Mas o que é teste A/B para email marketing?

Mas o que é teste A/B para email marketing?

Teste A/B são testes feitos para se testar variações. Ele pode ser feito numa página na web, mas neste caso estamos falando de se fazer variações e teste A/B para de email marketing.

É importante e uma excelente prática fazer teste A/B. Com o passar do tempo você vai perceber que os ganhos valem o esforço.

Ainda que as melhores ferramentas do mercado dão suporte a essa excelente ferramenta. Saiba ainda que embora o nome seja esse, você pode fazer testes A/B/C/… e por aí vai.

Mas comece de maneira simples, não mexa em muitas coisas a cada interação, de preferência uma apenas, e meça os resultados e analise os que não deram certo.

Você pode fazer o teste e analisar os dados, ou ajustar a sua ferramenta de envio para fazer o envio com base nos resultados “vencedores”, por exemplo, usando os ajustes para a amostra que mais visualizou, mais abriu ou mais clicou por exemplo.

Exemplo prático

  • Teste A = 1 clique
  • Teste B = 15 cliques
  • Vencedor = Teste B, este será enviado para o restante da base

Tipos de teste A/B para email marketing

  • Alterar o assunto do e-mail;
  • Variar o tamanho do assunto do e-mail;
  • Fazer uma peça com imagens e uma sem;
  • Alterar o texto do preheader;
  • Alterar o título da notícia destaque;
  • Alterar a imagem destaque;
  • Alterar a formatação da peça de e-mail;
  • Alterar completamente o template do e-mail;
  • Alterar as cores de alguns elementos da peça de e-mail, os botões por exemplo;
  • Testar a mesma peça em diferentes horários;
  • Com e sem personalização;
  • Textos mais curtos ou textos mais longos;

Erros ao se fazer teste A/B para email marketing

  • Terminar o teste muito cedo
  • Fazer um teste sem uma hipótese adequada
  • Não analisar os testes que falharam
  • Não testar o tempo todo
  • Fazer teste com público pequeno demais
  • Fazer testes quando está alterando os parâmetros
  • Fazer variações demais no mesmo teste
  • Não examinar as métricas quando não tiver resultados expressivos

E o que descobrimos com isso?

Em geral os testes A/B geram dois tipos de dados, quantitativos e qualitativos.

Os dados quantitativos são oriundos a partir dos números da amostra em si. E os qualitativos são oriundos das ações dos usuários.

Então, nos quantitativos descobrimos coisas sobre o processo de envio, no qualitativo descobrimos dados sobre o comportamento da base.

Algumas dicas para ter mais sucesso com teste A/B

  • Formule hipóteses antes de testar;
  • Tenha o tempo necessário para fazer testes adequadamente;
  • Aprenda com os erros;
  • Utilize os acertos;
  • Defina bem a amostra que será utilizada para os testes;
  • Quanto maior a amostra melhor o teste;
  • A lista precisa ser randômica;

De qualquer forma em tudo o que é lugar que li dados a respeito de teste A/B para e-mail marketing, um prazo razoável de teste é pelo menos 5 dias.

É importante que você comece de maneira simples, faça seu teste A/B, analise os resultados, utilize o que vencer, e repita o processo!

Confira o vídeo

Gustavo Tagliassuchi

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

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