Eu sou muito suspeito para falar sobre isso, você deveria estar produzindo conteúdo adoidado, tanto para seus próprios propósitos quanto para sua empresa.
De acordo com o Media Reactions da Kantar, 67% dos profissionais de marketing se sentem positivos em relação às possibilidades do uso da Inteligência Artificial.
Segundo a CMI, os três tipos/formatos de conteúdo mais populares são artigos/postagens curtas (94%, acima dos 89% do ano passado), vídeos (84%, acima dos 75% do ano passado) e estudos de caso/histórias de clientes. (78%, acima dos 67% do ano passado).
Quase três quartos (71%) usam artigos longos, 60% produzem conteúdo visual e 59% elaboram e-books ou white papers de liderança inovadora.
Menos da metade dos profissionais de marketing usam folhetos (49%), fichas técnicas ou de produtos (45%), relatórios de pesquisa (36%), conteúdo interativo (33%), áudio (29%) e transmissão ao vivo (25%).
Mas vamos lá às tendências (ou previsões se preferir) em marketing de conteúdo para 2024!
- O vídeo continua crescendo, sendo mais utilizado como adicional ao conteúdo textual;
- Conteúdo interativo;
- Utilização de ferramentas de IA;
- Postagens de redes sociais geradas por IA;
- Otimização para pesquisa por voz;
- Hiper personalização;
- Mais qualidade no conteúdo gera mais confiança do usuário;
- Maior demanda por podcasts;
- Desenvolvimento de mais conteúdos de nicho;
- Conteúdos gerados pelos usuários;
- Criação de grupos de tópicos para fortalecer as marcas;
- Entender mais atenção e emoção do usuário;
- IA mudando tudo no SEO;
- Estratégias de conteúdo integram-se com marketing, comunicação e vendas;
Canais mais utilizados
- Eventos digitais (44%)
- Podcasts (30%)
- Microssites (29%)
- Revistas digitais (21%)
- Comunidades online de marca (19%)
- Eventos híbridos (18%)
- Revistas impressas (16%)
- Plataformas de aprendizagem online (15%)
- Aplicativos móveis (8%)
- Marcas de conteúdo separadas (5%)
Canais mais eficazes de distribuição de conteúdo
- Eventos presenciais (56%)
- Webinars (51%)
- Email marketing (44%),
- Plataformas de mídia social orgânica (44%),
- Blogs (40%)
- Boletins informativos por e-mail (39%)
Previsões da IA
Mas eu não parei na pesquisa, eu consultei os oráculos da IA, ChatGPT, Bing, Bard e outros menos conhecidos, confira as previsões da IA.
- Conteúdo interativo;
- Estratégias de conteúdo “evergreen”
- Busca por voz e conteúdo de áudio;
- Personaliação de conteúdo;
- Mais automatização;
- Chatbots humanizados;
- Formatos de conteúdo diversificados;
- Análise de dados avançada;
Então, como você acha que ficaremos em 2024? Vamos observar as tendências, previsões e ver o que acontece em 2024. Nos vemos em 2025!