Mas o que é teste A/B para email marketing?

Mas o que é teste A/B para email marketing?

Teste A/B são testes feitos para se testar variações. Ele pode ser feito numa página na web, mas neste caso estamos falando de se fazer variações e teste A/B para de email marketing.

É importante e uma excelente prática fazer teste A/B. Com o passar do tempo você vai perceber que os ganhos valem o esforço.

Ainda que as melhores ferramentas do mercado dão suporte a essa excelente ferramenta. Saiba ainda que embora o nome seja esse, você pode fazer testes A/B/C/… e por aí vai.

Mas comece de maneira simples, não mexa em muitas coisas a cada interação, de preferência uma apenas, e meça os resultados e analise os que não deram certo.

Você pode fazer o teste e analisar os dados, ou ajustar a sua ferramenta de envio para fazer o envio com base nos resultados “vencedores”, por exemplo, usando os ajustes para a amostra que mais visualizou, mais abriu ou mais clicou por exemplo.

Exemplo prático

  • Teste A = 1 clique
  • Teste B = 15 cliques
  • Vencedor = Teste B, este será enviado para o restante da base

Tipos de teste A/B para email marketing

  • Alterar o assunto do e-mail;
  • Variar o tamanho do assunto do e-mail;
  • Fazer uma peça com imagens e uma sem;
  • Alterar o texto do preheader;
  • Alterar o título da notícia destaque;
  • Alterar a imagem destaque;
  • Alterar a formatação da peça de e-mail;
  • Alterar completamente o template do e-mail;
  • Alterar as cores de alguns elementos da peça de e-mail, os botões por exemplo;
  • Testar a mesma peça em diferentes horários;
  • Com e sem personalização;
  • Textos mais curtos ou textos mais longos;

Erros ao se fazer teste A/B para email marketing

  • Terminar o teste muito cedo
  • Fazer um teste sem uma hipótese adequada
  • Não analisar os testes que falharam
  • Não testar o tempo todo
  • Fazer teste com público pequeno demais
  • Fazer testes quando está alterando os parâmetros
  • Fazer variações demais no mesmo teste
  • Não examinar as métricas quando não tiver resultados expressivos

E o que descobrimos com isso?

Em geral os testes A/B geram dois tipos de dados, quantitativos e qualitativos.

Os dados quantitativos são oriundos a partir dos números da amostra em si. E os qualitativos são oriundos das ações dos usuários.

Então, nos quantitativos descobrimos coisas sobre o processo de envio, no qualitativo descobrimos dados sobre o comportamento da base.

Algumas dicas para ter mais sucesso com teste A/B

  • Formule hipóteses antes de testar;
  • Tenha o tempo necessário para fazer testes adequadamente;
  • Aprenda com os erros;
  • Utilize os acertos;
  • Defina bem a amostra que será utilizada para os testes;
  • Quanto maior a amostra melhor o teste;
  • A lista precisa ser randômica;

De qualquer forma em tudo o que é lugar que li dados a respeito de teste A/B para e-mail marketing, um prazo razoável de teste é pelo menos 5 dias.

É importante que você comece de maneira simples, faça seu teste A/B, analise os resultados, utilize o que vencer, e repita o processo!

Confira o vídeo

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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