Anatomia do post perfeito

É claro que você se interessou pelo assunto deste post para chegar aqui certo?

A anatomia do post perfeito chamou a sua atenção! Essa é a ideia inicial de um post, o assunto!

Mas como começo? Nem sei sobre o que escrever!

Bem, o propósito do seu blog é o que deve nortear seus esforços criativos quando for escrever seus posts. Você vai escrever sobre o assunto do seu nicho, aquilo que identificou como uma área em que você pode contribuir para outras pessoas, fazendo alguma diferença, ou pelo menos um assunto relevante ou de destaque.

Algumas maneiras de começar a escrever seu post:

  • Utilize situações reais da vida, do seu dia a dia;
  • Escreva parágrafos curtos;
  • Observe os seus concorrentes e profissionais de blogs;
  • Utilize subtítulos para apoiar seus títulos;
  • Perca algum tempo para nomear o post, é importante;
  • Adicione fotos, gráficos e multimídia ao post;
  • Se o post merecer atualização, atualize, ele não deve morrer depois de ser publicado;
  • Escreva com propósito, com objetivo em mente, o seu público e também utilize algumas técnicas de SEO, mas não precisa se tornar escravo do SEO!
  • Eventualmente faça listas do tipo as 10 melhores dicas…

O pessoal da Kaiak publicou um guia chamado Findability, com novas regras de marketing de conteúdo, bem interessantes, que falam basicamente o seguinte:

  1. Trate palavras chave como um diferencial
  2. Tenha uma voz com a qual os consumidores se identifiquem
  3. Construa confiança com transparência
  4. Adapte as boas ideias em diferentes formatos
  5. Títulos são tudo
  6. Use notícias e agregue novidades
  7. Você precisa aprender a guardar e compartilhar apenas o conteúdo que vale a pena
  8. Não poste, engaje!
  9. O bom conteúdo estimula conexões
  10. Construa conteúdo em um plano contínuo
  11. Inspiração vem de fontes diferentes
  12. Qualidade é tão importante quanto quantidade
  13. Quantidade importa
  14. Defina seu timing e seja fiel a ele
  15. Não barganhe conteúdo
  16. Acompanhe o trabalho do seu inimigo
  17. Use um tema para promover outro
  18. Recicle seus melhores conteúdos
  19. Saiba explorar conteúdos estratégicos
  20. Use conteúdo para converter fãs em clientes

Então vamos ao que interessa, comece a escrever já se não fez isso ainda. A parte mais incrível de escrever posts para o seu blog é: Quanto mais você escreve, melhor os posts vão ficando! Incrível não?

Dando um up nos seus posts

  • Utilize colchetes no título, aumenta a taxa de leitura;
  • Utilize números no título do post, gera mais clicks;
  • Utilize a URL do post do menor tamanho possível;
  • Mantenha a URL o mais descritiva possível;
  • Sempre utilize uma imagem destaque bonita e colorida;
  • Se possível coloque os botões de compartilhamento social bem acima do conteúdo;
  • Comece com frases mais curtas;
  • Adicionar imagens, gráficos e vídeos dentro do texto do post aumentam a credibilidade;
  • Usar bullets e listas melhoram a leitura para o usuário;
  • Faça o texto ser prático de ler, memorizar, copiar e lembrar;
  • Use suas melhores fotos e imagens;
  • Transmita suas emoções;
  • Use infográficos;
  • Mais imagens normalmente significam mais compartilhamentos;
  • Mencione os influenciadores ou aqueles conteúdos que você utilizou de terceiros;
  • Não tenha medo de pedir para as pessoas compartilharem seu conteúdo;
  • Quanto maior o tamanho do post (pelo menos 2.000 palavras) maior a chance dele ser compartilhado;
  • Sempre deixa uma imagem destaque;
  • SEO é importante mas não é tudo;
  • Inclua hashtags se for possível;
  • Publique entre as 8h e 12h.

Então? É fácil? Claro que não! Mas é estimulante, faz bem, aumenta a moral e auto estima, nos dá cada vez mais ideias, ajuda as pessoas, motiva, cativa, estimula as coisas boas. Escreva!

E – S – C – R – E – V – A!

Escrever liberta, de diversas formas, transforma você numa pessoa melhor, e a todos ao seu redor, em casa e no outro lado do mundo acessando os posts do seu blog.

infografico criando conteudo melhor

O infográfico acima dá dicas para criar conteúdos 10x melhores que a concorrência, mesmo sendo inglês é fácil de compreender. O infográfico abaixo mostra mais o post propriamente.

o post perfeito

Então, e agora? Mãos a obra! Aproveita se gostou e compartilha!

Se preferir assista ao vídeo!

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Gustavo Tagliassuchi
Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.