Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Aspectos gerais do design dos sites

Aspectos gerais do design dos sites

Já falei sobre aspectos gerais do design dos sites em mais de uma oportunidade aqui e em outros lugares.

Importante deixarmos muito claro que o objetivo deve ser facilitar a vida do usuário, deixar que ele navegue facilmente, e se possível gerar conversão, entenda isso como receita, venda, opt-in ou sei lá o que você utilize como métrica de sucesso.

O foco é o conteúdo

Certamente, muitas vezes eu mesmo negligenciei o design acreditando que apenas o conteúdo importava.

Se fosse apenas para indexação pelos robôs do Google e da Matrix estaria tudo certo.

Mas lembre-se que temos humanos no outro lado!

Deixe as coisas claras, se quiser que o usuário faça algo, sinalize a ele que algo deve ser feito!

Utilize recursos visuais, imagens, preferencialmente suas e inéditas, eu mesmo utilizo muita imagem de banco de imagens, o que vem a ser um erro, afinal, ela pode ser utilizada em outro lugar.

Deixe o menu ser o orientador da jornada do usuário, facilite o acesso às páginas principais.

Se utilizar uma barra lateral faça bom uso dela, acrescente elementos importantes, diferentes para cada página se for o caso.

E tenha em mente que o rodapé tem seu valor, utilize o seu adequadamente.

Não entupa o layout, deixe espaço para ele “respirar”, ou se preferir espaço em branco.

Nunca esqueça da otimização para dispositivos móveis, a responsividade é fundamental nos dias de hoje.

Faça testes periódicos para ter certeza que está tudo funcionando em dispositivos diferentes.

Não deixe o SEO do conteúdo textual (e das imagens também) em segundo plano, não adianta ter o design dos deuses e não ser encontrado.

Além disso cuidar do conteúdo, links quebrados, manter a frequência da publicação é importante.

Organize ou desorganize

  • Faça ajustes / limpezas periódicas, não precisa refazer tudo, mas ajustar, trocar o tema, manter as coisas mudando dão uma boa impressão de cuidado com o site;
  • Manter referências / links internos e externos é importante;
  • A legibilidade dos elementos (principalmente do corpo do texto) é fundamental. E não, texto tem que ser preto no fundo branco, quem colocar texto em tons de cinza é impressora com pouca tinta no cartucho!
  • Remova o que não serve para nada;
  • Se não estiver ganhando muito dinheiro, remova os anúncios;
  • Não deixe vídeos reproduzirem automaticamente;
  • Não utilize apenas imagens de banco de imagens, confie na sua câmera do celular;
  • A hierarquia visual é importante, disposição, cores e contraste dos elementos visuais nas páginas;
  • Se é um título deve se parecer como um;
  • Não é só o topo que pode ser utilizado com CTA;
  • Logo na esquerda no topo sempre funciona;
  • Menu no topo também;
  • Não entupa de imagens no “slider”;
  • Na dúvida simplifique!
  • As cores importam;

Não é design mas importa

  • Cuide da velocidade de carregamento do site;
  • Links quebrados são ruins em muitos aspectos, mantenha tudo funcionando;
  • SEO é importante;
  • Backup ajuda;
  • Cuide dos textos;
  • Esclareça ao visitante porque ele está ali;
  • Um mecanismo de busca interno eficiente é importante;
  • Páginas de produtos/serviços não são páginas de blog;
  • Links para redes sociais preferencialmente no rodapé, afinal não queremos que ele vá embora logo ao chegar né?
  • Subtítulos são importantes também;
  • Comprimento dos parágrafos devem ser observados;
  • Usar uma linguagem simplificada nos textos ajuda;
  • Opt-in é fundamental;
  • Não faça o usuário pensar demais;
  • Cuidado com os criadores de sites;

Simplificando

  • O site causa emoção?
  • O site é amigável?
  • O site é acessível?
  • O site funciona bem na maioria das telas?
  • O site é fácil de usar?
  • O site carrega rápido?

Faça os seus ajustes.

Lembre-se que se precisar de informações o Analytics também é vida, lá sempre tem informações e insights para nos ajudar em nossa jornada de rejuvenescimento dos sites.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *