É verdade, sempre martelo muito sobre isso, estou sempre pensando nisso e você também deveria se manter o tempo todo melhorando sua produção de conteúdo, e tem muita gente produzindo coisas legais de maneira criativa, vamos ver o que podemos aproveitar.
Mas como produzir o melhor conteúdo?
Se você pensar apenas na quantidade de blogs e quantidade de páginas disponíveis na Internet, então termine aqui, está totalmente saturado, certo?
Não necessariamente. Cerca de 90% do que encontramos publicado na web tem realmente pouco valor. Então melhorar o seu conteúdo faz toda a diferença.
- Pesquisar sobre o tópico antes de escrever;
- Pensar no título com o mesmo empenho do conteúdo;
- Olhar outros conteúdos do mesmo nicho;
- Descobrir o que funciona para eles;
- Observar palavras-chave muito difíceis de rankear;
- Observar os concorrentes da primeira página e ver o que eles fazem e como;
- Utilizar recursos visuais e multimídia;
- Aproveite os recursos do Gutenberg (WordPress);
- Formate e diagrame com maestria;
- Planejar o quão profundo você deve ir no seu conteúdo;
- Imaginar o quanto o seu conteúdo vai agregar ao seus usuários;
- Até as sugestões da caixa de busca do Google ajudam;
- Não fazer clickbait;
- No final se quiser algo, peça, CTA – call to action é isso!
Mas é só isso?
Não, você até pode nem saber ao certo quem é o seu público, isso é muito comum, não saber faixa etária, sexo, onde se localizam, isso vamos descobrindo com o tempo.
Comece pelo mais importante que é escrever, abra um pouco o leque se estiver no inicio, depois vai ter como analisar o que está funcionando ou não.
Você pode se aprofundar na pesquisa de palavras-chave com ferramentas gratuitas e pagas, isso sempre ajuda, mas lembre-se de escrever para as pessoas primeiro, não para os robôs e para o Google.
Foque em publicar conteúdos relevantes, e de tamanho adequado, no momento que escrevo este post poderia dizer que 3.000 palavras parecem ser a quantidade certa hoje. Mas isso muda o tempo todo.
E tudo importa, precisa estar ok no desktop, no tablet, no celular e também no AMP.
Escrevi, publiquei e nada aconteceu
E ninguém sabe que ele existe! Pense um pouco na divulgação, certifique-se de fazer o básico.
- Publicação da maneira adequada;
- Post com imagem destaque e o básico de SEO;
- Links internos e externos quando for o caso;
- Divulgação em redes sociais;
- Publicação em sites/fóruns de nicho, mas não o seu post inteiro, um “lembrete” que escreveu sobre um assunto que possa interessar e o link destino;
- Enviar para amigos;
- Criar um vídeo e publicar no YouTube sobre o assunto, com link para sua postagem na descrição e dentro do vídeo;
- Divulgação para sua base, via email marketing. Se você ainda não tem uma ferramenta de envios e nem uma base deveria estar preocupado;
- E tenha certeza que seu blog está sendo indexado pelo Google e pelo Bing pelo menos!
Lembre-se ainda
Tudo faz parte do sistema, seu blog é o seu hub, mas as redes sociais, os links de terceiros, seu e-mail marketing, seus pontos de coleta de e-mail, seus vídeos no YouTube, os resultados de busca nos mecanismos de busca, tudo faz parte de um grande sistema.
As coisas giram, eventualmente ficam mais eficientes de um lado e menos de outro, e se retroalimentam, se linkam, se referenciam, uma coisa alimenta a outra, por isso é tão importante juntar diversos pequenos esforços para termos mais resultados com nosso conteúdo.
Ainda mais no início quando não somos muito conhecidos e não temos uma audiência muito grande.
Tudo ajuda.