Devo criar um blog em tempos de pandemia?

Sei que as coisas estão um pouco enlouquecidas, mas se você leu, clicou e acessou o assunto: devo criar um blog em tempos de pandemia? A resposta que tenho para você é um sim!

Embora eu seja muito suspeito para falar, pois mantenho blogs pessoais e profissionais desde sempre, aliás, parte da minha renda vem disso inclusive, eu digo, não tem dia que eu não rabisque, rascunhe ou escreva algum tipo de conteúdo textual.

Posso inclusive ir mais além, muita gente nem sabe o poder terapêutico de escrever, colocar palavras para fora, organizar as idéias. Posso até dizer que é quase uma terapia, embora nunca tenha feito, e também prefira correr na rua como terapia.

Mas a facilidade e agilidade em criar e manter um blog, é algo que você deveria considerar seriamente nestes dias, principalmente com alguns minutos livres todo o dia.

Será que perdi o momento de iniciar um blog?

Novamente, não.

Você pode iniciar um blog a qualquer momento, e pelos mais diversos motivos:

  • Um blog pessoal como este aqui;
  • Um blog profissional;
  • Um blog de notícias específicas de um nicho de atuação;
  • Um blog sobre algum tipo de esportes;
  • Um blog sobre seu principal hobby;
  • Um blog para produzir conteúdos e faturar algum dinheiro;
  • Um blog para disponibilizar informações sobre sua família para os familiares que estão longe;
  • Um blog como apoio ao seu site profissional;
  • Um blog para aumentar sua legião de fãs;
  • Um blog para começar a criar uma lista de e-mails;
  • Um blog para falar sobre os produtos da sua loja;
  • Um blog para melhorar o reconhecimento da sua marca;
  • Um blog simplesmente para melhorar suas habilidades de escrita;
  • Um blog para aprender a mexer com WordPress;
  • Um blog para aprender a utilizar técnicas de SEO;
  • Um blog para se tornar blogueiro profissional;
  • Um blog para apoiar seu canal no YouTube;
  • Um blog para apoiar seu perfil em redes sociais;
  • Um blog sobre as tendências do mercado que você atua;
  • Um blog de notícias genéricas;
  • Um blog de postagens do tipo “como fazer”;
  • Um blog para promove os conteúdos gerados pela sua empresa ou departamento;
  • Um blog reunindo especialistas do seu setor de atuação;
  • Um blog para destacar periodicamente seus colaboradores;
  • Um blog para destacar seus clientes e os depoimentos;

Claro isso são sugestões muito bonitas, não estou dizendo que tudo vai ser um mar de rosas ou que as coisas vão ser muito fáceis se você resolver fazer um blog.

Principais desafios de blogueiros

  • Saber se o conteúdo vai interessar às pessoas (você pode escrever somente para você);
  • Escolher o nicho certo;
  • Escolher uma empresa de hospedagem decente;
  • Escolher um tema apropriado;
  • Ganhar dinheiro com isso;
  • Utilizar o SEO a pleno;
  • Ter mais tempo para escrever;
  • Encontrar o ritmo adequado;
  • Encontrar ideias para escrever;
  • Administrar melhor o tempo;
  • Manter o foco e restringir ao que trará mais dinheiro;
  • Escrever algo de valor;
  • Administrar o WordPress;
  • Superar o bloqueio criativo;
  • Acompanhar a demanda por conteúdo;
  • Criar algo único;
  • Descobrir sobre o que escrever;
  • Como aumentar o tráfego;
  • Abordar tópicos já abordados por outros blogueiros;
  • Encontrar minha voz interior;
  • Seguir publicando sem ver nenhum resultado imediato;
  • Fornecer valor real;
  • Ser indexado no Google;
  • Ganhar mais visibilidade;
  • Construir a base de e-mails;
  • Será que sou um bom escritor?

Então perceba o seguinte

As dúvidas em parte são similares aos motivos para iniciar. Sempre teremos obstáculos a superar.

Não importa se é para publicar ideias, conteúdo, ensinar, aumentar sua lista de e-mails, se destacar na sua área de atuação, você pode fazer isso, tenho certeza. Se eu consegui você conseguirá.

E você pode se tornar um hub de contepudo, posts, artigos, podcasts, vídeos, redes sociais, produtos, serviços, não existe limites.

Próximos passos

Veja, você tem inúmeras opções. Eu sou suspeito mas vá direto para o WordPress e seja feliz.

Se os objetivos forem profissionais, pesquise seu mercado, o que estão fazendo, o que eles vendem?

Pense em qual sua vantagem, sua experiência, suas qualificações, o que lhe dá alguma vantagem técnica na sua área de atuação?

Pense que você vai ter que ter algumas coisas para colocar o blog no ar:

  • Domínio;
  • Hospedagem;
  • WordPress;
  • Uma ferramenta de e-mails;

Mas tudo é fácil de fazer, não existem empecilhos que você não consiga resolver. Aproveite algum tempo nesta pandemia para fazer algo para você.

Se quiser alguma ajuda com a criação de conteúdo ou com o WordPress dê uma olhada nos links.

E entre em contato ou comente aí!

Imagem padrão
Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Deixar uma resposta