Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Como produzir conteúdo para o blog da empresa

Como produzir conteúdo para o blog da empresa

Embora eu dê muitas dicas sobre produção de conteúdo, tenho recebido algumas solicitações de pessoas que precisam produzir conteúdo para o blog da empresa.

Não precisa entrar em pânico, mesmo você não estando acostumado a produzir conteúdo com frequência.

Como produzir conteúdo?

Não importa qual é a pergunta:

  • Como criar conteúdo para web?
  • Como criar conteúdo de qualidade?
  • Como criar conteúdo para blog?
  • Como criar conteúdo para Internet?

Você precisa começar a planejar primeiro.

Planejando o conteúdo

Faça algumas perguntas:

  • O que a empresa faz?
  • Se for algum tipo de produto, detalhe mais.
  • Como o produto X é fabricado?
  • Quais as características do produto X?
  • Dúvidas comuns sobre o produto X.
  • Dicas de utilização do produto X.
  • Se você atende pessoas, presta serviços, da mesma forma, detalhe mais.
  • Quais os serviços que a empresa presta?
  • Para que servem?
  • Para quais empresas ou perfis de usuários se aplica?
  • Como posso obter retorno a partir do serviço Y?

E por aí vai. Se a sua empresa já tem alguma estrutura, invariavelmente você vai ter que envolver outras pessoas para lhe auxiliar a produzir conteúdos.

Pense no processo de vendas, quais são as dúvidas mais comuns dos usuários sobre o produto que você poderia auxiliar a responder antes do comercial precisar fazer isso?

Como você pode ajudar o pessoal do suporte técnico a resolver as 10 dúvidas mais frequentes dos usuários antes que eles entrem em contato por telefone ou criem um ticket de atendimento?

São essas pequenas coisas, quando você perceber já tem massa crítica para escrever muita coisa, fica mais fácil produzir conteúdo para o blog da empresa desta forma.

Mas não é só isso. Tem o seu mercado de atuação, tem as melhores práticas, tem entrevistas com usuários / clientes.

Vá mais a fundo. Escreva os títulos dos posts. Desenhe a estrutura do conteúdo, o que você quer / precisa abordar.

E depois corra atrás do conteúdo. Entregue mais para o usuário.

Se tiver dúvidas específicas comente aí.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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