Desafios para as agências digitais

Seguindo na série, os desafios para as agências digitais começam pelo maior deles, aumentar as receitas recorrentes.

Falando do mercado brasileiro, segundo o estudo “Panorama Agências Digitais” produzido pela RockContent e Resultados Digitais, podemos perceber que temos muitos desafios comuns.

Principais desafios das agências digitais segundo o documento

  • 4,83% – Encontrar ferramentas que atendam às demandas da agência
  • 5,36% – Estruturar a agência para oferecer serviços digitais
  • 5,69% – Crescer a equipe de vendas
  • 7,82% – Ampliar o portfólio dos serviços digitais
  • 8,59% – Produzir conteúdo consistente em escala
  • 9,58% – Provar valor dos serviços aos clientes
  • 10,65% – Melhorar a retenção de clientes
  • 10,82% – Melhorar a qualidade dos serviços
  • 11,25% – Aumentar a carteira de clientes de serviços digitais
  • 11,69% – Aumentar a receita gerada por serviços digitais
  • 13,30% – Aumentar a carteira de clientes recorrentes
  • 0,41% – Outros

Mas isso não é tudo, precisamos lembrar das agências ditas “offline”, essas ainda tem mais problemas a serem enfrentados, precisam entrar primeiro no mercado, e entender as demandas de marketing digital já é o primeiro obstáculo.

Principais desafios para se tornar agência digital segundo o documento

  • 14,65% – Entender as frentes de Marketing Digital
  • 13,13% – Capacitar meu time para isso
  • 12,12% – Entender os resultados entregues por estes serviços
  • 11,62% – Saber precificar os serviços
  • 11,62% – Restrição de verba
  • 10,61% – Convencer os sócios de que o Marketing Digital é uma boa oportunidade
  • 7,58% – Encontrar ferramentas que ajudem na oferta dos serviços
  • 7,07% – Contratação de profissionais capacitados
  • 5,05% – O público não entende o que é Marketing Digital
  • 6,57% – Outros

Então não está fácil para ninguém. É importante que você que está no mercado ou querendo entrar, perceba que pode se aliar e crescer junto com o mercado na sua região.

Se estiver pensando em entrar no mercado digital, e temo dizer que você precisa fazer isso para sobreviver, quem sabe não encontra respaldo na ABRADi?

Dê uma conferida. Se precisar de ajuda comente aí ou entre em contato.

Principais desafios que as agências digitais podem enfrentar

  1. Manter-se atualizado: A tecnologia está sempre evoluindo, e as agências de marketing digital precisam estar atualizadas sobre as últimas tendências, ferramentas e técnicas de marketing digital para poderem oferecer soluções eficazes aos seus clientes.
  2. Concorrência: O mercado de marketing digital é extremamente competitivo, e as agências precisam se destacar da concorrência para conquistar e manter seus clientes.
  3. Mudanças nos algoritmos de busca: Os algoritmos de busca do Google e outras plataformas estão em constante mudança, e as agências de marketing digital precisam acompanhar essas mudanças para garantir que suas estratégias de SEO e SEM continuem a funcionar.
  4. Personalização de marketing: Cada vez mais, os consumidores esperam experiências de marketing personalizadas, e as agências de marketing digital precisam ser capazes de oferecer soluções personalizadas e segmentadas para seus clientes.
  5. Medição de ROI: Medir o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing digital pode ser um desafio, especialmente quando se trata de campanhas de branding e outros objetivos de longo prazo. As agências precisam ser capazes de medir e comunicar o ROI de suas campanhas aos clientes de forma clara e eficaz.
  6. Mudanças nas redes sociais: As redes sociais são uma parte importante do marketing digital, mas as plataformas estão em constante mudança, com novos recursos e algoritmos. As agências de marketing digital precisam acompanhar essas mudanças e adaptar suas estratégias de redes sociais para continuar a alcançar seus objetivos de marketing.

Se preferir, assista ao vídeo!

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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