Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

FOSSDay Bento Gonçalves 2019

Fossday Bento Gonçalves 2019

Tive o prazer de participar do FOSSDay Bento Gonçalves 2019. Na foto com os amigos Giovani Blotta e Eduardo Pittol, e também colegas de Meetup e WordCamp.

O FOSSDay é uma iniciativa de promover tecnologia, Software Livre, Open Source e cidadania através de eventos e palestras organizadas por voluntários para estudantes, profissionais da área de Tecnologia e demais interessados.

Fazia um bom tempo que eu não aparecia em Bento Gonçalves, uns 20 anos talvez, as estradas até lá continuam as mesmas daquela época, uma pintura e um recapeamento iriam bem. Mas vamos ao que importa.

O que é o FOSSDay?

O FOSSDay é uma iniciativa de promover tecnologia, software livre, open source e cidadania através de eventos e palestras organizadas por voluntários para estudantes, profissionais da área de tecnologia e demais interessados.

As palestras

Assisti algumas palestras da linha principal, no salão, e algumas trilhas secundárias, então vou me ater ao que consegui captar, embora tenha perdido algumas que pareciam ser interessantes.

A internet e a Nova Economia, por Rogério Tessari

O Rogério é um empreendedor de longa data, tocando a Tiny hoje, no passado ajudou a construir a Bling.

Falou sobre nova economia, economia digital, custo marginal, processos intensivos e eficientes, cauda longa e escalabilidade.

Aztlan – Assistente de desenvolvimento WordPress

Já nas trilhas secundárias os amigos da Aztec fizeram uma excelente demonstração prática do novo ambiente de desenvolvimento deles, focado em WordPress.

O ambiente junta PHP 7, Nginx, WP-CLI, MariaDB, xDebug, Docker, NPM, WebPack, Composer Deployer, Stylus, Babel e outras ferramentas.

De uma excelente alternativa para quem quer desenvolver de maneira organizada, principalmente mantendo diversos projetos por tempos mais longos, não só de desenvolvimento como manutenção.

E a parte mais legal é que você pode utilizar, confira em Aztlan.

Processos disruptivos: Utilizando a filosofia lean para inovar negócios

O Vinicius Nardi falou de maneira apropriada sobre processos disruptivos, metodologia lean para startups e ainda contou um pouco sobre a própria startup a Care Us.

Além disso ainda pontuou diversos aspectos como resolução de problemas, soluções, imaginação, intuição, emoção e criatividade. Como você pode fazer para dirigir a mudança sem ser dirigido por ela.

A disrupção e inovação disruptiva fecharam o ciclo. Ponto especial para as duas assistentes dele na palestra!

Blockchains, uma visão geral sobre

O Cleomar Schmitzhaus apresentou em linhas gerais o blockchain, sem reservas, mas com propriedade.

Como um estudante de medicina foi parar no Vale do Silício?

O Guilherme apresentou sua visão sobre uma imersão que fez no Vale do Silício.

O jovem estudante de medicina apresentou sua visão sobre disrupção e como seus colegas médicos estão de certa forma condenados, pois são em sua maioria dinossauros desatualizados e visando apenas o lucro.

Eu iria além, médico para ser disruptivo precisa apenas de algumas coisas, atender no horário, respeitar todo o horário do paciente, fornecer canais de contato adicionais e o principal, imprimir suas receitas em uma impressora.

Branding: Como Criar uma Marca Forte

No pouco tempo que teve o Cristian Cechin apresentou sua visão sobre branding, mudança de mentalidade das empresas, o valor da marca, experiência da marca, propósito, sentido e legado das marcas.

Conheça o GDG Serra

Cristiano de Lucca apresentou o Google Developers Group da serra.

Startup Weekend Farroupilha

O Hector Alves apresentou o Startup Weekend Farroupilha e convidou a todos a participar.

O que é Gamificação?

O David William da Rosa apresentou sua palestra sobre gamificação, o que é, quais benefícios, como utilizou elementos de gamificação em uma aplicação para RH, e principalmente, explicou o que gamificação não é!

PWNED! Meu site foi invadido, e agora?

O Fabio Beneditto, desenvolvedor das antigas segundo ele mesmo, mostrou aspectos simples de segurança que ainda hoje seguem sendo menosprezados e o impacto disso na invasão de sites.

Terraform – Infraestrutura como código

O Rafael Dutra apresentou o Terraform, excelente maneira para organizar ambientes de desenvolvimento para múltiplas plataformas.

Criando blocos Gutenberg com React

E o amigo Eduardo Pittol apresentou sua versão sobre criação de blocos para o Gutenberg.

Mostrou em tempo real como a coisa funciona. Utilizou o React com WebPack.

Como a Rocket.Chat se transformou em uma startup milionária

O fechamento do dia foi com o Gabriel Engel. De longe a melhor palestra do evento.

Claro que ele deu a sua visão sobre a Rocket.Chat, quando surgiu, obstáculos que enfrentou, grandes dilemas que teve que resolver, entrada de investidores e muitos outras aspectos que podem influenciar a vida de uma startup.

Porém ele sofreu a maioria deles em um curto espaço de tempo. Foi uma palestra instigante, que prendeu a atenção dos participantes do início ao fim.

O produto deles está em uma excelente qualificação junto à comunidade de open source, além de ser utilizado por grandes empresas públicas e privadas mundo afora.

E ele falou muito sobre a motivação e o apoio da comunidade para a evolução meteórica deles.

FOSSDay Bento Gonçalves 2019

Em linhas gerais o evento estava excelente.

Claro que somente quem organiza eventos consegue perceber a complexidade da logística envolvida.

Ao lado o app exclusivo onde podíamos consultar a agenda completa do evento e outras informações como palestrantes e patrocinadores.

Ponto para o evento.

Perdeu quem não apareceu no evento.

Que venha o FOSSDay 2020!

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *