Nesses últimos 10 anos me atrevi a desbravar o caminho, quando falamos de email marketing. Melhorando a leitura do email marketing pode parecer meio abusado, mas não é click baiting. Vamos aos fatos.
No assunto
- Você leva uma semana para criar e programar a peça de email marketing, porque perde tão pouco tempo com o assunto, que é uma das partes mais fundamentais?
- Se você souber o que os clientes querem, isso ajuda muito a criar o assunto;
- Se puder, personalize o assunto, eles vão se sentir valorizados;
- Se mantiver o timing adequado das suas ações, vai conseguir melhores taxas de leitura;
- Se você conhece seu produto, conhece seu serviço e a sua audiência, não tenha medo de testar coisas novas;
Automação
- Não é um bicho de 7 cabeças, mas quando estamos começando, tem umas 6! Comece automatizando um único processo;
- Começar pelo abandono de carrinho pode ser ótimo!
- O retargeting automatizando e relembrando quem chegou no carrinho pode encorajar a finalização da compra mais facilmente;
- Automatize coisas que auxiliem os clientes;
- Com o tempo desenhe os processos e imagine como automatizar, você vai descobrir oportunidades fantásticas;
Conteúdo das peças
- Pense sempre em finalizar com um CTA (call to action), direcione o usuário para a ação que você deseja que ele execute, simples assim;
- Finalize os e-mails com uma pergunta;
- O timing é importantíssimo. Saber o momento de enviar (ou de não enviar) é uma das primeiras coisas da sua lista;
- Não descuide do preheader;
- Se o conteúdo não interessar ele vai se descadastrar;
- Use os dados que tem, use os dados do seu atendimento comercial, do seu suporte, entregue coisas que facilitem a sua vida e a vida do usuário;
- Nem preciso falar que a peça tem que ser responsiva né?
- Faça para a maioria dos casos funcionar corretamente, não para todos os casos, isso é utopia;
- Conteúdo mais humano ajuda;
- Imagens bonitas e exclusivas ajudam, assim como gráficos e ilustrações;
- Seja direto;
- Boas práticas sempre;
- Não faça parecer SPAM;
- Personalize, e isso significa em vários lugares, não só no assunto ou na primeira linha!
Planejamento
- Automação não é tudo, mantenha seu calendário de envios funcionando;
- Utilize novidades e buzz do seu mercado de atuação a seu favor;
- Vá criando os conteúdos, separando as imagens, verificando os links antes de começar a fazer o email marketing;
- Observe a concorrência (com um e-mail gratuito não da sua empresa) e fique por dentro do que eles estão fazendo;
- Reaproveitar as vezes é vantajoso;
- Analisar os relatórios é fundamental;
- Segmentar as suas listas é obrigatório;
- Cuide com os períodos anuais de maior volume, dia das mães, dia dos pais, Black Friday, Natal, etc, não infernize demais;
Ferramentas
- Utilize boas ferramentas de envio;
- Se precisar, mude!
- Algumas ferramentas de apoio são excelentes para auxiliar o processo criativo;
- Integre com as redes sociais;
- E-mails de boas vindas são fantásticos;
- E-mails para inativos ajudam;
- Não tenha medo de limpar a base;
- Se ele está cadastrado na sua lista, eventualmente tem que ganhar algo diferenciado de quem não está, pense nisso;
- Se a base não for sua e opt-in, não envie;
- Mantenha a regularidade;
- E-mails enviados a partir de triggers específicos também são interessantes de serem utilizados. Assim como o abandono de carrinho, o pós venda também é válido;
Antes de enviar
- Estou enviando para quem devia?
- Será que o conteúdo está correto?
- Testei tudo?
- Estou tentando forçar a venda?
- Se quiser saber alguma coisa do usuário, pergunte!
- O e-mail do remetente existe né?
- O nome do rementente é o mesmo de sempre?
Depois de enviar
- O destinatário leu? Quando?
- Clicou?
- Vendi?
- Meu envio foi um sucesso?
- Aliás, qual minha métrica de sucesso?
- Estão se descadastrando?
Então é só isso?
Isso tudo não é pouca coisa.
É importante ter em mente que o sucesso está vinculado a um e-mail responsivo, que cause impacto no destinatário, que tenha conteúdo relevante para tal, seja útil realmente e preferencialmente personalizado.
Não é fácil, mas também não é impossível. Comece por alguma coisa, e vá evoluindo.
O segredo é o equilíbrio, entre o que você e o seu negócio querem entregar, e aquilo que o usuário realmente deseja.