Melhorando a leitura do email marketing

Melhorando a leitura do email marketing

Nesses últimos 10 anos me atrevi a desbravar o caminho, quando falamos de email marketing. Melhorando a leitura do email marketing pode parecer meio abusado, mas não é click baiting. Vamos aos fatos.

No assunto

  • Você leva uma semana para criar e programar a peça de email marketing, porque perde tão pouco tempo com o assunto, que é uma das partes mais fundamentais?
  • Se você souber o que os clientes querem, isso ajuda muito a criar o assunto;
  • Se puder, personalize o assunto, eles vão se sentir valorizados;
  • Se mantiver o timing adequado das suas ações, vai conseguir melhores taxas de leitura;
  • Se você conhece seu produto, conhece seu serviço e a sua audiência, não tenha medo de testar coisas novas;

Automação

  • Não é um bicho de 7 cabeças, mas quando estamos começando, tem umas 6! Comece automatizando um único processo;
  • Começar pelo abandono de carrinho pode ser ótimo!
  • O retargeting automatizando e relembrando quem chegou no carrinho pode encorajar a finalização da compra mais facilmente;
  • Automatize coisas que auxiliem os clientes;
  • Com o tempo desenhe os processos e imagine como automatizar, você vai descobrir oportunidades fantásticas;

Conteúdo das peças

  • Pense sempre em finalizar com um CTA (call to action), direcione o usuário para a ação que você deseja que ele execute, simples assim;
  • Finalize os e-mails com uma pergunta;
  • O timing é importantíssimo. Saber o momento de enviar (ou de não enviar) é uma das primeiras coisas da sua lista;
  • Não descuide do preheader;
  • Se o conteúdo não interessar ele vai se descadastrar;
  • Use os dados que tem, use os dados do seu atendimento comercial, do seu suporte, entregue coisas que facilitem a sua vida e a vida do usuário;
  • Nem preciso falar que a peça tem que ser responsiva né?
  • Faça para a maioria dos casos funcionar corretamente, não para todos os casos, isso é utopia;
  • Conteúdo mais humano ajuda;
  • Imagens bonitas e exclusivas ajudam, assim como gráficos e ilustrações;
  • Seja direto;
  • Boas práticas sempre;
  • Não faça parecer SPAM;
  • Personalize, e isso significa em vários lugares, não só no assunto ou na primeira linha!

Planejamento

  • Automação não é tudo, mantenha seu calendário de envios funcionando;
  • Utilize novidades e buzz do seu mercado de atuação a seu favor;
  • Vá criando os conteúdos, separando as imagens, verificando os links antes de começar a fazer o email marketing;
  • Observe a concorrência (com um e-mail gratuito não da sua empresa) e fique por dentro do que eles estão fazendo;
  • Reaproveitar as vezes é vantajoso;
  • Analisar os relatórios é fundamental;
  • Segmentar as suas listas é obrigatório;
  • Cuide com os períodos anuais de maior volume, dia das mães, dia dos pais, Black Friday, Natal, etc, não infernize demais;

Ferramentas

  • Utilize boas ferramentas de envio;
  • Se precisar, mude!
  • Algumas ferramentas de apoio são excelentes para auxiliar o processo criativo;
  • Integre com as redes sociais;
  • E-mails de boas vindas são fantásticos;
  • E-mails para inativos ajudam;
  • Não tenha medo de limpar a base;
  • Se ele está cadastrado na sua lista, eventualmente tem que ganhar algo diferenciado de quem não está, pense nisso;
  • Se a base não for sua e opt-in, não envie;
  • Mantenha a regularidade;
  • E-mails enviados a partir de triggers específicos também são interessantes de serem utilizados. Assim como o abandono de carrinho, o pós venda também é válido;

Antes de enviar

  • Estou enviando para quem devia?
  • Será que o conteúdo está correto?
  • Testei tudo?
  • Estou tentando forçar a venda?
  • Se quiser saber alguma coisa do usuário, pergunte!
  • O e-mail do remetente existe né?
  • O nome do rementente é o mesmo de sempre?

Depois de enviar

  • O destinatário leu? Quando?
  • Clicou?
  • Vendi?
  • Meu envio foi um sucesso?
  • Aliás, qual minha métrica de sucesso?
  • Estão se descadastrando?

Então é só isso?

Isso tudo não é pouca coisa.

É importante ter em mente que o sucesso está vinculado a um e-mail responsivo, que cause impacto no destinatário, que tenha conteúdo relevante para tal, seja útil realmente e preferencialmente personalizado.

Não é fácil, mas também não é impossível. Comece por alguma coisa, e vá evoluindo.

O segredo é o equilíbrio, entre o que você e o seu negócio querem entregar, e aquilo que o usuário realmente deseja.

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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