Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Como aprender WordPress?

Como aprender WordPress?

Eu sou suspeito para falar, desde que comecei a mexer com o WordPress me senti impulsionado a ajudar quem tem dúvidas, a como aprender WordPress de maneira simplificada, resolvi que deveria fazer um curso, mas antes disso escrevi um livro!

O processo foi um pouco complexo, reuni muitas informações, fui definindo pontos que eu mesmo tive dificuldades quando começava, misturei pontos que acho importantes, e outros que ajudei dezenas de pessoas e empresas a implementarem.

Começando a me interessar pelo WordPress

Lembro que foi lá no princípio que comecei a utilizar o WordPress, migrei meu blog lá do Blogger para o WordPress, e passei a utilizar mais.

Porém nem sempre fui tão engajado, conforme o tempo passava, embora não utilizasse o WordPress na época para os projetos na empresa, já recomendava a amigos

Passei então a utilizar na minha empresa, na época de produtos SAAS, substituindo uma instalação do Joomla, plataforma preferida da agência que nos atendia, e aí a coisa começou a ficar séria.

E aí começamos a evoluir

Os problemas foram surgindo a medida que exigia mais do WordPress, e comecei a perceber que existia uma grande e desenvolvida comunidade, que auxiliava e apoiava todos os tipos de membros, todos os tamanhos e tipos de negócios, sem basicamente exigir nada em troca.

É claro que o envolvimento foi ficando maior, e eu começava a sentir necessidade de devolver um pouco de tudo o que eu recebia.

O meu blog nem tinha nada específico de WordPress na época, mas eu achava que devia algo de volta para a comunidade.

WordCamp e Meetup

Estranhamente eu descobri que existia um WordCamp aqui na minha cidade antes mesmo de saber que existiam os Meetups.

Pena que o primeiro WordCamp eu perdi a edição de 2013, mas a partir de 2015 não deixei mais de participar!

Essa comunidade é tão democrática, que eu fui o organizador local em 2019, um feito fantástico para mim!

E é claro, a partir dali também me tornei fiel participante do Meetup de WordPress aqui de Porto Alegre. Inclusive é um local que você deve buscar grupos próximos a você e que vão lhe auxiliar a se desenvolver com o WordPress.

Semana passada tive o prazer de participar do WordCamp São Paulo 2019 também, reforçando os laços com a excelente e gigante comunidade paulista.

Coisas que eu acho importantes com WordPress

Quando resolvi escrever o livro e fazer o curso, parti desta estrutura, que me pareceu adequada.

Veja, pensei nisso para você ir direto aos pontos que lhe interessam mais, não precisa fazer o curso de A – Z se o seu interesse for por exemplo, monetização, ou melhorar a segurança do seu blog, e o resto já lhe for familiar.

Sim, eu poderia ter feito cursos menores e mais rápidos, mas achei que precisava entregar um pouco mais!

Estrutura abordada

Confira a estrutura, tanto do livro quanto do curso.

Porque WordPress?

Dados e fatos para você, se tiver alguma dúvida, ir com foco e fé, na melhor plataforma!

Comunidade WordPress

Como aproveitar a comunidade e como auxiliar a comunidade de WordPress! Sites oficiais, grupos, reuniões, empresas e eventos.

Treinamento simplificado de WordPress

Cobrindo desde a instalação do WordPress, instalação de plugins, plugins básicos, instalação de temas, configuração do WordPress, manuntenção, problemas comuns, conteúdos padronizados e tipos de usuários. Bem leve e direto.

Gutenberg sem mistério

Uma seção dedicada a ensinar você a utilizar o novo editor do WordPress, como funcionam os blocos, migrar posts antigos, uma seleção de plugins, temas e widgets, locais para se aprofundar e dicas para tirar todo o proveito das novas funcionalidades.

SEO descomplicado

Para lhe dar em linhas gerais a importância e como implementar as boas práticas de SEO, de maneira facilitada, mesmo para quem nunca soube como fazer.

Temas

Um módulo dedicado a auxiliar você a encontrar temas, de todos os tipos, gratuitos, comerciais, como personalizar, temas básicos e por onde partir.

Herdei um site e agora?

Pontos que você precisa verificar após “ganhar” um site ou blog, que você não faz ideia de como foi feito ou quais problemas ocultos podem estar prontos para surgirem.

Monetização de blogs

Aqui eu selecionei apenas maneiras de monetizar que eu já vi funcionando, ou eu mesmo utilizei, ou auxiliei pessoas e empresas a fazer. Algumas opções você pode implementar de imediato, porém sem fórmulas mágicas.

Melhorando o seu blog

Se você já tem o WordPress sob controle, mas quer saber quais pontos poderia melhorar, em diversos aspectos, este capítulo é para você.

Integrando com redes sociais

Algumas maneiras fáceis para você publicar automaticamente seu conteúdo do blog nas principais redes sociais, além de dicas para facilitar o compartilhamento.

Receitas recorrentes

Com criar e implementar maneiras de gerar receitas recorrentes com WordPress. Diversas dicas e ferramentas que você poderá utilizar.

Segurança

Um dos pontos mais importantes e talvez um dos mais relegados ao segundo plano talvez seja a segurança. Veja como melhorar a segurança do seu site ou blog feito em WordPress, e também como se livrar de alguns problemas.

Otimização e performance

Como melhorar a performance do seu site ou blog, a otimização afeta tudo, até a indexação do seu blog, fique esperto sobre muitos pontos de melhorias.

Manutenção

Como manter o seu blog – ou de terceiros – de maneira facilitada e profissional, muitas dicas e informações importantes sobre isso.

Hospedagem

Pontos importantes que você deve considerar antes de contratar ou de mudar de hospedagem.

Desenvolva seu negócio

Sugestões para você criar e manter seu negócio a partir do WordPress. Dicas para você, para freelancers, profissionais e empresas!

Como se tornar um profissional de WordPress

Se é o seu interesse, selecionei muita coisa para lhe auxiliar nessa jornada, por onde começar, sites importantes, cursos que me ajudaram e como seguir em frente.

Gerando tráfego para o seu blog

Uma das seções mais importantes, cuidados importantes com o conteúdo, busca orgânica, promoção do blog, compartilhamentos e diversos aspectos adicionais.

Ferramentas, plugins e sites úteis

Aqui compilei uma exaustiva lista para seu consumo, plugins, temas, sites e serviços de extrema valia, uns pagos, uns gratuitos, mas sobretudo que vão poupar seu tempo e lhe dar muita agilidade.

Só isso?

Bem, na verdade eu acho que tem bastante coisas para você ler e acompanhar, espero que seja útil.

Foi assim que surgiu o livro e o curso de WordPress Simplificado!

Me avise depois se gostou 😉

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *