Pode parecer meio clickbait isso, mas até palestra já dei sobre o assunto: Palestra na 1ª Maratona do Marketing Digital em Porto Alegre: Entregando tudo na caixa de entrada.
Ok, algumas coisas mudaram, e outras nem tanto. Se você realmente tem interesse em entregar tudo na caixa de entrada, então é melhor fundar uma religião, a coisa é uma utopia.
Vamos aos fatos, você pode sim entregar A MAIOR PARTE na caixa de entrada, mas nunca conseguirá sucesso absoluto, pois não temos controle de todo o processo técnico e nem sobre o que pensam os destinatários (e a IA) sobre nossos envios.
Entregando tudo na caixa de entrada
Pense em fazer as coisas básicas primeiro, não que elas sejam importantes, elas são fundamentais.
- Assunto: faça direito, pense a respeito, dedique mais de 15 minutos a esse item;
- Preheader: utilize sempre. Tente inclusive fazer teste A/B com ele;
- Remetente: que seja de uma pessoa humana que leia as respostas;
- Conteúdo: envie alguma coisa que faça diferença na vida das pessoas, não mais do mesmo;
- Ainda do conteúdo: tente passar uma mensagem de alguma coisa importante, sem tentar vender diretamente;
- Finalizando o conteúdo: se quiser que o usuário faça alguma coisa, então sinalize o Call to action da maneira apropriada, e ele vai fazer o que você quer;
- Frequência: não envie demais e nem de menos;
- Não fique repetindo envios, isso aqui não é rede social, normalmente a maioria recebe e lê;
- Faça algo a mais por quem recebe os e-mails: se a oferta for a mesma que está no site ou nas redes sociais, então você está fazendo isso errado. Quem forneceu o e-mail e outros dados a você tem que receber mais que os outros;
- Sua lista não é um caldeirão de sopa, é uma mesa de buffet. Para todos os gostos. Segmente, e utilize a segmentação. Segmentar e continuar enviando tudo para todo mundo não serve mais;
- Double opt-in deveria ser algo colado na porta da sua geladeira;
- Personalize: você pode personalizar tudo praticamente, não só o nome do destinatário, isso até o meu gato faz, personalizando o miado para cada pessoa aqui em casa. Se supere, surpreenda o destinatário;
- A lista: a lista tem que ser sua. Nascida e criada por você. Fazer filhos na mulher dos outros normalmente dá problemas sérios, porque você deveria enviar suas coisas com listas alheias?
- Se enviou, tem que olhar os relatórios. Se você não tem tempo para olhar os relatórios talvez nem devesse estar enviando e-mails na primeira instância.
- Cuide das mensagens de erros, dos bounces, olhe e analise.
- Se o usuário não quiser mais, deixe ele ir embora. Assim como quem não dá a mínima para seus envios, coloque na geladeira e depois descarte;
- Se a maior parte dos destinatários (24%) lê na primeira hora após o recebimento, foque ações secundárias neste período;
- De tempos em tempos faça uma pesquisa de satisfação;
- Antes de enviar teste tudo. Se não souber fazer uma peça bonita e responsiva COMPRE uma, é muito barato;
Temos um monte de ferramentas no exterior, boas e bonitas, mas será que entregam bem para a sua base aqui na nossa terra?
Se a ferramenta de envios não pedir a você para configurar SPF e DKIM pelo menos desconfie.
Confira também se os IPs de envio da sua infraestrutura estão ok. Se estiverem em blacklists solicite a limpeza ao seu fornecedor, ou novos IPs em último caso.
Cuide dos pontos de coleta de e-mails, que podem ser online e também físicos. Utilize os recursos do marketing para solicitar o e-mail dos usuários de maneira adequada.
Pense nisso, qualidade de entrega não é uma coisa trivial, entregar para os grandes provedores de destino aqui continua sendo uma ciência cara e ingrata.
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Photo credit: dharder9475 via Foter.com / CC BY-NC