[Agência Digital na prática] Evolução Constante

Agência Digital na prática - Evolução Constante

Ninguém faz nada sozinho. Você além de todos os serviços que tem, todas as coisas que falamos acima, ainda tem a tarefa mais importante, se manter atualizado, se manter conectado e permanentemente evoluído, e todos os aspectos. O segredo (ou mantra) é Evolução Constante!

Conecte clientes

Durante sua vida profissional você vai conhecer muita gente, não tenha medo de indicar um cliente para outro caso você visualize alguma sinergia entre eles.

Eles vão notar que você se preocupa com o negócio dele, e se acontecer algo bom entre eles você ainda vai ser lembrado, e certamente recompensado.

Nada mais gratificante quando um cliente começa a te ligar para outros assuntos, me indique um advogado, me indique um mecânico, preciso fazer isso no meu barco, onde você acha que posso fazer?

É a relação de confiança e amizade se fortalecendo. Aproveite isso.

Concorrência

Dizem que concorrente bom é concorrente morto. Não concordo. Às vezes encontrava meus concorrentes na antessala de uma reunião para apresentar um projeto. Ríamos e brincávamos.

Às vezes você será inclusive perguntado pelo prospect sobre um concorrente que está no páreo, a sua resposta faz parte da avaliação, seja sincero, se a empresa for realmente boa fale, não tenha medo.

Eventualmente você vai precisar de um concorrente para terceirar um projeto, partes de um projeto, ou fazer benchmark de algo que ele já tenha feito e você não.

Concorrente pode ajudar muito, dependendo do caso um terceiriza para o outro apenas partes de serviços.

Imagine que seu concorrente tem uma infraestrutura de edição de vídeos que você não tem, em contrapartida você tem um designer de mão cheia ocioso a maior parte do tempo.

Faça as contas, seja cooperativo.

Parceiros

Parceiros comerciais são importantes em todos os sentidos, normalmente o tempo passa e você se torna amigo deles. São eles que lhe fornecem soluções adicionais que vão agregar valor aos seus serviços e serem úteis aos clientes.

Tenha sempre sua carteira de parceiros bem arrumada. Ajude o parceiro a crescer e ele vai fazer o mesmo com você. Quando tiver um problema ou demanda especial fale com seus parceiros, nessa hora você vai entender melhor o significado desta palavra.

Eventos

Participe de todos eventos que puder, diretamente relacionados ao seu ramo de atividade ou não. Os eventos sempre nos dão bons insights, sacadas de outras pessoas de fora do nosso mercado, com outra visão.

Nunca deixe de participar de nenhum evento que puder. Principalmente se você não estiver próximo a um grande centro.

E vejam, falo participar de um evento presencial ou online, sempre agrega, sempre tem alguma coisa nova para aprender.

Networking

Está meio subentendido né? Ninguém faz nada sozinho, se relacione, sempre, vá nos eventos dos clientes, dos parceiros, dos concorrentes. Leve sempre cartões de visita.

Seu cartão de visita não precisa ser um front light com tudo o que você faz e o valor dos serviços, mas pode ter uma frase mágica para o receptor lembrar de você depois, ah o cara dos sites especiais, do SEO infalível, do site gerenciável.

No dia seguinte ao evento mande um e-mail, agradecendo a conversa que tiveram, se colocando à disposição. Assim ele lembrará mais facilmente de você, e as coisas começam a se mexer.

Associações e entidades

Como fundador da AGADi, que virou ABRADi-RS, entidade que deu início ao movimento organizado das agências digitais, e inspirou a criação da ABRADi Nacional, e hoje está espalhada pelos 4 cantos do Brasil lhe digo, é importante a associatividade entre concorrentes e parceiros.

Muita gente não participa porquê não gosta. Reserve uma disponibilidade de caixa somente para este fim, participar de entidades específicas do seu mercado e de associações comerciais relevantes onde você está localizado. Ali tem muito cliente precisando de carinho e atenção, então é lá que você tem que estar.

O retorno disso (ei não é só pagar), é fantástico. Mas você tem que participar. Não tenha medo mesmo que a agência seja somente você, todo mundo começa pequeno. Participe e aproveite o relacionamento e em seguida estará gerando negócios.

