Motivos para você ter o seu blog

Muito suspeito da minha parte recomendar e detalhar motivos para você ter o seu blog funcionando.

Ocorre que acho que deveria ser uma atividade obrigatória para as nossas crianças desde a idade escolar.

Enquanto a maioria se dedica as perecíveis atividades em redes sociais, eu prefiro – desde sempre – me dedicar ao meu blog.

Agora estou falando tanto em aspectos pessoais quanto profissionais.

Não vai ser fácil

No começo nem sabia realmente por que tinha criado o blog, muito menos os tipos de conteúdo que poderia escrever e incrementar.

Naquela época pouco se podia fazer além de formatar o texto, colocar links e imagens. Se foram aí mais de 20 anos.

E é claro, sentar-se na frente do computador (ou do papel) e dizer: agora vou escrever. Não é uma coisa que funcione, pelo menos para mim.

O ponto é que escrever só tem benefícios. Melhora nossa escrita, melhora nossos hábitos de leitura, sim para escrever você tem que ler muito, melhora nossos hábitos de pesquisa, melhora nossos hábitos de coleta e catalogação de material, e por fim, às vezes, nos permite criar materiais fantásticos.

Pelo menos era o que a minha mãe dizia!

Importante é começar e manter o hábito de escrever. Recomendo fortemente pelo menos uma vez na semana. Mas se conseguir fazer isso todo o dia, melhor.

Ainda, você pode criar um blog e não necessariamente assinar ele se tiver ainda algum receio de postar seu material por algum motivo.

Mas mesmo que comece como um fantasma, simplesmente comece!

Motivos para ter um blog

  • Simplesmente por escrever;
  • Vai ajudar você a escrever melhor;
  • Vai ajudar você a pensar e organizar as ideias;
  • Criar um projeto;
  • Planejar as coisas em tempo real;
  • Demonstrar sua paixão ou habilidade em um determinado assunto;
  • Refinar seus pensamentos;
  • Exercitar o cérebro;
  • Amplificar a sua voz;
  • Fazer amigos no mesmo nicho;
  • Conhecer pessoas mundo afora;
  • Você vai inspirar pessoas;
  • Vai lhe dar confiança para voos maiores;
  • Pode ser o início de uma carreira!

Para seus negócios

O hábito de escrever no blog funciona muito bem. Recomendo a todos os clientes que mantenham seus blogs corporativos.

Aliás, isso faz parte de qualquer estratégia corporativa hoje, independente do porte da empresa.

Motivos para sua empresa manter um blog

Se você está procurando um motivo para manter um blog para sua empresa, veio ao lugar certo, vamos aos fatos.

Primeiro vamos ao cenário, pandemia, incertezas, negócios fechando, dívidas aumentando, custos subindo, temos uma enxurrada de problemas, porque arranjar mais um, montando um blog?

Bem, na verdade é o contrário, o blog pode alavancar seu negócio, impulsionar a venda de seus produtos e serviços, e ser um acessório ao seu web site se ele existir.

Inclusive avalie – se tiver um site sem blog – se não deve fazer o contrário, construir um blog com um site anexo! 😉

O blog será um impulsionador de conteúdo, agregando valor, agregando resultados de busca orgânica com o básico de SEO em funcionamento, vai ajudar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Claro, ativar um blog por si só não acrescenta nada, estamos falando aqui é produzir conteúdo relevante de maneira constante.

Um blog, principalmente se for feito sobre o WordPress, é uma das maneiras mais fáceis de se obter retorno para sua empresa, marca, negócio, sendo você uma empresa ou um profissional liberal.

Sem falar que além dos usuários diretamente interessados no conteúdo que você vai produzir, você vai direta e indiretamente trazer mais negócios para sua empresa.

Você poderá – e deverá – publicar todos os tipos de conteúdo, postagens simples, resolução de problemas, como fazer, dicas e truques, suporte técnico, guias, tutoriais, artigos e uma grande variedade de outros tipos de postagens.

Todas elas enriquecidas com links, arquivos para download, vídeos, gráficos, áudio e uma infinidade de recursos existentes ou que venham a ser criados!

Não existem limites.

Pense em fazer um blog, criar um calendário de postagens, planeje isso antes, se não puder escrever toda semana, escreva a cada quinze dias, se não puder escrever a cada quinze dias, escreva todo mês, mas se acha que não conseguirá escrever todo mês, nem inicie o seu blog.

Tenha o comprometimento que esta ação exige, se comprometa com você e os resultados virão.

Não deixe de fazer o básico, analytics, email marketing, formulários de contato, SEO, faça o planejamento e implemente tudo desde o instante zero.

Somente desta forma você vai conseguir medir em pouco tempo o resultado, e aí saber o que funciona, o que não funciona e responder a sua pergunta inicial:

Minha empresa deveria ter um blog?

  • É fácil de manter;
  • Muitos colaboradores podem participar;
  • Auxilia os clientes;
  • Facilita a entrada de leads;
  • O conteúdo vira uma ferramenta poderosa de vendas e de suporte técnico;
  • Existem dezenas de tipos de postagens;
  • Postagens podem facilmente serem reaproveitadas em email marketing e mídias sociais;
  • Dá relevância à sua marca, produtos ou serviços;
  • Porque seus concorrentes podem estar fazendo!

Objetivo primário para sua empresa ter um blog

O objetivo não deve ser visualizações de páginas, deve ser gerar vendas! Nada além disso importa muito.

Claro que mais tráfego pode significar mais vendas, mas isso é secundário, é melhor focar em acertar o conteúdo certo para o público certo.

Os três maiores canais de aquisição de clientes

  • Boca do povo
  • Mecanismos de busca
  • Anúncios

Observando os itens acima, preciso mesmo de um blog para minha empresa crescer? Não necessariamente, depende muito do seu nicho de atuação.

Por que alguns blogs falham?

Algumas pessoas não fazem ideia de como manter um blog. Você pode fazer uma comparação básica com outros blogs de nichos similares, observar o que eles têm feito, e comparar com a sua estratégia.

Mas será que isso vai funcionar com você? Necessariamente não. Mesmo observando diversos especialistas em diversos cursos, sempre caímos em uma mesma lista de coisas a serem feitas.

Muito esforço precisa ser feito para manter o crescimento de visitação / vendas para que um blog seja considerado de sucesso.

E isso precisa ser percebido que é diretamente ligado a qualidade do conteúdo postado, e a garantia que ele está indexado em mecanismos de buscas.

E publicar 2 a 3 artigos por semana não significa que você terá mais sucesso que publicar 2 ou 3 artigos por mês. Tudo está diretamente ligado a qualidade do conteúdo.

Então as perguntas que ficam:

  • Como criar posts que tragam tráfego consistente sempre?
  • Como converter o tráfego em leads e vendas?

Isso é o que importa!

Estratégias de crescimento para blogs

  • Boca do povo / passiva
  • Nichos específicos / canais da sua área de atuação, grupos de Facebook, fóruns, etc
  • Sua audiência / clientes, ex-clientes, base de e-mails, leitores regulares do blog
  • Criar excelentes conteúdos relevantes para sua audiência
  • Usar influenciadores do seu nicho de atuação
  • Manter alguma regularidade de publicação de conteúdo
  • Planejar o conteúdo com base em palavras-chave específicas

E então?

Por que ainda não está escrevendo?

Se preferir assista ao vídeo

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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