Resumo: Este artigo demonstra que o acesso às ferramentas de descoberta de conhecimento atualmente é feito apenas por empresas de grande porte, em função de recursos financeiros necessários para se adquirir ou mesmo operar e manter ferramentas deste tipo. Entende-se que, de maneira simples e acessível, as empresas precisam ter acesso às informações disponíveis na Internet sobre seus mercados, concorrentes e tendências, se preocupando apenas com a análise dos dados descobertos e não com a forma que isso é feito. Este trabalho sugere um projeto para o desenvolvimento de um sistema de descoberta de conhecimento para inteligência competitiva, a fim de auxiliar empresas de todos os portes a utilizarem tais recursos em benefício de do desenvolvimento de seus negócios.
Este é o meu artigo final do Pós na ULBRA em 2006.
Abstract: This article demonstrates that the access to knowledge discovery tools currently is made only by big companies, by the way of the financial resources necessary to acquire and maintain such tools. But we understand that all companies of all sizes must have access to qualified information found at Internet, about market, customers, competitors and trends. This work suggests a project to develop a system of knowledge discovery to competitive intelligence, that uses information available in the Internet in order to support business process.