Tendências de marketing de conteúdo para 2024

Eu sou muito suspeito para falar sobre isso, você deveria estar produzindo conteúdo adoidado, tanto para seus próprios propósitos quanto para sua empresa.

De acordo com o Media Reactions da Kantar, 67% dos profissionais de marketing se sentem positivos em relação às possibilidades do uso da Inteligência Artificial.

Segundo a CMI, os três tipos/formatos de conteúdo mais populares são artigos/postagens curtas (94%, acima dos 89% do ano passado), vídeos (84%, acima dos 75% do ano passado) e estudos de caso/histórias de clientes. (78%, acima dos 67% do ano passado). 

Quase três quartos (71%) usam artigos longos, 60% produzem conteúdo visual e 59% elaboram e-books ou white papers de liderança inovadora. 

Menos da metade dos profissionais de marketing usam folhetos (49%), fichas técnicas ou de produtos (45%), relatórios de pesquisa (36%), conteúdo interativo (33%), áudio (29%) e transmissão ao vivo (25%).

Mas vamos lá às tendências (ou previsões se preferir) em marketing de conteúdo para 2024!

  • O vídeo continua crescendo, sendo mais utilizado como adicional ao conteúdo textual;
  • Conteúdo interativo;
  • Utilização de ferramentas de IA;
  • Postagens de redes sociais geradas por IA;
  • Otimização para pesquisa por voz;
  • Hiper personalização;
  • Mais qualidade no conteúdo gera mais confiança do usuário;
  • Maior demanda por podcasts;
  • Desenvolvimento de mais conteúdos de nicho;
  • Conteúdos gerados pelos usuários;
  • Criação de grupos de tópicos para fortalecer as marcas;
  • Entender mais atenção e emoção do usuário;
  • IA mudando tudo no SEO;
  • Estratégias de conteúdo integram-se com marketing, comunicação e vendas;

Canais mais utilizados

  • Eventos digitais (44%)
  • Podcasts (30%)
  • Microssites (29%)
  • Revistas digitais (21%)
  • Comunidades online de marca (19%)
  • Eventos híbridos (18%)
  • Revistas impressas (16%)
  • Plataformas de aprendizagem online (15%)
  • Aplicativos móveis (8%)
  • Marcas de conteúdo separadas (5%)

Canais mais eficazes de distribuição de conteúdo

  • Eventos presenciais (56%)
  • Webinars (51%)
  • Email marketing (44%),
  • Plataformas de mídia social orgânica (44%),
  • Blogs (40%)
  • Boletins informativos por e-mail (39%)

Previsões da IA

Mas eu não parei na pesquisa, eu consultei os oráculos da IA, ChatGPT, Bing, Bard e outros menos conhecidos, confira as previsões da IA.

  • Conteúdo interativo;
  • Estratégias de conteúdo “evergreen”
  • Busca por voz e conteúdo de áudio;
  • Personaliação de conteúdo;
  • Mais automatização;
  • Chatbots humanizados;
  • Formatos de conteúdo diversificados;
  • Análise de dados avançada;

Então, como você acha que ficaremos em 2024? Vamos observar as tendências, previsões e ver o que acontece em 2024. Nos vemos em 2025!

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Gustavo Tagliassuchi
Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.