Como avaliar um site: como ganhar dinheiro com isso

Você já é capaz de analisar um site, olhar os resultados, emitir uma opinião a respeito disso correto?

Então que tal começar a produzir relatórios, oferecer o serviço de análise de sites ou mesmo consultoria especializada.

Olhe os números

Você tem dezenas de informações e totalizações a respeito dos sites analisados.

Analise os números e com o tempo passe a oferecer a interpretação dos dados, agregaria valor às informações coletadas.

Analise os concorrentes

Além de fazer a análise do site do cliente, você pode oferecer a ele fazer a análise dos sites dos principais concorrentes.

É claro que cobrando um valor adicional para isso.

Identifique problemas

Durante o processo, você tem os dados brutos, mas tem uma grande quantidade de problemas já identificados.

Você pode então oferecer dois tipos de análise, uma mais simplificada e outra mais detalhada, cobrando valores diferentes para tanto.

Não tem que ser legal, tem que dar resultado

Veja que é importante mantermos um certo grau de distanciamento do site analisado.

Não é porque você não gosta de determinado aspecto do site, como o design, que ele é bom ou ruim, essa é apenas a sua opinião pessoal.

O importante é o resultado que ele está dando ou deixando de dar ao cliente.

Faça uma apresentação

Você pode fazer a entrega de uma pequena apresentação resumida dos dados coletados durante a sua análise.

Pode enviar esta apresentação razoavelmente documentada, mas enviar todos os dados tabulados após o acerto financeiro.

Então é possível criar níveis de relatórios que você pode entregar.

Sugira a reconstrução

Quando for o caso, você pode oferecer a reconstrução ou ajuste do site.

Caso você seja desenvolvedor ou já trabalhe com isso, o relatório pode ser uma grande ferramenta de prospecção, principalmente com clientes maiores.

Faça relatórios periódicos

Você pode ainda fazer um relatório inicial, e sugerir que outro seja feito em digamos 90 dias, cobrar um valor diferenciado ou mesmo reduzido, a fim de gerar uma venda adicional.

E o cliente pode ter certeza – ou não – que os problemas identificados anteriormente foram corrigidos adequadamente.

Você pode criar um calendário, análise inicial, após 90 dias e após 180 dias por exemplo, e oferecer isso como um plus ao seu cliente.

Ofereça consultoria

Da mesma forma que você pode oferecer os serviços de análise diretamente às empresas e pessoas físicas, pode também prestar o serviço sob demanda para agências digitais por exemplo.

E acabar criando um novo nicho de atuação profissional.

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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