Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Melhorando a busca no WordPress

Melhorando a busca no WordPress

A busca é um recurso nativo do WordPress. Mas podemos seguir melhorando a busca no WordPress utilizando plugins específicos.

Muita gente acha que a busca é apenas um recurso, útil para os usuários e termina aí.

Na verdade a busca é um dos recursos mais importantes no seu site ou blog. Primeiro porque ela ajuda ao usuário encontrar determinado conteúdo que não está facilmente visível.

Segundo porque o resultado dessas buscas pode ser armazenado e consultado, gerando importante fonte de assuntos, de interesses, inclusive direcionando seus esforços para outras áreas desassistidas.

Imagine que você vende flores, 5 tipos, e as buscas dentro do seu site são na maioria para 2 ou 3 tipos adicionais, que você não vende. Pode ser uma oportunidade de melhorar o mix de produtos.

Ou ainda, você escreve sobre muitos assuntos – como o tio aqui – nos logs de busca pode encontrar outros assuntos sobre os quais seus usuários estão interessados e que você não tinha percebido.

Então as buscas são importantíssimas, para sites e para blogs, e você pode aprimorar o que o WordPress tem, acrescentando novas funcionalidades.

Eu selecionei alguns plugins, novamente o critério é o de sempre, ou utilizo/utilizei em algum projeto, ou está com bom destaque, ou tem funcionalidades muito interessantes.

Plugins para busca no WordPress

  • Relevanssi: um dos mais simples e fáceis de utilizar, teve problemas de segurança no passado, mas o pessoal resolveu;
  • SearchIQ: é um plugin relativamente novo mas acho que você pode deixar ele na sua lista, tem ótimo potencial;
  • Better Search: também substitui a busca padrão;
  • Ivory Search: outra alternativa interessante;
  • ACF Better Search: alternativa interessante que busca também nos ACFs criados por você;
  • WP Google Search: caso você queira integrar ao Google;
  • Ajax Search Lite: melhora a experiência do usuário;
  • WPsolr: bem sofisticado, recomendado para quem tem uma lona no Woo, precisa de recursos adicionais no servidor de hospedagem;
  • Advanced Woo Search: também específica para o Woo Commerce;

Isso é tudo? Não, existem coisas ainda mais sofisticadas, integrando até ao Amazon CloudSearch, mas recomendo que você comece com os plugins mais simples e gratuitos.

Caso precise de recursos mais sofisticados pode ser interessante adquirir a versão paga de alguma das alternativas acima.

Teste, observe o consumo de recursos, não seja bloqueado pelo seu provedor de hospedagem!

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *