Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Benefícios do vídeo marketing

Benefícios do vídeo marketing

Veja, os benefícios do vídeo marketing que estou querendo mostrar aqui são para você, usuário amador, pequeno empreendedor, profissional de marketing de uma pequena ou média empresa.

Não estou nesta série de posts falando com um público seleto de grandes empresas com verbas ilimitadas para fazer tudo o que é tipo de pirotecnia.

Aliás, estou falando para qualquer tipo de profissional, de qualquer área, que tenha interesse em marketing de conteúdo, e queira começar sua carreira produzindo vídeos, ou melhorando o que já tem feito.

Melhora a divulgação da sua marca

Se mais de um bilhão de usuários assistem mais de 250 milhões de horas de vídeos por dia, no YouTube – que é o segundo maior mecanismo de busca do mundo – então faz todo sentido você aparecer lá, é lá que muita gente (e potenciais clientes) estão procurando!

Aumenta as vendas e as conversões

O fato é que os visitantes do seu site tem de 64 à 85% mais chances de comprarem seus produtos ou serviços depois de assistirem a um vídeo sobre eles.

Você pode mostrar na prática o que faz, e como resolve problemas. As pessoas adoram isso!

Melhora o engajamento social

Fora do YouTube você ainda tem recursos de vídeo no Facebook e Instagram para aproveitar. Até no Twitter.

E por algum motivo as postagens com vídeos estão melhora rankeadas nos algoritmos obscuros das redes sociais, ainda atraem e alcançam maior público.

Se quiser tirar algum proveito das combalidas redes, deve pensar nos vídeos.

Constrói confiança

A parte do cérebro estimulada pelo áudio e vídeo faz com que aumente o interesse do usuário pelo o que ele está assistindo.

Inclusive esse reconhecimento ou vínculo faz com ele que volte para ver mais vídeos.

As pessoas buscam nos vídeos criar conexão, buscar conhecimento, encontrar entretenimento e se identificar com alguma coisa, produto ou marca.

Ajuda a melhorar rankings

Embora você possa achar que não, colocar vídeos no YouTube pode melhorar seu ranking no Google, Bing e Yahoo.

Na verdade aumenta em até 50 vezes suas chances de aparecer na primeira página dos resultados do Google, e sim, mais de 75% das pessoas nunca passam da primeira página consultado os resultados das buscas que fizeram.

Pense nisso.

O vídeo está em ascenção

Até 2021 cerca de 80% de todo o tráfego da Internet será de vídeos. As pessoas já estão preferindo assistir a vídeos do que lerem alguma coisa.

Claro, talvez em pouco tempo fique no nível dos blogs, dos banners ou SEO, muita gente fazendo sem muito diferencial.

Mas pense que a onda está se formando ainda, você pode remar e surfar ainda!

Funciona em diversos formatos

Você pode utilizar vídeos no seu canal apropriado, dentro do seu site, nas redes sociais, em formatos específicos, em alta qualidade para o desktop, e até na vertical para os dispositivos móveis.

Até no email marketing já existe algumas alternativas.

Ainda, serve para todos os propósitos, educacionais, institucionais, artísticos, promocionais, vídeos de apresentação, treinamento, vendas, para todo o tipo de demanda existe a possibilidade de se produzir um bom vídeo em algum formato específico.

Claro, faça o dever de casa, roteiro, iluminação, boa captação de áudio, alguma edição simples e elegante, faça direito!

Então pense bem

Não existe uma barreira de entrada para se fazer vídeos, você começa com o seu celular, boa iluminação, talvez um microfone de lapela e algum software básico de edição.

Não são necessários grandes investimentos em equipamentos, você na verdade já tem tudo à sua disposição se parar para pensar.

As pessoas tem procurado os vídeos para aprender coisas novas, o tempo todo, principalmente os mais jovens. Para ter uma idéia, nos últimos 4 anos o consumo de vídeos na aumentou 135%, e o consumo de TV 13%.

A maioria dos usuários procura conteúdos que não encontram na TV. E a preferência do brasileiro é inegável.

  • YouTube – 44%
  • Netflix – 22%
  • WhatsApp – 12%
  • TV Aberta – 12%
  • Facebook – 6%
  • TV paga – 6%
  • Instagram – 1%
  • Net Now – 1%
  • Globo Play – 0%

Ainda, depois da Rede Globo, o canal mais assistido é o YouYube!

Confira o vídeo do Michael Oliveira

Confira outros posts desta série

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *