Você já é capaz de analisar um site, olhar os resultados, emitir uma opinião a respeito disso correto?
Então que tal começar a produzir relatórios, oferecer o serviço de análise de sites ou mesmo consultoria especializada.
Olhe os números
Você tem dezenas de informações e totalizações a respeito dos sites analisados.
Analise os números e com o tempo passe a oferecer a interpretação dos dados, agregaria valor às informações coletadas.
Analise os concorrentes
Além de fazer a análise do site do cliente, você pode oferecer a ele fazer a análise dos sites dos principais concorrentes.
É claro que cobrando um valor adicional para isso.
Identifique problemas
Durante o processo, você tem os dados brutos, mas tem uma grande quantidade de problemas já identificados.
Você pode então oferecer dois tipos de análise, uma mais simplificada e outra mais detalhada, cobrando valores diferentes para tanto.
Não tem que ser legal, tem que dar resultado
Veja que é importante mantermos um certo grau de distanciamento do site analisado.
Não é porque você não gosta de determinado aspecto do site, como o design, que ele é bom ou ruim, essa é apenas a sua opinião pessoal.
O importante é o resultado que ele está dando ou deixando de dar ao cliente.
Faça uma apresentação
Você pode fazer a entrega de uma pequena apresentação resumida dos dados coletados durante a sua análise.
Pode enviar esta apresentação razoavelmente documentada, mas enviar todos os dados tabulados após o acerto financeiro.
Então é possível criar níveis de relatórios que você pode entregar.
Sugira a reconstrução
Quando for o caso, você pode oferecer a reconstrução ou ajuste do site.
Caso você seja desenvolvedor ou já trabalhe com isso, o relatório pode ser uma grande ferramenta de prospecção, principalmente com clientes maiores.
Faça relatórios periódicos
Você pode ainda fazer um relatório inicial, e sugerir que outro seja feito em digamos 90 dias, cobrar um valor diferenciado ou mesmo reduzido, a fim de gerar uma venda adicional.
E o cliente pode ter certeza – ou não – que os problemas identificados anteriormente foram corrigidos adequadamente.
Você pode criar um calendário, análise inicial, após 90 dias e após 180 dias por exemplo, e oferecer isso como um plus ao seu cliente.
Ofereça consultoria
Da mesma forma que você pode oferecer os serviços de análise diretamente às empresas e pessoas físicas, pode também prestar o serviço sob demanda para agências digitais por exemplo.
E acabar criando um novo nicho de atuação profissional.