Embora eu dê muitas dicas sobre produção de conteúdo, tenho recebido algumas solicitações de pessoas que precisam produzir conteúdo para o blog da empresa.
Não precisa entrar em pânico, mesmo você não estando acostumado a produzir conteúdo com frequência.
Como produzir conteúdo?
Não importa qual é a pergunta:
- Como criar conteúdo para web?
- Como criar conteúdo de qualidade?
- Como criar conteúdo para blog?
- Como criar conteúdo para Internet?
Você precisa começar a planejar primeiro.
Planejando o conteúdo
Faça algumas perguntas:
- O que a empresa faz?
- Se for algum tipo de produto, detalhe mais.
- Como o produto X é fabricado?
- Quais as características do produto X?
- Dúvidas comuns sobre o produto X.
- Dicas de utilização do produto X.
- Se você atende pessoas, presta serviços, da mesma forma, detalhe mais.
- Quais os serviços que a empresa presta?
- Para que servem?
- Para quais empresas ou perfis de usuários se aplica?
- Como posso obter retorno a partir do serviço Y?
E por aí vai. Se a sua empresa já tem alguma estrutura, invariavelmente você vai ter que envolver outras pessoas para lhe auxiliar a produzir conteúdos.
Pense no processo de vendas, quais são as dúvidas mais comuns dos usuários sobre o produto que você poderia auxiliar a responder antes do comercial precisar fazer isso?
Como você pode ajudar o pessoal do suporte técnico a resolver as 10 dúvidas mais frequentes dos usuários antes que eles entrem em contato por telefone ou criem um ticket de atendimento?
São essas pequenas coisas, quando você perceber já tem massa crítica para escrever muita coisa, fica mais fácil produzir conteúdo para o blog da empresa desta forma.
Mas não é só isso. Tem o seu mercado de atuação, tem as melhores práticas, tem entrevistas com usuários / clientes.
Vá mais a fundo. Escreva os títulos dos posts. Desenhe a estrutura do conteúdo, o que você quer / precisa abordar.
E depois corra atrás do conteúdo. Entregue mais para o usuário.
Se tiver dúvidas específicas comente aí.