Já escrevi aqui sobre o retorno do investimento de email marketing e como ele é superior ao segundo colocado, mídias sociais. Então de fato isso não é um embate de email marketing vs mídias sociais, mas sim algumas coisas que podemos fazer para utilizar melhor ambas platformas.
Email marketing vs Mídias sociais
E como ter mais resultados com email marketing usando mídias sociais? Bem, a resposta tem algumas opções, muitas para dizer a verdade. Então vamos a algumas delas.
- Se diferenciar da concorrência;
- Saber que 25% dos adultos utilizam uma ou mais redes sociais;
- Compartilhe mais conteúdos nas mídias sociais;
- Coloque formulário de opt-in nos seus perfis (quando possível);
- Promova o opt-in do seu site nas redes sociais;
- Anuncie no Facebook, Twitter e LinkedIn, mas de acordo com o perfil de cada rede;
- Quando fizer um webinar tenha certeza de divulgar em todas as redes;
- Nas redes sociais você terá que ser menos comercial e entreter mais a audiência;
E o que devo cuidar nas mídias sociais?
- Nem sempre o alcance da publicação vai ser o que você esperava;
- A maioria dos conteúdos precisa ser adaptado para cada rede;
- Os usuários tem o poder nas redes, se você fizer algo errado, não passará em branco;
- Você tem que atingir um nicho, um segmento de usuários, não dá para fazer sucesso com todo mundo ao mesmo tempo;
- Cuide com os dados fornecidos pelas redes;
- Perceba que quanto mais você investe mais terá que investir para atingir os mesmos resultados nas ações seguintes;
- É claro que permite segmentação muito eficiente;
- Alcance muito limitado;
- Tem muito ruído nas redes sociais;
- Não é previsível quando (e mesmo se ocorrerá) o usuário verá sua mensagem;
- Mas você pode seguir seu usuário por diversas mídias e atingir ele de maneiras diferentes;
E o email marketing segue dando mais resultados?
- Sim, você tem mais atenção do usuário;
- Você atinge diretamente a caixa de entrada;
- Ele já conhece você;
- É relativamente barato de fazer e manter;
- Você controla o que vai ser enviado e para quem;
- Pode personalizar sempre que possível;
- Pode segmentar as mensagens para aumentar a conversão;
- Pode fazer testes e automatizar melhores resultados;
- O e-mail continua muito utilizado;
- Você é o dono da base;
- O email marketing dá mais engajamento;
- As pessoas preferem mensagens comerciais por e-mail;
Então de fato o uso de mídias sociais pode potencializar o resultado do email marketing. Tenha em mente que você pode (e deve) aumentar a base de opt-in através das redes sociais, assim como utilizar o email marketing para fomentar o compartilhamento em redes sociais.