Existem muitas maneiras melhorar as para taxas de abertura no email marketing.
Causas de baixas taxas de abertura
- Os destinatários não conhecem, não confiam ou não gostam de você;
- Os seus assuntos dos e-mails enviados são ruins ou repetitivos;
- Você usa letras maiúsculas o tempo todo no assunto;
- Usa muitas palavras pontuadas como SPAM no assunto;
- Faz assuntos grandes demais;
- Não cuida da ortografia no assunto da mensagem;
- Utiliza emojis demais;
- Você quer vender demais nos e-mails, seja menos comercial;
Como melhorar as taxas de abertura
- Criar empatia com os destinatários;
- Perder mais tempo na hora de fazer o assunto da mensagem;
- Assuntos com perguntas funcionam bem;
- Assuntos com 3-5 palavras ajudam mais;
- Não use letras maiúsculas continuamente, apenas para enfatizar algo;
- Acrescente sua personalidade no assunto;
- Assuntos com números, exemplo: 5 maneiras de estudar facilmente;
- Evite as palavras pontuadas;
- Menos é mais;
- Seja mais casual e menos formal;
- Cuide do preheader, não repita o assunto simplesmente, complemente o assunto;
- Se criar algum senso de urgência no assunto normalmente também ajuda;
- Reenviar para desengajados / não abertos pode ajudar;
- Personalizar o envio ajuda muito, no assunto e na mensagem;
Mas nem tudo é assunto
- Cuide do CTA – call to action da mensagem;
- Faça teste A/B;
- Cuide dos horários;
- Analise os sucessos anteriores;
- Cuide dos relatórios, o que está sendo clicado e o que está sendo ignorado, melhore nos próximos envios, reuse o que estiver dando resultados;
- Use o e-mail que você vai enviar para resolver algum problema do usuário se for possível;
- Agregue valor, faça ele esperar o próximo e-mail pois está recebendo algo relevante e importante;
Ainda, segundo a Holistic Email Marketing é fundamental cuidar da “CURVE”, creativity, urgency, relevance, value and emotion quando estiver pensando no assunto do seu e-mail marketing.
Você também pode considerar cada e-mail enviado como uma pesquisa para seus usuários, e extrair dados para auxiliar nos próximos envios.
Outra coisa que eu sempre lembro aos meus clientes, se o usuário se cadastrou para receber e-mails, se ele já é cliente ainda mais, ele tem que receber alguma coisa diferente do que está no site/loja disponível para quem ainda não se cadastrou.
Você tem que dar algo a mais para quem está na base!