Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Inteligência Artificial e o WordPress

inteligencia artificial wordpress

Todos os dias temos visto iniciativas de inteligência artificial, deep learning e outras variantes, mas será que temos iniciativas de inteligência artificial e WordPress que podem significar melhorias práticas?

Sim, temos sim! A ideia é utilizar processamento massivo de dados, gerar conhecimento, e a partir daí transformar isso em inteligência para nos auxiliar em diversos aspectos.

O WordPress já tem uma grande massa de plugins e serviços de terceiros disponível para a comunidade, que auxiliar em diversos pontos. Alguns até podem utilizar esses recursos e nós ainda não sabemos ao certo.

Mas para que serve a inteligência artificial?

Serve para automatizar, serve para ajudar, para retirar tarefas braçais ou repetitivas, mas a parte que eu mais gosto de fato é, serve para fazer algumas coisas melhor do que nós, e mais rapidamente.

Isso de fato, embora muita gente condene e ache que em breve vamos perder nossos empregos para a IA, eu creio que vai é nos ajudar em muitos pontos, inclusive a melhorar onde não temos conhecimento, não gostamos ou não conseguimos evoluir.

Embora a produção de conteúdo seja importante e fundamental hoje em dia, trabalhar e melhorar o texto, como otimização para SEO por exemplo, inserção de imagens, e mesmo melhorias no texto, são tarefas ingratas.

Quem não ignora isso, perde um tempo valioso. Então receber ajuda é sempre uma coisa boa. Entendo que vamos ganhar com isso.

Plugins gratuitos para WordPress que utilizam Inteligência Artificial

Existem muitos plugins utilizando recursos de IA e Deep Learning, alguns até que você provavelmente já utiliza.

  • Akismet: ajuda a remover os SPAM dos comentários válidos. E faz isso reconhecendo padrões.
  • Translate WordPress: plugin para tradução de sites, inclusive utilizo aqui, é claro que o que ele faz é utilizar os recursos de tradução automatizados do Google.
  • MyCurator: outro plugin que utiliza um serviço (primeiro gratuito depois pago), onde em tese você treina a IA deles sobre tipos de conteúdos que você tem interesse, e em pouco tempo você começa a receber sugestões mais direcionadas. É uma curadoria inteligente de conteúdo para você receber a partir de algumas fontes de dados.
  • WordLift: justamente utiliza IA para melhorar o seu conteúdo. Eles fazem isso organizando e adicionando conteúdo, links e imagens. Segundo os desenvolvedores italianos o objetivo é ajudar.
  • Algoritmia: utiliza IA para três propósitos, auto tagging de imagens enviadas, detecção de nudez em imagens e criação de resumos de posts;
  • WhatsonFinds: utiliza recursos de IA do Watson da IBM e analisa a parte “emocional” do seu conteúdo. Em outras palavras mostra como o seu conteúdo pode parecer – emocionalmente – para os leitores.
  • Acobot AI Chatbot: outro bot, mas especializado em auxiliar usuários do Woo Commerce;
  • Quttera: é um plugin de segurança, escaneia o seu blog, buscando malware ou códigos maliciosos. Usa IA para justamente melhorar essa busca e evitar falsos positivos. Mas é apenas para informar, não limpa nem protege;
  • MalCare Security: diferente do Outtera, este informa que não só detecta como remove o malware do seu blog;
  • IBM Watson Assistant: Ajuda a criar um chatbot com o Watson;
  • Live Chat 24-7: é um chatbot, e o plugin faz a integração do serviço de IA, a partir de uma conta gratuita do serviço deles, e passa a ser treinado enquanto é utilizado. Pode ajudar a gerar engajamento com sua audiência;
  • Bibblio: plugin específico para posts relacionados. Utiliza IA e os hábitos dos usuários justamente para melhorar esse ponto. É livre até 500 páginas, depois plano mensal;
  • Recomendo: da mesma forma que o Bibblio, utiliza a IA para melhorar as recomendações de conteúdo. Em qualquer tipo de postagem, inclusive é compatível com o Woo Commerce e o WPML;

Plugins comerciais para WordPress que utilizam Inteligência Artificial

  • WP AI Assistant: é um bot, auxilia nas vendas. Pode receber sugestões bem específicas mas utiliza a IA para vender mais, sugerindo itens aos clientes;
  • Facebook Messenger Chat com Bot: outro plugin de bot que se utiliza de recursos de IA para melhorar atendimento, não perder potenciais clientes e melhorar as vendas;

E como a inteligência artificial vai ajudar o meu blog?

Já aproveitando a postagem do John Hughes no blog da Elegant Themes, creio que ele sumarizou muito bem, sendo apenas isso inicialmente já seria de extrema ajuda:

  • Melhorar nosso conteúdo de maneira geral;
  • Melhorar nosso SEO e a visibilidade do nosso blog;
  • Automatizar o primeiro nível de atendimento aos usuários e melhoras as vendas na nossa lojinha;
  • E relacionar conteúdos para melhorar a experiência dos usuários no nosso blog;

Eu acredito fortemente no impacto positivo da Inteligência Artificial. E enquanto você está lendo isso, eu já estou testando alguns destes plugins. Que tal?

O que você vai fazer a respeito?

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *