Ficando seguro na Internet

Até parece contradição, ficando seguro na Internet, como se fosse possível certo? É bem complicado, mas podemos minimizar o problema.

Como sempre fui nerd e iniciei os estudos na área na década de 90, era comum os vizinhos, amigos, amigos dos amigos, pedirem alguma ajuda a toda hora.

Eu sempre ajudava, e o que posso analisar em comum da maioria dos casos é que as pessoas não dão a mínima atenção para os aspectos básicos de segurança, e nem vou entrar nos detalhes técnicos, me refiro apenas a utilização de qualquer dispositivo que você tenha que colocar seus dados para utilizar.

  • Você anda com a bolsa ou com a mochila aberta na rua?
  • Oferece seus dados pessoais para desconhecidos?
  • Empresta seu cartão de crédito para uma pessoa que conheceu hoje?
  • Entra no carro de alguém que parou a 10 segundos na sua frente e você desconhece quem seja?

É mais ou menos isso, então porque o desleixo com tudo o que vem da Internet?

O problema

A tecnologia evolui sem avisar, as coisas mudam do dia para a noite, e as pessoas ficam com medo, e para vencer os medos acabam fazendo coisas sem pensar muito no que isso pode implicar.

Conheço pessoas que nunca compraram pela Internet em sites, mas enviam seus dados de cartão de crédito para a moça da agência de viagem sem nunca terem estado lá e nem conhecerem a moça, por e-mail, porque é diferente né? Errado!

A tecnologia

Temos que aproveitar as vantagens que a tecnologia nos oferece, vou citar algumas coisas e sugerir juntamente o que você pode fazer para ficar um pouco mais seguro.

O seu computador, notebook ou o que seja: Qualquer computador novo hoje já vem com sistema operacional, vamos lá, Windows 10, então não tem motivo para utilizar o Windows pirata.

Eventualmente o Windows pirata já era distribuído com software malicioso dentro, para roubar seus dados e utilizar a sua máquina em redes de computadores zumbis. Não tem motivo.

Ah utiliza o pacote do Office e é caro? Não amigo, R$ 25,00 por mês para 5 computadores na sua casa (e mais 1TB de espaço na nuvem para arquivos) é muito barato né? E se você ainda estuda é grande a chance da sua escola ou universidade fornecer as chaves (números de série) de todos os softwares da Microsoft (e de outros fabricantes) de graça, durante a vigência do seu contrato com a instituição.

E quando for o caso de atualizar o software, sistema operacional, navegadores e o que mais for, faça isso, mas LEIA A MENSAGEM, observe se parece correta, e também pague os R$ 150,00 anuais pelo antivírus da moda, afinal é o computador onde você vai fazer as transações financeiras da sua família ou empresa certo?

Chega de sovinagem!

Software legalizado lhe dá direito a suporte técnico e atualizações, significa que deu problema ligue, mande um e-mail, vá para as redes sociais reclamar, e alguém vai lhe ajudar (não eu não faço mais isso).

O seu telefone: Sim, você usa o dia todo, as vezes perde, as vezes é assaltado e ele é levado. Não tem nenhuma desculpa para não ter uma senha, que não seja 12345, que seja segura, uma senha gráfica, ou melhor, dependendo do modelo, a sua digital gravada ali. Ainda pode ter a localização do aparelho ativada, o que vai lhe permitir localizar o aparelho ou no mínimo apagar os seus dados. Ah, e se utilizar o Dropbox o Google Drive ainda pode fazer backup periódico dos seus dados na nuvem. E nem vou falar que a agenda não pode (e nem precisa) ficar gravada no aparelho. Antivírus e programas mágicos de melhoramento de memória dispense no celular, o mesmo vale para seu tablet. Na dúvida não clique.

Suas senhas: De tudo o que é site, merecem algum cuidado, crie 3 tipos de senhas, uma para coisas mundanas (aquelas coisas que se invadirem ou te tirarem não vai fazer muita diferença), uma média de uso geral, e as mais sofisticadas para coisas que envolvam principalmente seu $. Não deixe senhas gravadas a menos que saiba o que está fazendo, muito menos dados de cartão gravados quando não for necessário. E utilize um software para gerenciar suas senhas e sincronizar entre dispositivos e seu computador. Recomendo muito o Enpass. Se tiver possibilidade de acrescentar a senha autenticação adicional faça isso, falarei mais em seguida.

No seu roteador: É mais ou menos sempre a mesma coisa, a pessoa coloca o roteador para funcionar e nunca mais troca a senha, ou pior, deixa a senha padrão da empresa de telefonia ou TV a cabo! É como se você deixasse a chave na porta de entrada do seu prédio imaginando que ficaria seguro no conforto do seu apartamento. Tem que trocar a senha, tem que atualizar o software do roteador, tem que ver quem está acessando… Se quiser só ficar um pouco mais seguro pode desativar o broadcast do SSID, ou deixar sua rede invisível. Quando for conectar um aparelho ela não vai aparecer na lista de redes disponíveis, somente os aparelhos configurados manualmente com o nome da rede (que só você sabe) vão conseguir acessar. Mas é bom manter o nome em algum registro, just in case né?

Seus perfis sociais: Além de cuidar do que você escreve, deve sim utilizar uma senha mais sofisticada, e autenticação adicional. Não tem nenhuma desculpa para não manter seus tokens do Google Authenticator no seu telefone, utilize o Authy para sincronizar entre dispositivos e seu computador, fica muito mais seguro.

Seus blogs e sites: Da mesma forma que o anterior, senhas longas e difíceis são sempre melhores.

Nas compras online: Utiliza a mesma senha para todas as lojas online que compra né? Ainda guarda os dados do cartão no site para facilitar suas próximas compras? Não né? Não faça isso. Embora a maioria dos sites de compras online não permita autenticação de segundo nível (ou autenticação de dois fatores / 2-factor authentication), você deve utilizar uma senha difícil e diferente para cada loja.

Escolha senhas decentes

Nada de coisas fáceis de serem adivinhadas. Veja, decore uma frase, por exemplo:

  • Eu gosto de correr
  • eugostodecorrer (muito simples)
  • 3ug0st0d3c0rr3r (substituí as vogais por números) mas pode melhorar
  • [email protected] (tem uma letra maiúscula e um caracter especial)

E assim você começa a ficar mais seguro ok?

Gerencie suas senhas

A senha que você precisa mesmo lembrar é do telefone e a do computador, as demais podem ser gerenciadas por um software específico. Eu utilizo muito o Enpass como falei anteriormente. Você não precisa lembrar da senha, desde que tenha meios para localizar e recuperar ela facilmente antes de utilizar.

Quer saber mais sobre o assunto?

Leia o que alguns especialistas escreveram, sempre tem alguma coisa que você pode aproveitar.

E se tiver alguma coisa para acrescentar comente aí!

Photo credit: FaceMePLS via Foter.com / CC BY

Gustavo Tagliassuchi

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

2 Responses

  1. Thiago disse:

    Eu devo ter mais de 200 senhas e não sei nenhuma. Utilizo um aplicativo que gera e armazena pra mim. E o melhor de graça. Existem varios apps assim. É só achat um seguro e usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *