Pode parecer desnecessário, mas é fundamental que você defina os objetivos do seu curso online antes de colocar ele no ar.
O que o aluno vai aprender?
Seja bem claro sobre os objetivos do seu curso e o que exatamente o aluno vai aprender.
Veja, falo em curso pois estou sendo mais amplo, você pode pensar nisso ao nível de aula!
O que vai motivar os alunos a fazerem este curso? Quais problemas eles estão enfrentando que o meu curso vai ajudar a resolver?
Pense em objetivos reais e mensuráveis.
Talvez você tenha que pensar em um objetivo principal e em objetivos secundários.
Ele vai ter exemplos práticos e exercícios durante o curso?
O que ele poderá fazer depois de concluir o curso?
Ao final do curso o aluno deverá mostrar habilidades naquilo que você está ensinando.
Veja, isso tudo se relaciona diretamente com a estrutura do curso, aquilo tudo que você vai ensinar em uma, duas ou 10 lições dentro do curso.
Quais desafios ele vai ultrapassar com sua ajuda? Quais frustrações você vai ajudar ele a resolver?
Qual sua métrica de sucesso aqui?
Ao final deste curso ou desta lição ele vai aprender a fórmula de Bhaskara e ainda uma aplicação prática para ela no mundo real.
Quais habilidades ele vai desenvolver com o curso?
Defina o que ele vai poder fazer após a partir da conclusão, simples assim.
Não tente – assim como eu – a fazer um curso, ou uma lição absurdamente completa demais, contendo tudo o que for possível sobre o assunto abordado.
Tenha foco, menos é mais. É claro que o conteúdo tem que ser bom, e além disso é um curso online, pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo, pense nisso, não vai acabar aqui, pelo contrário, poderá ser utilizado, reutilizado e mantido.
Se for vendido pode ficar muitos anos recebendo atualizações e realizando vendas para você.
Isso é importante para alunos visualizarem o que irão estudar. Isso remete à taxonomia de Bloom em alguns aspectos.
Então é importante
- Definir o público alvo do curso;
- Definir a linha de aprendizado;
- Determinar suas métricas de sucesso;
- Se preferir vá mais a fundo na taxonomia de Bloom;
- Defina os objetivos de aprendizado do curso e reavalie eles com frequência;
E então?
Eu sempre gosto se lembrar sobre os aspectos principais – no meu entendimento que favorecem o ensino à distância, pois veja os números de retenção de conhecimento no público médio em geral:
- 5% de retenção numa palestra;
- 10% de retençãoquando lê;
- 20% de retençãocom recursos audiovisuais;
- 30% de retençãoquando é demonstrado;
- 50% de retençãodiscussão em grupo;
- 75% de retençãoquando faz algo;
- 90% de retençãoquando ensina aos outros;
Isso para mim justifica o esforço no ensino à distância.
Você tem todos os meios para um excelente curso, lição ou disseminação do conhecimento!
Outras postagens sobre educação a distância
- Mitos e erros comuns nos cursos à distância
- Terminei de fazer meu curso, e agora?
- Equipamentos e materiais para criar seu curso online
- Crie o roteiro do seu curso online
- Crie o resumo do seu curso
- Defina os objetivos do seu curso
- Defina o público alvo do seu curso online
- Escolha o tema do seu curso online
- Antes de pensar em criar um curso online