Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

Desde sempre defendo que o marketing digital nada mais é do que marketing. Então, quando falo de marketing digital para pequenas empresas, vou tentar ir um pouco além.

O marketing digital, nestes tempos de crise em função da pandemia, é a maneira mais adequada de anunciar seus produtos, serviços e expandir a marca da sua pequena empresa além da sua área de atuação.

Componentes da estratégia de marketing digital

Existem muitas variáveis, mas você deveria ter pelo menos o seguinte:

  • Web site
  • Perfis em mídias sociais
  • Alguma produção de conteúdo
  • Email marketing ativo
  • Otimizações de SEO
  • Canais alternativos de atendimento

O marketing digital serve basicamente para promover e vender seus produtos ou serviços.

Para isso utiliza estratégias de marketing online, visando simplesmente gerar mais conversões.

Em outras palavras, visa facilitar a colocação da sua mensagem na frente do usuário ou possível cliente, bem no momento correto, e no lugar certo.

Isso até pode parecer assustador, mas não precisa ser. Seu objetivo deve ser procurar mais clientes interessados naquilo que você faz.

Para os mais antigos é quase que anunciar no jornal ou colocar nos classificados. A diferença agora são as redes de anúncio e os resultados das buscas no Google.

Tá mas como fazer?

Fazendo mais e melhor que a concorrência. Vá para a “rua” e acerte os clientes.

  • Publique mais conteúdos relevantes;
  • Otimize os conteúdos existentes (SEO);
  • Poste mais nas redes sociais, vale republicar, mas em dias e horários diferentes;
  • Faça algum tipo de publicidade online, recomendo começar pelos anúncios do Google;
  • Envie mais e-mails se já tiver uma base e uma ferramenta funcionando;

E o que eu ganho com isso?

Sei que muitos pensarão sobre isso. Mas o esforço investido de tempo e recursos tendem a ajudar você e sua empresa em muitos pontos, dependendo das ações e do seu público:

  • Ajuda a envolver o público antes e depois de uma compra;
  • Ajuda a converter clientes em fãs;
  • Aumenta a divulgação da marca através do compartilhamento e mesmo do boca à boca;
  • Ajuda a diminuir a jornada do cliente, quando apresenta ofertas no momento certo;

Etapas importantes do marketing digital

  • Entenda o seu público alvo: fale com seus clientes atuais e descubra o que eles valorizam em sua empresa;
  • Planeje: utilize os dados disponíveis e trace uma estratégia;
  • Atenda em todos lugares: o site responsivo é uma necessidade, não importa de onde venha o acesso, é preciso que seja adequado;
  • Utilize SEO: sempre, nas novas postagens e nas antigas, otimização de SEO é ponto chave para médio e longo prazo;
  • Redes sociais: utilize os canais que podem atingir mais e melhor o seu público, teste neste momento outras redes;
  • Conteúdo: não deixe nunca de produzir conteúdos relevantes, além de informar melhora o relacionamento com o público;
  • Email marketing: é fundamental e a sua melhor ferramenta de marketing digital;
  • Ofereça mais: novos produtos, novas ofertas, o momento é para fazer a roda girar;
  • Utilize mais vídeos, produzidos pelo seu celular mesmo;
  • Analise: olhe os dados coletados, repita o que estiver funcionando, corrija os pontos que necessitam de ajustes;

O meu negócio é físico, e agora?

Você está com as portas fechadas neste momento? Dispensou a maior parte dos colaboradores?

Pense no seguinte:

  • Posso atender remotamente?
  • Posso enviar meus produtos por motoboy?
  • Posso enviar pelos correios ou outra alternativa de logística?
  • Os meus clientes estão sabendo que eu sigo atendendo?
  • Utilize todos os recursos para avisar que segue atendendo;
  • Posso alcançar outros potenciais clientes neste momento?
  • Estou utilizando as redes sociais?
  • E o email marketing está funcionando à pleno?

Você precisa aproveitar o momento para subir mais um degrau, a nossa sobrevivência pode depender disso.

E então?

Você precisa se mexer, este é o momento. Peça ajuda, mas utilize todos os recursos de marketing digital disponíveis.

Os canais de atendimento devem estar 100% funcionais, formulários do site, e-mails diretos, telefone (sim, redirecione as chamadas se estiver atendendo de casa), WhatsApp, se necessário integre tudo com uma ferramenta de tickets, não perca o controle.

Aproveite e observe a concorrência, não apenas copie, melhore o que eles estejam fazendo de bom.

O marketing digital é o seu maior aliado para construir um relacionamento duradouro com seus clientes e futuros clientes.

E neste momento uma empresa pequena pode até competir com igualdade com uma empresa maior, se diferenciando no atendimento por exemplo.

Você não precisa utilizar todos os recursos citados acima. Alguns deles você pode começar a usar caso não esteja utilizando ou mesmo testar.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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