É uma das perguntas mais recorrentes que recebo: como migrar o meu blog feito em WordPress. Existem diversas maneiras para se fazer isso.
Minha recomendação
Bem você pode estar querendo trocar a sua empresa de hospedagem, entendo que algumas empresas oferecem o serviço de migração, se você não estiver 100% seguro para colocar a mão na massa, pode ser uma excelente alternativa.
Senão você pode utilizar alguns plugins para este fim. Eu recomendo o mesmo plugin que você deveria utilizar para fazer backups externos, o UpdraftPlus.

Este plugin é excelente. Além das opções de backup disponíveis, entenda que o processo que você vai fazer é o seguinte.
- Instalar o plugin;
- Autorizar o backup na nuvem da sua escolha, Dropbox é muito fácil de configurar;
- Fazer backup na nuvem da sua escolha, incluindo todos arquivos e tabelas do banco de dados;
- Verificar os arquivos do backup, conferir tamanho, estrutura de diretórios e arquivos, bem como o banco de dados;
- Você pode migrar o DNS do domínio;
- Uma vez propagado, instalar o WordPress do zero, instalar novamente o plugin, autorizar a mesma escolha de local de backup, mandar ele varrer backups remotos, recuperar o backup, ao final do processo aceitar a migração dos dados.
- Importante é não sobrescrever o wp-config.php com os dados antigos na hospedagem nova;
Eu acho relativamente fácil, mas tem um porém, se você não utiliza uma CDN como a CloudFlare, apontar o DNS do domínio para a nova empresa de hospedagem pode levar algumas horas.
Mas sim, existem outras alternativas, a única que eu não recomendo é você fazer isso tudo na mão, a menos que saiba exatamente o que está fazendo.
Outras alternativas de plugins para migração
Existem muitas opções de plugins para você migrar o seu site. Alguns destes utilizei no passado, ou em condições específicas.
Existem outros plugins pagos, muito bem pagos, resolvi começar pelos que funcionam sem muito investimento.
- Duplicator
- All-in-One WP Migration
- WP Migrate DB (só o banco de dados)
Migrar ou instalar do zero?
Sim talvez a alternativa interessante seja essa mesmo. Você vai migrar tudo mesmo? Todos posts? Todos autores?
Se for fazer várias coisas como mudar o tema, atualizar, quem sabe não seria uma boa alternativa exportar os dados do seu interesse antes, em uma instalação local ou em uma área de testes, e depois ao final subir a nova versão pronta e limpa para o novo local?
Outras questões para se preocupar
Não esqueça de configurar os links permanentes da mesma forma para não perder nenhum tipo de referências ao seu conteúdo legado.
Da mesma forma confira todos os plugins, todas as imagens, e se tudo está funcionando como deveria.
Alguns plugins são mais complexos e gritam em caso de migração como os de cache ou de segurança, podem ser necessários procedimentos adicionais para estes casos.
Eventualmente o processo de backup é interrompido por falta de recursos na hospedagem do seu site, como memória, timeout de tempo de execução, e outros problemas que atingem principalmente as hospedagens compartilhadas de baixa qualidade.
Então fique atento e tenha realmente certeza que tem backup de tudo realmente antes de mover o seu site para outra hospedagem com segurança!