Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Como migrar o seu blog feito em WordPress

Como migrar o seu blog feito em WordPress

É uma das perguntas mais recorrentes que recebo: como migrar o meu blog feito em WordPress. Existem diversas maneiras para se fazer isso.

Minha recomendação

Bem você pode estar querendo trocar a sua empresa de hospedagem, entendo que algumas empresas oferecem o serviço de migração, se você não estiver 100% seguro para colocar a mão na massa, pode ser uma excelente alternativa.

Senão você pode utilizar alguns plugins para este fim. Eu recomendo o mesmo plugin que você deveria utilizar para fazer backups externos, o UpdraftPlus.

Este plugin é excelente. Além das opções de backup disponíveis, entenda que o processo que você vai fazer é o seguinte.

  • Instalar o plugin;
  • Autorizar o backup na nuvem da sua escolha, Dropbox é muito fácil de configurar;
  • Fazer backup na nuvem da sua escolha, incluindo todos arquivos e tabelas do banco de dados;
  • Verificar os arquivos do backup, conferir tamanho, estrutura de diretórios e arquivos, bem como o banco de dados;
  • Você pode migrar o DNS do domínio;
  • Uma vez propagado, instalar o WordPress do zero, instalar novamente o plugin, autorizar a mesma escolha de local de backup, mandar ele varrer backups remotos, recuperar o backup, ao final do processo aceitar a migração dos dados.
  • Importante é não sobrescrever o wp-config.php com os dados antigos na hospedagem nova;

Eu acho relativamente fácil, mas tem um porém, se você não utiliza uma CDN como a CloudFlare, apontar o DNS do domínio para a nova empresa de hospedagem pode levar algumas horas.

Mas sim, existem outras alternativas, a única que eu não recomendo é você fazer isso tudo na mão, a menos que saiba exatamente o que está fazendo.

Outras alternativas de plugins para migração

Existem muitas opções de plugins para você migrar o seu site. Alguns destes utilizei no passado, ou em condições específicas.

Existem outros plugins pagos, muito bem pagos, resolvi começar pelos que funcionam sem muito investimento.

Migrar ou instalar do zero?

Sim talvez a alternativa interessante seja essa mesmo. Você vai migrar tudo mesmo? Todos posts? Todos autores?

Se for fazer várias coisas como mudar o tema, atualizar, quem sabe não seria uma boa alternativa exportar os dados do seu interesse antes, em uma instalação local ou em uma área de testes, e depois ao final subir a nova versão pronta e limpa para o novo local?

Outras questões para se preocupar

Não esqueça de configurar os links permanentes da mesma forma para não perder nenhum tipo de referências ao seu conteúdo legado.

Da mesma forma confira todos os plugins, todas as imagens, e se tudo está funcionando como deveria.

Alguns plugins são mais complexos e gritam em caso de migração como os de cache ou de segurança, podem ser necessários procedimentos adicionais para estes casos.

Eventualmente o processo de backup é interrompido por falta de recursos na hospedagem do seu site, como memória, timeout de tempo de execução, e outros problemas que atingem principalmente as hospedagens compartilhadas de baixa qualidade.

Então fique atento e tenha realmente certeza que tem backup de tudo realmente antes de mover o seu site para outra hospedagem com segurança!

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *