DroneXperience 2018 – O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

DroneXperience - O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

Pode parecer pomposo demais, e foi isso mesmo! O DroneXperience 2018 – o primeiro evento drone no Rio Grande do Sul foi um sucesso!

Iniciativa dos amigos (e clientes) da Flyware, empresa especializada no assunto, Alexandre Costa, Rafael Ritter e Marcello Mattos, trouxe em dois dias uma excelente combinação de mercado de drones, legislação, aspectos técnicos e também muito conteúdo para quem quer saber mais, ou simplesmente para os usuários domésticos de drones.

A escolha dos dias 29 e 30 de outubro de 2018 foi realmente oportuna, num bom período do nosso calendário de eventos que nesta época já começa a ficar mais movimentado.

Programação e Palestrantes

DroneXperience - O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

Primeiro dia

No primeiro dia tivemos a primeira palestra, para mim uma das melhores, o empreendedor Eduardo da Costa Goerl da Arpac abriu o coração e contou como é empreender no nosso querido país. Mostrou que é possível inovar, e quando se persegue um objetivo é possível prosperar, sem deixar de contar também com a sorte de encontrar outros empreendedores e empresas de visão. O título da palestra foi: Pulverização agrícola com drones. Mas mostrou que é possível inclusive fazer controle de pragas através de recursos biológicos dispensados a partir dos drones, que no caso da empresa dele é fabricado por eles.

A segunda palestra, contou com Gustavo Tertuliano mostrando o crescimento da Cellshop e o foco da empresa recentemente em dispositivos drone de diversos fabricantes. No show room do evento foi possível conhecer lançamentos da DJI e também outros modelos de outros fabricantes, tem drones para todos os bolsos! Mostrou alguns vídeos e lançamentos também.

Na terceira palestra ainda pela manhã, tivemos o Henrique Moraes, empresário à frente da Banzai Company, empresa de drones extremos, também um desbravador do mercado de drones, mais focado em Drone Racing, precisamente em organizar estes eventos. Contou da dinâmica do mercado aqui e no exterior. A palestra obviamente era: Drone Racing.

Antes do intervalo do almoço tivemos demonstração de Drone Racing no estacionamento do evento. No intervalo tivemos uma boa experiência nos food trucks e beer truck disponibilizados.

Na quarta palestra, já na tarde, tivemos o Marcio Pinheiro da Air Robotics (figura conhecida do mercado de TI aqui do RS) com a palestra: Vigilância aérea com o uso de drones. Mostrou cases de clientes e demonstrou o expertise de sua empresa utilizando drones para segurança e vigilância patrimonial.

A quinta palestra também foi excelente, o sempre bem humorado Cel Jorge Vargas, do departamento de controle de espaço aéreo, chefe da divisão de coordenação e controle do subdepartamento de operações, e coordenador do sistema de aeronaves remotamente pilotadas simplesmente desmistificou o assunto de que é difícil regularizar e fazer vôos dentro da lei. Palestra fundamental para quem pensa em pilotar ou utilizar drones para fins recreativos. Faça direito se for fazer. Mostrou ainda que estamos evoluídos no assunto quando comparados a outros países. A palestra foi: Os RPAs e o acesso ao espaço aéreo brasileiro.

E a sexta palestra foi a do Marino, que além de 40 anos de aeromodelismo foi o idealizador da Oficina do Hobby e da Well Drone. Ele contou na palestra: Drones em Pânico!, muitas das peripécias que executou para o programa Pânico da Band, inclusive mostrando que eram movimentos calculados e treinados, nunca colocando a vida de ninguém em risco, embora sempre fosse dado esse enfoque.

E o dia fechou com o Painel comandado pelo Rafael Ritter, que além da Flyware ainda toca o Dronemodelismo, onde contou com os nomes que palestraram para um bate papo descontraído.

E o dia fechou num happy hour com as torneiras de cerveja artesanal abertas…

Segundo dia

Aqui no domingo começamos cedo com a primeira palestra, WOW! Mercado profissional de drones no Brasil e no mundo. O Emerson Granemann estava munido de muitos dados e números, e não era para menos, ele toca nada mais nada menos que o Drone Show, uma das feiras pioneiras aqui no Brasil, o homem sabe do que fala.

Na sequência, na segunda palestra, tivemos a Cellshop mostrando um vídeo institucional da DJI, muito bom, sobre os novíssimos Mavic 2 Pro e Mavic 2 Zoom. Como se isso não fosse bom o suficiente, ainda teve demonstração, precisei esconder a carteira…

Na terceira palestra o Marcelo Vaccari da Aurora Imagens foi de: Inspeção visual aérea de equipamentos com auxílio de RPAS. Na verdade tive a oportunidade de conhecer o Marcelo e a empresa dele num evento da RS Óleo e Gás alguns anos atrás. Simplesmente ele mostrou que entregar os dados para o cliente não é apenas filmar e tirar fotos. Existe muito trabalho de pós processamento e análise, inclusive pericial dependendo do caso. E o mais importante é que ele faz isso há bastante tempo, muito antes de alguém ter pensado em fazer.

Na quarta palestra e antes da barriga roncar tivemos o Fabiano Regra, que além de Youtuber no Mundo Drone contou como foi migrar do aeromodelismo para o dronemodelismo, obviamente, a palestra foi: Migrando do Aeromodelismo para os Drones.

Na sequência aproveitamos os food trucks e a excelente cerveja artesanal.

Já na tarde seguimos com a quinta palestra, um dueto do Cássio Carvalho e Poppy Martins, ambos da Neorama. Em linhas gerais mostraram como é produzir imagens com drones, de prédios e empreendimentos que normalmente não estão ali, e como gerenciam os fornecedores de imagens mundo afora. São especializados em empreendimentos imobiliários, e a palestra foi: Drones: fotografando o futuro.

Seguindo para a sexta tivemos o Thiago Kern da Avant Tecnologia falando sobre mapeamento áreo com Vants, Casos de aplicação. Eu não assisti, precisei sair.

E fechando o ciclo de palestras, a sétima, o Wanzam, também conhecido como Wanderlei Zandona, Youtuber do canal Wanzanmoby e também prestador de serviços no mercado de drones. Aí já estava fora, tenho certeza que foi fantástica.

Ainda teve mais um painel com o Rafael Ritter e convidados!

E o que eu gostei mais?

O evento foi pertinente, o mercado está ainda em maturação. Nem tão técnico, nem tão negócios, nem tão hobby, estava tudo na medida. Pessoal educado e acolhedor, querendo aprender.

Ainda tive a grata surpresa de encontrar o amigo de longa data Alessandro Deretti. Importante que o local escolhido foi muito adequado, lá na ADVB/RS na beira do Guaíba.

Eu gostei muito dos Food Trucks e da Cerveja Artesanal do pessoal da Cabocla Cervejas Artesanais, você pode falar com o Roger Moraes no 51 9.9357.6825 ou confere no Insta!

DroneXperience - O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

E aos amigos da Flyware vida longa a esta iniciativa, espero que ela siga dando frutos a cada edição!

Confira algumas fotos

DroneXperience - O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

DroneXperience - O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

DroneXperience - O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

DroneXperience - O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

DroneXperience - O primeiro evento drone no Rio Grande do Sul

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.