Nesse momento, mais do que nunca, é preciso manter as boas práticas de email marketing acima de tudo!
Tenho visto muitas empresas abusando da inteligência dos clientes e possíveis clientes em tempos de Coronavírus, isso deveria ser evitado, sob o risco do retorno não ser o esperado.
Segundo a Nielsen 28% dos compradores online assinam as newsletters de lojas ou de produtos para se manterem apenas informados, e outros 27% para tentar economizar algum dinheiro com as ofertas enviadas por e-mail.
Você poderia também compartilhar o conteúdo por redes sociais, deve fazer isso, mas o tempo de vida da informação lá é muito pequeno. Então entenda o seguinte:
O público que se inscreve para receber seu email marketing gosta de você, da sua marca, quer saber mais sobre seus produtos e serviços, simples assim, mas espera que você de alguma forma eduque, envie informações importantes e o inspire de alguma forma.
Boas práticas para quem está começando do zero
- Você precisa de um site, e este site precisa de tráfego;
- Para enviar email marketing você precisa de uma empresa especializada em envios, se quiser começar gratuitamente tente a MailerLite;
- No seu site, blog, landing page, deverá existir um local para coletar os dados, chamamos isso de opt-in, faça um adequado;
- Opt-in adequado significa coletar em pontos estratégicos e confirmar os e-mails por double opt-in;
- Se você está pedindo ao usuário que se cadastre, dê alguma coisa em troca, um desconto, um brinde, um e-book, algo que ele entenda que valeu a pena ter compartilhado os dados com você;
- O primeiro e-mail enviado, normalmente o “kit de boas vindas”, tende a ser o mais importante de todos, então capriche;
- Crie uma régua de relacionamento, isto é, envie e-mails específicos ao longo de uma linha de tempo;
- Estude os relatórios da sua ferramenta de envio e os relatórios de analytics do seu site periodicamente;
- Mantenha a periodicidade / frequência de envios;
- Não faça SPAM;
- Cuide da sua lista de emails, não compre e nem empreste;
- O e-mail do remetente deve ser válido;
- O assunto do e-mail é tão importante quanto o restante;
- O conteúdo é o seu diferencial;
- Faça testes de envios;
- O e-mail tem que ser responsivo;
- Aproveite as datas comemorativas;
- O email marketing é o ponto inicial do seu funil de vendas;
- Segmentar o público é fundamental;
- Não envie somente e-mails promocionais para sua base, intercale com outros tipos de conteúdos informativos;
- A sua base de e-mails vai envelhecer em taxas de até 25% ao ano, então quem tem 1.000 e-mails na base hoje, ano que vem terá muitos menos se não manter o crescimento constante;
São algumas boas práticas para instigar em você a centelha do envio periódico de e-mails.
Eu inclusive fiz um livro e um curso sobre isso se quiser saber mais a respeito.
Não tenha medo, mas comece logo! Se tiver alguma dúvida pergunte, e aproveite para se inscrever para receber os meus e-mails.
😉