Tive o prazer de participar do FOSSDay Bento Gonçalves 2019. Na foto com os amigos Giovani Blotta e Eduardo Pittol, e também colegas de Meetup e WordCamp.
O FOSSDay é uma iniciativa de promover tecnologia, Software Livre, Open Source e cidadania através de eventos e palestras organizadas por voluntários para estudantes, profissionais da área de Tecnologia e demais interessados.
Fazia um bom tempo que eu não aparecia em Bento Gonçalves, uns 20 anos talvez, as estradas até lá continuam as mesmas daquela época, uma pintura e um recapeamento iriam bem. Mas vamos ao que importa.
O que é o FOSSDay?
O FOSSDay é uma iniciativa de promover tecnologia, software livre, open source e cidadania através de eventos e palestras organizadas por voluntários para estudantes, profissionais da área de tecnologia e demais interessados.
As palestras
Assisti algumas palestras da linha principal, no salão, e algumas trilhas secundárias, então vou me ater ao que consegui captar, embora tenha perdido algumas que pareciam ser interessantes.
A internet e a Nova Economia, por Rogério Tessari
O Rogério é um empreendedor de longa data, tocando a Tiny hoje, no passado ajudou a construir a Bling.
Falou sobre nova economia, economia digital, custo marginal, processos intensivos e eficientes, cauda longa e escalabilidade.
Aztlan – Assistente de desenvolvimento WordPress

Já nas trilhas secundárias os amigos da Aztec fizeram uma excelente demonstração prática do novo ambiente de desenvolvimento deles, focado em WordPress.
O ambiente junta PHP 7, Nginx, WP-CLI, MariaDB, xDebug, Docker, NPM, WebPack, Composer Deployer, Stylus, Babel e outras ferramentas.
De uma excelente alternativa para quem quer desenvolver de maneira organizada, principalmente mantendo diversos projetos por tempos mais longos, não só de desenvolvimento como manutenção.
E a parte mais legal é que você pode utilizar, confira em Aztlan.
Processos disruptivos: Utilizando a filosofia lean para inovar negócios
O Vinicius Nardi falou de maneira apropriada sobre processos disruptivos, metodologia lean para startups e ainda contou um pouco sobre a própria startup a Care Us.
Além disso ainda pontuou diversos aspectos como resolução de problemas, soluções, imaginação, intuição, emoção e criatividade. Como você pode fazer para dirigir a mudança sem ser dirigido por ela.
A disrupção e inovação disruptiva fecharam o ciclo. Ponto especial para as duas assistentes dele na palestra!
Blockchains, uma visão geral sobre
O Cleomar Schmitzhaus apresentou em linhas gerais o blockchain, sem reservas, mas com propriedade.
Como um estudante de medicina foi parar no Vale do Silício?
O Guilherme apresentou sua visão sobre uma imersão que fez no Vale do Silício.
O jovem estudante de medicina apresentou sua visão sobre disrupção e como seus colegas médicos estão de certa forma condenados, pois são em sua maioria dinossauros desatualizados e visando apenas o lucro.
Eu iria além, médico para ser disruptivo precisa apenas de algumas coisas, atender no horário, respeitar todo o horário do paciente, fornecer canais de contato adicionais e o principal, imprimir suas receitas em uma impressora.
Branding: Como Criar uma Marca Forte
No pouco tempo que teve o Cristian Cechin apresentou sua visão sobre branding, mudança de mentalidade das empresas, o valor da marca, experiência da marca, propósito, sentido e legado das marcas.
Conheça o GDG Serra
Cristiano de Lucca apresentou o Google Developers Group da serra.
Startup Weekend Farroupilha
O Hector Alves apresentou o Startup Weekend Farroupilha e convidou a todos a participar.
O que é Gamificação?
O David William da Rosa apresentou sua palestra sobre gamificação, o que é, quais benefícios, como utilizou elementos de gamificação em uma aplicação para RH, e principalmente, explicou o que gamificação não é!
PWNED! Meu site foi invadido, e agora?
O Fabio Beneditto, desenvolvedor das antigas segundo ele mesmo, mostrou aspectos simples de segurança que ainda hoje seguem sendo menosprezados e o impacto disso na invasão de sites.
Terraform – Infraestrutura como código
O Rafael Dutra apresentou o Terraform, excelente maneira para organizar ambientes de desenvolvimento para múltiplas plataformas.
Criando blocos Gutenberg com React
E o amigo Eduardo Pittol apresentou sua versão sobre criação de blocos para o Gutenberg.
Mostrou em tempo real como a coisa funciona. Utilizou o React com WebPack.
Como a Rocket.Chat se transformou em uma startup milionária
O fechamento do dia foi com o Gabriel Engel. De longe a melhor palestra do evento.
Claro que ele deu a sua visão sobre a Rocket.Chat, quando surgiu, obstáculos que enfrentou, grandes dilemas que teve que resolver, entrada de investidores e muitos outras aspectos que podem influenciar a vida de uma startup.
Porém ele sofreu a maioria deles em um curto espaço de tempo. Foi uma palestra instigante, que prendeu a atenção dos participantes do início ao fim.
O produto deles está em uma excelente qualificação junto à comunidade de open source, além de ser utilizado por grandes empresas públicas e privadas mundo afora.
E ele falou muito sobre a motivação e o apoio da comunidade para a evolução meteórica deles.
FOSSDay Bento Gonçalves 2019

Em linhas gerais o evento estava excelente.
Claro que somente quem organiza eventos consegue perceber a complexidade da logística envolvida.
Ao lado o app exclusivo onde podíamos consultar a agenda completa do evento e outras informações como palestrantes e patrocinadores.
Ponto para o evento.
Perdeu quem não apareceu no evento.
Que venha o FOSSDay 2020!