Receitas recorrentes com WordPress

Caso você esteja aqui para aprimorar seus conhecimentos, e prestar serviços para terceiros, como profissional liberal, freelancer ou mesmo abrindo uma empresa, então é importante saber algumas coisas sobre receitas recorrentes.

Eu sou suspeito para falar, afinal vivo disso.

Então com o passar do tempo aprendi algumas coisas, uma delas é mostrar a quantidade de coisas que fazemos pelos nossos clientes, todo mês, e isso ajuda a valorizar o nosso trabalho.

É importante ter em mente que as receitas recorrentes são fundamentais em qualquer negócio.

E através dela que você começa a garantir o fluxo financeiro para pagar suas despesas recorrentes, e não ter que correr atrás da máquina todo mês, pelo menos não enlouquecidamente.

11.1 – Mas como criar receitas recorrentes?

Bom, o WordPress ajuda muito. Você tem dezenas de tipos se serviços que pode oferecer de maneira recorrente, por exemplo:

  • Relatório de horas dedicadas a ele a cada mês, segmentado, desenvolvimento, criação de conteúdo, suporte técnico etc.;
  • Relatórios de monitoramento do site;
  • Análise de Analytics;
  • Análise de relatórios de email marketing;
  • Análise de anúncios no AdSense e no Facebook;
  • Quantidade de backups executados;
  • Varreduras de vírus e malware;
  • Links quebrados;
  • Análise de SEO;
  • Formulários recebidos, ou controle de leads;
  • Informações sobre a hospedagem;
  • Quantidade de atualizações de core e de plugins;
  • Tempo de uptime;
  • Relatórios de posts publicados, de compartilhamentos sociais;
  • Páginas de destino personalizadas (landing pages);
  • Monitoramento de concorrentes;

E por aí vai. Mas não seria mais interessante se você pudesse contar com algumas ferramentas para automatizarem a geração destes relatórios.

Lembrando que isso são relatórios, você ainda pode incrementar oferecendo outros serviços.

  • Hospedagem profissional;
  • Backup externo na nuvem;
  • Antivírus e firewall;
  • Treinamento em WordPress;
  • E-mail profissional;
  • Registro de domínios;
  • Temas personalizados;

Se você começar a monitorar, vai ter dados para mostrar o antes e o depois! Controle seu atendimento, quantidade de chamados/tickets, tudo passa a ser mensurável.

Pense no seguinte, qual o problema? Este problema é recorrente? Afeta mais de um cliente? Então dá para “produtizar”, pense nisso.

11.2 – Ferramentas que podem auxiliar na criação de receitas recorrentes

São específicas para WordPress e múltiplos sites/clientes. A maioria é paga, mas tem trials e add-ons, o que facilita a composição do preço final. Links no final do curso.

  • ManageWP
  • MainWP
  • iThemes Sync
  • InfiniteWP
  • CMS Commander
  • WP Dash
  • WP Remote
  • iControl WP
  • Uptime Robot
  • Fresh Ping
  • AgencyAnalytics
  • FreshDesk

Tudo pode ser utilizado para monetização, pense nisso.

Não foque no preço, foque nos benefícios, sua experiência, sua metodologia, seus resultados, depoimentos de outros clientes.

11.3 – Transforme serviços em produtos com receita recorrente

Exato! Veja as coisas que seus clientes têm pedido de maneira recorrente, veja as coisas que mais dão problemas para eles, coisas que até não são sua responsabilidade, mas te atingem (hospedagem de sites de baixa qualidade por exemplo), algo que você possa fazer facilmente ou rapidamente.

Então crie um produto, crie suas regras, pacotes, faixas de preço.

E comece divulgando e oferecendo a quem já é cliente. Ajuste o preço e automatize o que for possível.

Outra coisa que pode ajudar é deixar os seus produtos/serviços quase que um self servisse, o cliente vai “pegando” e pagando conforme usa. Dá trabalho, mas pode ser alguma coisa para o futuro.

Base de conhecimento, perguntas frequentes, formulário de abertura de tickets, páginas de treinamento, tudo pode servir para este fim.

Você é o consultor dos seus clientes. Deve ser sempre um bom parceiro, sempre prestando serviços de maneira profissional e atendendo da melhor forma.

Os clientes antigos são sua segurança, não podem ser um fardo, pense nisso.

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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