Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Email marketing vs Mídias sociais

Email marketing vs Mídias sociais

Já escrevi aqui sobre o retorno do investimento de email marketing e como ele é superior ao segundo colocado, mídias sociais. Então de fato isso não é um embate de email marketing vs mídias sociais, mas sim algumas coisas que podemos fazer para utilizar melhor ambas platformas.

Email marketing vs Mídias sociais

E como ter mais resultados com email marketing usando mídias sociais? Bem, a resposta tem algumas opções, muitas para dizer a verdade. Então vamos a algumas delas.

  • Se diferenciar da concorrência;
  • Saber que 25% dos adultos utilizam uma ou mais redes sociais;
  • Compartilhe mais conteúdos nas mídias sociais;
  • Coloque formulário de opt-in nos seus perfis (quando possível);
  • Promova o opt-in do seu site nas redes sociais;
  • Anuncie no Facebook, Twitter e LinkedIn, mas de acordo com o perfil de cada rede;
  • Quando fizer um webinar tenha certeza de divulgar em todas as redes;
  • Nas redes sociais você terá que ser menos comercial e entreter mais a audiência;

E o que devo cuidar nas mídias sociais?

  • Nem sempre o alcance da publicação vai ser o que você esperava;
  • A maioria dos conteúdos precisa ser adaptado para cada rede;
  • Os usuários tem o poder nas redes, se você fizer algo errado, não passará em branco;
  • Você tem que atingir um nicho, um segmento de usuários, não dá para fazer sucesso com todo mundo ao mesmo tempo;
  • Cuide com os dados fornecidos pelas redes;
  • Perceba que quanto mais você investe mais terá que investir para atingir os mesmos resultados nas ações seguintes;
  • É claro que permite segmentação muito eficiente;
  • Alcance muito limitado;
  • Tem muito ruído nas redes sociais;
  • Não é previsível quando (e mesmo se ocorrerá) o usuário verá sua mensagem;
  • Mas você pode seguir seu usuário por diversas mídias e atingir ele de maneiras diferentes;

E o email marketing segue dando mais resultados?

  • Sim, você tem mais atenção do usuário;
  • Você atinge diretamente a caixa de entrada;
  • Ele já conhece você;
  • É relativamente barato de fazer e manter;
  • Você controla o que vai ser enviado e para quem;
  • Pode personalizar sempre que possível;
  • Pode segmentar as mensagens para aumentar a conversão;
  • Pode fazer testes e automatizar melhores resultados;
  • O e-mail continua muito utilizado;
  • Você é o dono da base;
  • O email marketing dá mais engajamento;
  • As pessoas preferem mensagens comerciais por e-mail;

Então de fato o uso de mídias sociais pode potencializar o resultado do email marketing. Tenha em mente que você pode (e deve) aumentar a base de opt-in através das redes sociais, assim como utilizar o email marketing para fomentar o compartilhamento em redes sociais.

Confira o vídeo

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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