Páginas essenciais no seu blog

paginas essenciais no seu blog

Muita gente acha que para começar um blog, o que precisamos fazer é escrever muitos posts e já está tudo resolvido. Não é bem assim, a estrutura de páginas essenciais no seu blog é tão importante quanto a quantidade de conteúdo relevante que você vai publicar.

Afinal, se o objetivo do blog for criar relevância, destacar você no meio da multidão como uma autoridade, e até a monetização, então e preciso que alguns pontos sejam observados mais detalhadamente quando falamos da estrutura de páginas essenciais no seu blog.

Veja o seguinte, definir o nicho que você vai atacar, o tipo de conteúdo que vai criar, a área de atuação e a abrangência que pretende ter, já é pano para manga em outros posts. Então fique atento.

Estrutura mínima de páginas

  • Página principal: que pode ou não ser diretamente sua página de posts, preferencialmente com o título, imagem, resumo do post e link para o post completo. Também pode ser uma página estática compreendendo outros elementos de destaque;
  • Página de sobre: onde você vai colocar suas informações pessoais, perfil, pequeno histórico e currículo, suas especialidades, áreas de interesse, uma foto, links para outros perfis sociais que gostaria de divulgar. A sugestão é que você faça algo bem criativo, que demonstre mais da sua personalidade. Essa página pode ser usada para seus usuários (e quem sabe possíveis anunciantes) comprem você. Então seja honesto
  • Página de produtos ou serviços: se for o caso e você os tiver, tem que divulgar para melhorar seus resultados. Aqui também pode ter os assuntos que você domina e que pode ser chamado para palestrar em algum evento. Não seja tímido, mostre a que veio ao mundo;
  • Vídeos / podcast: se possuir outros canais como no YouTube e alguma publicação de podcasts, não deixe de disponibilizar seus conteúdos também no seu blog, além de ajudar a divulgar vai dar mais relevância a você e seu conteúdo;
  • Página de contato: nada pior que chegar num lugar e dar de cara com a porta fechada não é mesmo? Um formulário de contato (que funcione) é fundamental. Não precisa colocar telefone e endereço, mas as melhores maneiras para ser contactado;
  • Comece aqui: uma página que direciona os usuários para seus conteúdos mais relevantes é interessante. Sugira também que baixem algum conteúdo e se cadastrem para receber seu email marketing.
  • Página para anunciantes / mídia kit: é claro que você deve ter alguma audiência e números para mostrar antes de implementar esta página. Um formulário de contato exclusivo deixa a coisa ainda mais séria;
  • Recursos: pode incluir aqui todo tipo de conteúdo disponibilizado, e-books, publicações, artigos (links para outros sites), softwares, ícones, infográficos e tudo o que tiver disponibilizado online;
  • Categorias: se já tiver alguma quantidade de conteúdos publicados é interessante divulgar as páginas criadas automaticamente pelas suas categorias de publicação. Pode direcionar e facilitar a vida dos usuários quando estiverem navegando pelo seu blog. Lembre-se que elas já existem, seu trabalho vai ser colocar em algum menu;
  • Feed: sim, todo blog em WordPress já gera feeds por padrão. Divulgue sua URL de feed e deixe que os usuários consumam seu conteúdo da maneira que for mais conveniente;
  • Página de erro: sim, é uma página muito importante. Pode ter alguma coisa que remeta para o humor, mas sugiro acrescentar um campo de busca por palavras e também se conseguir os seus últimos posts. Ele pode não ter encontrado o que procurava mas pode se interessar por outra coisa. Dica é monitorar os erros para poder corrigir!
  • Política de privacidade e termos de uso do blog: é interessante deixar claro como as coisas funcionam, que tipo de informação você coleta ou pode coletar e o que o usuário tem que aceitar para acessar o seu site. São seus termos!

Outras páginas

  • Trabalhe comigo: se estiver procurando ajuda, então divulgue!
  • Posts favoritos: você pode direcionar tráfego para os posts favoritos ou que você tenha em mente que são importantes para a sua estratégia;
  • Escreva para nós: se precisar coletar e catalogar colaboradores para seu blog, faça algo neste sentido;
  • FAQ: crie páginas com perguntas e respostas frequentes. Ajudará a você a reduzir a carga de trabalho e esclarecerá dúvidas mais rapidamente;
  • Landing pages: crie landing pages para suas promoções, seus anúncios no Facebook e no Google, tudo o que precisar de alguma coisa específica para converter seus leitores;
  • Sitemap: Não é mais tão relevante para o usuário, e sim para os mecanismos de busca. Porém com a disseminação do sitemap.xml caiu para importância secundária, não é obrigatória mais.

E então

Não quer dizer que você tenha que ter todas elas. Mas páginas são recursos importantes para organizar o conteúdo do seu blog na estrutura de dados que você criar.

Algumas destas páginas facilitam a monetização do seu blog, e o seu conteúdo ganhar mais relevância, e a consequência é aumentar a visitação.

Não se prenda a modelos rígidos nas páginas essenciais no seu blog, humor e criatividade sempre ajudam!

Gustavo Tagliassuchi

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *