A busca é um recurso nativo do WordPress. Mas podemos seguir melhorando a busca no WordPress utilizando plugins específicos.
Muita gente acha que a busca é apenas um recurso, útil para os usuários e termina aí.
Na verdade a busca é um dos recursos mais importantes no seu site ou blog. Primeiro porque ela ajuda ao usuário encontrar determinado conteúdo que não está facilmente visível.
Segundo porque o resultado dessas buscas pode ser armazenado e consultado, gerando importante fonte de assuntos, de interesses, inclusive direcionando seus esforços para outras áreas desassistidas.
Imagine que você vende flores, 5 tipos, e as buscas dentro do seu site são na maioria para 2 ou 3 tipos adicionais, que você não vende. Pode ser uma oportunidade de melhorar o mix de produtos.
Ou ainda, você escreve sobre muitos assuntos – como o tio aqui – nos logs de busca pode encontrar outros assuntos sobre os quais seus usuários estão interessados e que você não tinha percebido.
Então as buscas são importantíssimas, para sites e para blogs, e você pode aprimorar o que o WordPress tem, acrescentando novas funcionalidades.
Eu selecionei alguns plugins, novamente o critério é o de sempre, ou utilizo/utilizei em algum projeto, ou está com bom destaque, ou tem funcionalidades muito interessantes.
Plugins para busca no WordPress
- Relevanssi: um dos mais simples e fáceis de utilizar, teve problemas de segurança no passado, mas o pessoal resolveu;
- SearchIQ: é um plugin relativamente novo mas acho que você pode deixar ele na sua lista, tem ótimo potencial;
- Better Search: também substitui a busca padrão;
- Ivory Search: outra alternativa interessante;
- ACF Better Search: alternativa interessante que busca também nos ACFs criados por você;
- WP Google Search: caso você queira integrar ao Google;
- Ajax Search Lite: melhora a experiência do usuário;
- WPsolr: bem sofisticado, recomendado para quem tem uma lona no Woo, precisa de recursos adicionais no servidor de hospedagem;
- Advanced Woo Search: também específica para o Woo Commerce;
Isso é tudo? Não, existem coisas ainda mais sofisticadas, integrando até ao Amazon CloudSearch, mas recomendo que você comece com os plugins mais simples e gratuitos.
Caso precise de recursos mais sofisticados pode ser interessante adquirir a versão paga de alguma das alternativas acima.
Teste, observe o consumo de recursos, não seja bloqueado pelo seu provedor de hospedagem!