Teste A/B são testes feitos para se testar variações. Ele pode ser feito numa página na web, mas neste caso estamos falando de se fazer variações e teste A/B para de email marketing.
É importante e uma excelente prática fazer teste A/B. Com o passar do tempo você vai perceber que os ganhos valem o esforço.
Ainda que as melhores ferramentas do mercado dão suporte a essa excelente ferramenta. Saiba ainda que embora o nome seja esse, você pode fazer testes A/B/C/… e por aí vai.
Mas comece de maneira simples, não mexa em muitas coisas a cada interação, de preferência uma apenas, e meça os resultados e analise os que não deram certo.
Você pode fazer o teste e analisar os dados, ou ajustar a sua ferramenta de envio para fazer o envio com base nos resultados “vencedores”, por exemplo, usando os ajustes para a amostra que mais visualizou, mais abriu ou mais clicou por exemplo.
Exemplo prático
- Teste A = 1 clique
- Teste B = 15 cliques
- Vencedor = Teste B, este será enviado para o restante da base
Tipos de teste A/B para email marketing
- Alterar o assunto do e-mail;
- Variar o tamanho do assunto do e-mail;
- Fazer uma peça com imagens e uma sem;
- Alterar o texto do preheader;
- Alterar o título da notícia destaque;
- Alterar a imagem destaque;
- Alterar a formatação da peça de e-mail;
- Alterar completamente o template do e-mail;
- Alterar as cores de alguns elementos da peça de e-mail, os botões por exemplo;
- Testar a mesma peça em diferentes horários;
- Com e sem personalização;
- Textos mais curtos ou textos mais longos;
Erros ao se fazer teste A/B para email marketing
- Terminar o teste muito cedo
- Fazer um teste sem uma hipótese adequada
- Não analisar os testes que falharam
- Não testar o tempo todo
- Fazer teste com público pequeno demais
- Fazer testes quando está alterando os parâmetros
- Fazer variações demais no mesmo teste
- Não examinar as métricas quando não tiver resultados expressivos
E o que descobrimos com isso?
Em geral os testes A/B geram dois tipos de dados, quantitativos e qualitativos.
Os dados quantitativos são oriundos a partir dos números da amostra em si. E os qualitativos são oriundos das ações dos usuários.
Então, nos quantitativos descobrimos coisas sobre o processo de envio, no qualitativo descobrimos dados sobre o comportamento da base.
Algumas dicas para ter mais sucesso com teste A/B
- Formule hipóteses antes de testar;
- Tenha o tempo necessário para fazer testes adequadamente;
- Aprenda com os erros;
- Utilize os acertos;
- Defina bem a amostra que será utilizada para os testes;
- Quanto maior a amostra melhor o teste;
- A lista precisa ser randômica;
De qualquer forma em tudo o que é lugar que li dados a respeito de teste A/B para e-mail marketing, um prazo razoável de teste é pelo menos 5 dias.
É importante que você comece de maneira simples, faça seu teste A/B, analise os resultados, utilize o que vencer, e repita o processo!