Desde sempre defendo que o marketing digital nada mais é do que marketing. Então, quando falo de marketing digital para pequenas empresas, vou tentar ir um pouco além.
O marketing digital, nestes tempos de crise em função da pandemia, é a maneira mais adequada de anunciar seus produtos, serviços e expandir a marca da sua pequena empresa além da sua área de atuação.
Componentes da estratégia de marketing digital
Existem muitas variáveis, mas você deveria ter pelo menos o seguinte:
- Web site
- Perfis em mídias sociais
- Alguma produção de conteúdo
- Email marketing ativo
- Otimizações de SEO
- Canais alternativos de atendimento
O marketing digital serve basicamente para promover e vender seus produtos ou serviços.
Para isso utiliza estratégias de marketing online, visando simplesmente gerar mais conversões.
Em outras palavras, visa facilitar a colocação da sua mensagem na frente do usuário ou possível cliente, bem no momento correto, e no lugar certo.
Isso até pode parecer assustador, mas não precisa ser. Seu objetivo deve ser procurar mais clientes interessados naquilo que você faz.
Para os mais antigos é quase que anunciar no jornal ou colocar nos classificados. A diferença agora são as redes de anúncio e os resultados das buscas no Google.
Tá mas como fazer?
Fazendo mais e melhor que a concorrência. Vá para a “rua” e acerte os clientes.
- Publique mais conteúdos relevantes;
- Otimize os conteúdos existentes (SEO);
- Poste mais nas redes sociais, vale republicar, mas em dias e horários diferentes;
- Faça algum tipo de publicidade online, recomendo começar pelos anúncios do Google;
- Envie mais e-mails se já tiver uma base e uma ferramenta funcionando;
E o que eu ganho com isso?
Sei que muitos pensarão sobre isso. Mas o esforço investido de tempo e recursos tendem a ajudar você e sua empresa em muitos pontos, dependendo das ações e do seu público:
- Ajuda a envolver o público antes e depois de uma compra;
- Ajuda a converter clientes em fãs;
- Aumenta a divulgação da marca através do compartilhamento e mesmo do boca à boca;
- Ajuda a diminuir a jornada do cliente, quando apresenta ofertas no momento certo;
Etapas importantes do marketing digital
- Entenda o seu público alvo: fale com seus clientes atuais e descubra o que eles valorizam em sua empresa;
- Planeje: utilize os dados disponíveis e trace uma estratégia;
- Atenda em todos lugares: o site responsivo é uma necessidade, não importa de onde venha o acesso, é preciso que seja adequado;
- Utilize SEO: sempre, nas novas postagens e nas antigas, otimização de SEO é ponto chave para médio e longo prazo;
- Redes sociais: utilize os canais que podem atingir mais e melhor o seu público, teste neste momento outras redes;
- Conteúdo: não deixe nunca de produzir conteúdos relevantes, além de informar melhora o relacionamento com o público;
- Email marketing: é fundamental e a sua melhor ferramenta de marketing digital;
- Ofereça mais: novos produtos, novas ofertas, o momento é para fazer a roda girar;
- Utilize mais vídeos, produzidos pelo seu celular mesmo;
- Analise: olhe os dados coletados, repita o que estiver funcionando, corrija os pontos que necessitam de ajustes;
O meu negócio é físico, e agora?
Você está com as portas fechadas neste momento? Dispensou a maior parte dos colaboradores?
Pense no seguinte:
- Posso atender remotamente?
- Posso enviar meus produtos por motoboy?
- Posso enviar pelos correios ou outra alternativa de logística?
- Os meus clientes estão sabendo que eu sigo atendendo?
- Utilize todos os recursos para avisar que segue atendendo;
- Posso alcançar outros potenciais clientes neste momento?
- Estou utilizando as redes sociais?
- E o email marketing está funcionando à pleno?
Você precisa aproveitar o momento para subir mais um degrau, a nossa sobrevivência pode depender disso.
E então?
Você precisa se mexer, este é o momento. Peça ajuda, mas utilize todos os recursos de marketing digital disponíveis.
Os canais de atendimento devem estar 100% funcionais, formulários do site, e-mails diretos, telefone (sim, redirecione as chamadas se estiver atendendo de casa), WhatsApp, se necessário integre tudo com uma ferramenta de tickets, não perca o controle.
Aproveite e observe a concorrência, não apenas copie, melhore o que eles estejam fazendo de bom.
O marketing digital é o seu maior aliado para construir um relacionamento duradouro com seus clientes e futuros clientes.
E neste momento uma empresa pequena pode até competir com igualdade com uma empresa maior, se diferenciando no atendimento por exemplo.
Você não precisa utilizar todos os recursos citados acima. Alguns deles você pode começar a usar caso não esteja utilizando ou mesmo testar.