Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Melhorando sua produção de conteúdo

Melhorando sua produção de conteúdo

É verdade, sempre martelo muito sobre isso, estou sempre pensando nisso e você também deveria se manter o tempo todo melhorando sua produção de conteúdo, e tem muita gente produzindo coisas legais de maneira criativa, vamos ver o que podemos aproveitar.

Mas como produzir o melhor conteúdo?

Se você pensar apenas na quantidade de blogs e quantidade de páginas disponíveis na Internet, então termine aqui, está totalmente saturado, certo?

Não necessariamente. Cerca de 90% do que encontramos publicado na web tem realmente pouco valor. Então melhorar o seu conteúdo faz toda a diferença.

  • Pesquisar sobre o tópico antes de escrever;
  • Pensar no título com o mesmo empenho do conteúdo;
  • Olhar outros conteúdos do mesmo nicho;
  • Descobrir o que funciona para eles;
  • Observar palavras-chave muito difíceis de rankear;
  • Observar os concorrentes da primeira página e ver o que eles fazem e como;
  • Utilizar recursos visuais e multimídia;
  • Aproveite os recursos do Gutenberg (WordPress);
  • Formate e diagrame com maestria;
  • Planejar o quão profundo você deve ir no seu conteúdo;
  • Imaginar o quanto o seu conteúdo vai agregar ao seus usuários;
  • Até as sugestões da caixa de busca do Google ajudam;
  • Não fazer clickbait;
  • No final se quiser algo, peça, CTA – call to action é isso!

Mas é só isso?

Não, você até pode nem saber ao certo quem é o seu público, isso é muito comum, não saber faixa etária, sexo, onde se localizam, isso vamos descobrindo com o tempo.

Comece pelo mais importante que é escrever, abra um pouco o leque se estiver no inicio, depois vai ter como analisar o que está funcionando ou não.

Você pode se aprofundar na pesquisa de palavras-chave com ferramentas gratuitas e pagas, isso sempre ajuda, mas lembre-se de escrever para as pessoas primeiro, não para os robôs e para o Google.

Foque em publicar conteúdos relevantes, e de tamanho adequado, no momento que escrevo este post poderia dizer que 3.000 palavras parecem ser a quantidade certa hoje. Mas isso muda o tempo todo.

E tudo importa, precisa estar ok no desktop, no tablet, no celular e também no AMP.

Escrevi, publiquei e nada aconteceu

E ninguém sabe que ele existe! Pense um pouco na divulgação, certifique-se de fazer o básico.

  • Publicação da maneira adequada;
  • Post com imagem destaque e o básico de SEO;
  • Links internos e externos quando for o caso;
  • Divulgação em redes sociais;
  • Publicação em sites/fóruns de nicho, mas não o seu post inteiro, um “lembrete” que escreveu sobre um assunto que possa interessar e o link destino;
  • Enviar para amigos;
  • Criar um vídeo e publicar no YouTube sobre o assunto, com link para sua postagem na descrição e dentro do vídeo;
  • Divulgação para sua base, via email marketing. Se você ainda não tem uma ferramenta de envios e nem uma base deveria estar preocupado;
  • E tenha certeza que seu blog está sendo indexado pelo Google e pelo Bing pelo menos!

Lembre-se ainda

Tudo faz parte do sistema, seu blog é o seu hub, mas as redes sociais, os links de terceiros, seu e-mail marketing, seus pontos de coleta de e-mail, seus vídeos no YouTube, os resultados de busca nos mecanismos de busca, tudo faz parte de um grande sistema.

As coisas giram, eventualmente ficam mais eficientes de um lado e menos de outro, e se retroalimentam, se linkam, se referenciam, uma coisa alimenta a outra, por isso é tão importante juntar diversos pequenos esforços para termos mais resultados com nosso conteúdo.

Ainda mais no início quando não somos muito conhecidos e não temos uma audiência muito grande.

Tudo ajuda.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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