Outra coisa importante que você vai perceber, as vezes um concorrente nem era assim como a gente esperava, era uma pessoa legal no final das contas, e uma grande agência que fatura milhões tem um líder extremamente prestativo e acessível.

Você ainda tem o sindicato da categoria, normalmente reúne empresários de todos os portes, tem secretarias no interior, pesquise sobre isso. Veja as associações comerciais de maior relevância no seu estado e onde elas se localizam, bem como os tipos de eventos interiorizados se for o seu caso.

Talvez você esteja pensando: Ah, mas na minha cidade não tem nenhuma associação e nem entidade.

Então crie o seu evento! Crie sua entidade! Talvez na primeira edição só tenha você e barman, mas se não começar com algo como vai saber até onde pode chegar?

Aulas

Tive oportunidade de dar algumas aulas como professor convidado em uma grande universidade aqui da região. Não só o professor que me convidou virou amigo, como foi meu orientador na graduação e depois até meu sócio!

No processo conheci ótimos alunos que viraram estagiários e funcionários, alguns estão comigo até hoje!

Não importa que seja uma pequena escola, uma universidade. Vá lá, mostre sua cara, seja acessível e fácil de ser encontrado.

Esse tipo de coisa é fundamental para melhorar o relacionamento e conhecer pessoas interessantes e que podem lhe agregar.

Palestras e workshops

Da mesma forma que dar aulas, as palestras são importantíssimas. Você demonstra conhecimento, cria relevância no mercado e ainda conhece muita gente.

Quem não é visto não é lembrado!

Aceite os convites que aparecerem, vá lá e mostre porque veio ao mundo. E lembre-se, somos seres digitais, o mesmo vale para webinars e outras atividades online.

Escreva, escreva, escreva

Não tem nenhum motivo para você não escrever.

Eu mantenho alguns blogs funcionando, 5 deles recebem atualizações no mínimo semanais. Eu deveria concentrar tudo eu sei, mas tenho eles separadamente porque utilizo os mesmos para diversos fins, até para testar softwares e ferramentas, então consigo realizar mais dessa forma.

Mas o que estou dizendo é que você tem que escrever sobre seu nicho, sobre o que gosta, tenha o blog da sua empresa e tenha seu blog pessoal separado se quiser.

Você deve sabe sobre inbound marketing, então não se limite aos posts do blog, você pode fazer e-books, vídeos, podcasts, newsletters, white papers e muitas outras coisas.

Pense nisso mas comece a fazer logo!

Cuidado com as redes sociais

As redes sociais são relevantes sim, embora publique muito no Facebook, Twitter, LinkedIn Google+, tenho observado que o retorno mais importante e relevante tem sido do LinkedIn.

Então trate de monitorar os resultados e focar mais onde tem mais retorno. Mas guarde os posts de política nos arquivos do Word em seu computador.

Lembre-se que as pessoas são diferentes, então vamos focar nos negócios, política é coisa sensível no nosso país. Falo por experiência própria.

Vídeo: Evolução Constante

Assista ao vídeo, ele contém informações adicionais.


Módulos do curso

  • Introdução: Você está começando, seus problemas não são exclusivos, a percepção que criam de você e do seu negócio.
  • Posicionamento: Quem você é e como se posiciona para o mercado.
  • Tipos de clientes: Tipos de clientes que você vai encontrar, que você vai atender e como atender adequadamente.
  • Leads, briefing, propostas e contratos: Como organizar melhor o ciclo de vendas, tipos de propostas, sugestão de propostas, contratos e ferramentas úteis para lhe auxiliar neste processo.
  • Produzindo e entregando: Como fazer, entregar e garantir que tudo esteja de acordo. Encante o cliente. Ainda, ferramentas para apoiar este processo.
  • Atendimento e suporte técnico: Organize suas demandas, controle as demandas dos seus clientes, atenda bem e os deixe sempre felizes.
  • Receitas recorrentes: Como manter o fluxo do faturamento sem ter que correr atrás todo o mês. Exemplos práticos e fáceis de implementar.
  • Evolução constante: Como se manter atualizado, conectado e sempre evoluir.
  • Finalizando: E agora? Como seguir adiante?

Gustavo Tagliassuchi

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

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