deixar claro como as coisas funcionam, que tipo de informação você coleta ou pode coletar e o que o usuário tem que aceitar para acessar o seu site. São seus termos!
Outras páginas
- Trabalhe comigo: se estiver procurando ajuda, então divulgue!
- Posts favoritos: você pode direcionar tráfego para os posts favoritos ou que você tenha em mente que são importantes para a sua estratégia;
- Escreva para nós: se precisar coletar e catalogar colaboradores para seu blog, faça algo neste sentido;
- FAQ: crie páginas com perguntas e respostas frequentes. Ajudará a você a reduzir a carga de trabalho e esclarecerá dúvidas mais rapidamente;
- Landing pages: crie landing pages para suas promoções, seus anúncios no Facebook e no Google, tudo o que precisar de alguma coisa específica para converter seus leitores;
- Sitemap: Não é mais tão relevante para o usuário, e sim para os mecanismos de busca. Porém com a disseminação do sitemap.xml caiu para importância secundária, não é obrigatória mais.
E então
Não quer dizer que você tenha que ter todas elas. Mas páginas são recursos importantes para organizar o conteúdo do seu blog na estrutura de dados que você criar.
Algumas destas páginas facilitam a monetização do seu blog, e o seu conteúdo ganhar mais relevância, e a consequência é aumentar a visitação.
Não se prenda a modelos rígidos nas páginas essenciais no seu blog, humor e criatividade sempre ajudam!