Aspectos gerais do design dos sites

Já falei sobre aspectos gerais do design dos sites em mais de uma oportunidade aqui e em outros lugares.

Importante deixarmos muito claro que o objetivo deve ser facilitar a vida do usuário, deixar que ele navegue facilmente, e se possível gerar conversão, entenda isso como receita, venda, opt-in ou sei lá o que você utilize como métrica de sucesso.

O foco é o conteúdo

Certamente, muitas vezes eu mesmo negligenciei o design acreditando que apenas o conteúdo importava.

Se fosse apenas para indexação pelos robôs do Google e da Matrix estaria tudo certo.

Mas lembre-se que temos humanos no outro lado!

Deixe as coisas claras, se quiser que o usuário faça algo, sinalize a ele que algo deve ser feito!

Utilize recursos visuais, imagens, preferencialmente suas e inéditas, eu mesmo utilizo muita imagem de banco de imagens, o que vem a ser um erro, afinal, ela pode ser utilizada em outro lugar.

Deixe o menu ser o orientador da jornada do usuário, facilite o acesso às páginas principais.

Se utilizar uma barra lateral faça bom uso dela, acrescente elementos importantes, diferentes para cada página se for o caso.

E tenha em mente que o rodapé tem seu valor, utilize o seu adequadamente.

Não entupa o layout, deixe espaço para ele “respirar”, ou se preferir espaço em branco.

Nunca esqueça da otimização para dispositivos móveis, a responsividade é fundamental nos dias de hoje.

Faça testes periódicos para ter certeza que está tudo funcionando em dispositivos diferentes.

Não deixe o SEO do conteúdo textual (e das imagens também) em segundo plano, não adianta ter o design dos deuses e não ser encontrado.

Além disso cuidar do conteúdo, links quebrados, manter a frequência da publicação é importante.

Organize ou desorganize

  • Faça ajustes / limpezas periódicas, não precisa refazer tudo, mas ajustar, trocar o tema, manter as coisas mudando dão uma boa impressão de cuidado com o site;
  • Manter referências / links internos e externos é importante;
  • A legibilidade dos elementos (principalmente do corpo do texto) é fundamental. E não, texto tem que ser preto no fundo branco, quem colocar texto em tons de cinza é impressora com pouca tinta no cartucho!
  • Remova o que não serve para nada;
  • Se não estiver ganhando muito dinheiro, remova os anúncios;
  • Não deixe vídeos reproduzirem automaticamente;
  • Não utilize apenas imagens de banco de imagens, confie na sua câmera do celular;
  • A hierarquia visual é importante, disposição, cores e contraste dos elementos visuais nas páginas;
  • Se é um título deve se parecer como um;
  • Não é só o topo que pode ser utilizado com CTA;
  • Logo na esquerda no topo sempre funciona;
  • Menu no topo também;
  • Não entupa de imagens no “slider”;
  • Na dúvida simplifique!
  • As cores importam;

Não é design mas importa

  • Cuide da velocidade de carregamento do site;
  • Links quebrados são ruins em muitos aspectos, mantenha tudo funcionando;
  • SEO é importante;
  • Backup ajuda;
  • Cuide dos textos;
  • Esclareça ao visitante porque ele está ali;
  • Um mecanismo de busca interno eficiente é importante;
  • Páginas de produtos/serviços não são páginas de blog;
  • Links para redes sociais preferencialmente no rodapé, afinal não queremos que ele vá embora logo ao chegar né?
  • Subtítulos são importantes também;
  • Comprimento dos parágrafos devem ser observados;
  • Usar uma linguagem simplificada nos textos ajuda;
  • Opt-in é fundamental;
  • Não faça o usuário pensar demais;
  • Cuidado com os criadores de sites;

Simplificando

  • O site causa emoção?
  • O site é amigável?
  • O site é acessível?
  • O site funciona bem na maioria das telas?
  • O site é fácil de usar?
  • O site carrega rápido?

Faça os seus ajustes.

Lembre-se que se precisar de informações o Analytics também é vida, lá sempre tem informações e insights para nos ajudar em nossa jornada de rejuvenescimento dos sites.

Imagem padrão
Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
Artigos: 549

Deixar uma resposta