Neste momento é importante utilizarmos as ferramentas e aplicativos para nossas agências permanecerem se comunicando melhor em tempos de isolamento.
É importante lembrar do básico, celular e telefone fixo seguem funcionando, assim como o bom e velho e-mail.
Claro que se você estiver em casa, talvez um siga-me do número fixo do escritório (se ele existir) para o seu celular pode ajudar.
E quem ainda tem telefone fixo em casa, obviamente não vai querer que os clientes liguem para lá.
Acertando nas reuniões
Eu particularmente tenho reuniões diárias com meus clientes. Quando você marca um evento na sua agenda do Google já pode imediatamente adicionar convidados e criar um link de reunião online do Google Meet (antigo Hangouts), para o Gmail ou para o Gsuite o calendário oferece isso!
O Google Meet é rápido e direto, ninguém precisa instalar nada para se comunicar, por áudio e por vídeo se for necessário. Se utilizar o vídeo esteja em um local mais ou menos adequado para transmitir uma boa impressão aos ouvintes do outro lado.
Ainda, você pode utilizar o Skype. Para aqueles que não querem instalar o Skype existe a opção de utilizar o Skype web e também você pode enviar link de reuniões online via Skype, onde ninguém precisa instalar nada!
Ainda que a Microsoft está muito legal disponibilizando uma versão gratuita do Microsoft Teams, que também serve aos propósitos corporativos de empresas de todos os portes.
Existem outras dezenas de ferramentas, até o inseguro Zoom tem suas boas qualidades, essas inclusive o Google stá copiando ferozmente e disponibilizando no Meet, então fique atento.
Também é importante lembrar que em alguns dias o Facebook Messenger vai receber uma atualização, vai ficar mais parecido com o Zoom, e permitir videoconferência para até 50 pessoas, fique atento.
Se for utilizar o celular
O celular segue sendo ferramenta multi uso, além do Meet que funciona pelo celular, Skype para o celular, você ainda tem uma ferramenta mais simples, o Google DUO, para reuniões com vídeo com uma ou mais pessoas, e tem a possibilidade de utilizar o WhatsApp, que tem uma limitação temporária de 3 usuários, mas que vai ser aumentada para 10 em poucos dias.
Então de fato temos muitas alternativas para contactarmos nossos clientes e mantermos as coisas funcionando.
É bom lembrar
Se você atende muitos clientes podem disponibilizar conteúdos no seu blog, plataformas de treinamento e criar webinars, esses são mais apropriados para você apresentador despejar os conteúdos, com pouca ou nenhuma interação do outro lado.
Ainda existem opções para você criar screencasts para treinamentos, para demonstrações, e para manter o registro do que envia aos seus clientes.
Embora todas as ferramentas acima praticamente permitem o compartilhamento de tela, se for algo que você tenha que repetir com frequência para vários clientes, pode fazer mais sentido gravar e disponibilizar sempre que necessário.
De outra forma, se precisar de interação então utilize as ferramentas de videoconferência sugeridas acima ou as que estiverem mais adequadas ao seu negócio e público.
Ainda que no meu caso utilize uma ferramenta de controle de tickets que segue funcionando à pleno neste momento, mantendo o controle do que os clientes demandam facilmente.
Então fique mais disponível e utilize a tecnologia ao seu favor.
Estamos sem contato pessoal mas para quem reclama que “prefere o olho no olho” em uma reunião presencial, lembro que isso não tem volta, olhe bem para a webcam que o efeito é quase o mesmo.E
E falando nisso, não economize na qualidade da webcam!