Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Defina os objetivos do seu curso

Defina os objetivos do seu curso

Pode parecer desnecessário, mas é fundamental que você defina os objetivos do seu curso online antes de colocar ele no ar.

O que o aluno vai aprender?

Seja bem claro sobre os objetivos do seu curso e o que exatamente o aluno vai aprender.

Veja, falo em curso pois estou sendo mais amplo, você pode pensar nisso ao nível de aula!

O que vai motivar os alunos a fazerem este curso? Quais problemas eles estão enfrentando que o meu curso vai ajudar a resolver?

Pense em objetivos reais e mensuráveis.

Talvez você tenha que pensar em um objetivo principal e em objetivos secundários.

Ele vai ter exemplos práticos e exercícios durante o curso?

O que ele poderá fazer depois de concluir o curso?

Ao final do curso o aluno deverá mostrar habilidades naquilo que você está ensinando.

Veja, isso tudo se relaciona diretamente com a estrutura do curso, aquilo tudo que você vai ensinar em uma, duas ou 10 lições dentro do curso.

Quais desafios ele vai ultrapassar com sua ajuda? Quais frustrações você vai ajudar ele a resolver?

Qual sua métrica de sucesso aqui?

Ao final deste curso ou desta lição ele vai aprender a fórmula de Bhaskara e ainda uma aplicação prática para ela no mundo real.

Quais habilidades ele vai desenvolver com o curso?

Defina o que ele vai poder fazer após a partir da conclusão, simples assim.

Não tente – assim como eu – a fazer um curso, ou uma lição absurdamente completa demais, contendo tudo o que for possível sobre o assunto abordado.

Tenha foco, menos é mais. É claro que o conteúdo tem que ser bom, e além disso é um curso online, pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo, pense nisso, não vai acabar aqui, pelo contrário, poderá ser utilizado, reutilizado e mantido.

Se for vendido pode ficar muitos anos recebendo atualizações e realizando vendas para você.

Isso é importante para alunos visualizarem o que irão estudar. Isso remete à taxonomia de Bloom em alguns aspectos.

Então é importante

  • Definir o público alvo do curso;
  • Definir a linha de aprendizado;
  • Determinar suas métricas de sucesso;
  • Se preferir vá mais a fundo na taxonomia de Bloom;
  • Defina os objetivos de aprendizado do curso e reavalie eles com frequência;

E então?

Eu sempre gosto se lembrar sobre os aspectos principais – no meu entendimento que favorecem o ensino à distância, pois veja os números de retenção de conhecimento no público médio em geral:

  • 5% de retenção numa palestra;
  • 10% de retençãoquando lê;
  • 20% de retençãocom recursos audiovisuais;
  • 30% de retençãoquando é demonstrado;
  • 50% de retençãodiscussão em grupo;
  • 75% de retençãoquando faz algo;
  • 90% de retençãoquando ensina aos outros;

Isso para mim justifica o esforço no ensino à distância.

Você tem todos os meios para um excelente curso, lição ou disseminação do conhecimento!

Outras postagens sobre educação a distância

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *