Otimização de imagens e gráficos

Otimização de imagens e gráficos

Quando você monta o seu site ou blog, precisa pensar em muitas variáveis, a otimização de imagens e gráficos é uma das mais importantes, vai impactar diretamente na performance do mesmo, assim como no rankeamento nos mecanismos de busca, uma vez que o tempo de carregamento é um dos fatores mais importantes.

Em todos os projetos que executo ativo um plugin para otimização de imagens em tempo real e em background, assim os meus clientes não precisam se preocupar em pensar nisso.

A maioria ter versão gratuita com limitações, ou quantidade de imagens, ou tamanho da imagem ou ainda o tamanho máximo de largura. As versões pagas são normalmente melhores. Algumas são pré-pagas, e outras pós pagas. Acho que os que utilizam a nuvem para otimizar e devolver as imagens são melhores que os que processam localmente.

Alguns plugins para otimização de imagens e gráficos

  • Imagify: É o que eu utilizo mais. Não tem a maior compactação de todos, mas o preço/performance e facilidade de uso no geral é excelente para os meus clientes;
  • WP Smush: A versão gratuita do plugin abaixo;
  • WP Smush Pro: Parte do pacote de plugins do pessoal do WPMUDEV;
  • ImageRecycle: Testa antes, envia um relatório para você, tem opção para otimizar PDFs;
  • EWWW Image Optimizer: Era o que eu utilizava no passado, a versão gratuita era bem boa;
  • Kraken Image Optimizer: Não gostei muito da performance;
  • ShortPixel: Otimiza GIF também.
  • Compress JPG&PNG: Para quem conhece o TinyPNG e TinyJPG é interessante. Eu testei ele recentemente. Não gostei do que ele faz com as imagens já comprimidas, ele recompacta, causando danos visíveis. Mas possui excelente compactação. Se estiver começando do zero, a versão paga é bem interessante;
  • Optimus: Bem simples, imagens muito pequenas apenas na versão free;

Você pode optar por assinatura mensal ou pré-pago, que eu acho mais válido se o seu site/blog for pequeno. Mas não deixe de utilizar algum deles, vai lhe dar uma excelente otimização no geral.

A maioria tem função de otimização em lotes, isto é, você instala e ele varre tudo para otimizar o que já estava publicado. Sempre tenha backup dos seus arquivos.

Alguns deles inclusive fazem backup dos arquivos originais, então de imediato você pode notar um grande aumento no espaço em disco em função disso.

De qualquer forma sugiro que você teste. E se for testar mais de um não esqueça de fazer com as suas imagens originais para poder avaliar adequadamente, não com aquelas que o plugin anterior já otimizou.

Se possível teste em uma área de testes e não no seu site em produção.

Gustavo Tagliassuchi

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *