Como melhorar as taxas de abertura no email marketing

Existem muitas maneiras melhorar as para taxas de abertura no email marketing.

Causas de baixas taxas de abertura

  • Os destinatários não conhecem, não confiam ou não gostam de você;
  • Os seus assuntos dos e-mails enviados são ruins ou repetitivos;
  • Você usa letras maiúsculas o tempo todo no assunto;
  • Usa muitas palavras pontuadas como SPAM no assunto;
  • Faz assuntos grandes demais;
  • Não cuida da ortografia no assunto da mensagem;
  • Utiliza emojis demais;
  • Você quer vender demais nos e-mails, seja menos comercial;

Como melhorar as taxas de abertura

  • Criar empatia com os destinatários;
  • Perder mais tempo na hora de fazer o assunto da mensagem;
  • Assuntos com perguntas funcionam bem;
  • Assuntos com 3-5 palavras ajudam mais;
  • Não use letras maiúsculas continuamente, apenas para enfatizar algo;
  • Acrescente sua personalidade no assunto;
  • Assuntos com números, exemplo: 5 maneiras de estudar facilmente;
  • Evite as palavras pontuadas;
  • Menos é mais;
  • Seja mais casual e menos formal;
  • Cuide do preheader, não repita o assunto simplesmente, complemente o assunto;
  • Se criar algum senso de urgência no assunto normalmente também ajuda;
  • Reenviar para desengajados / não abertos pode ajudar;
  • Personalizar o envio ajuda muito, no assunto e na mensagem;

Mas nem tudo é assunto

  • Cuide do CTA – call to action da mensagem;
  • Faça teste A/B;
  • Cuide dos horários;
  • Analise os sucessos anteriores;
  • Cuide dos relatórios, o que está sendo clicado e o que está sendo ignorado, melhore nos próximos envios, reuse o que estiver dando resultados;
  • Use o e-mail que você vai enviar para resolver algum problema do usuário se for possível;
  • Agregue valor, faça ele esperar o próximo e-mail pois está recebendo algo relevante e importante;

Ainda, segundo a Holistic Email Marketing é fundamental cuidar da “CURVE”, creativity, urgency, relevance, value and emotion quando estiver pensando no assunto do seu e-mail marketing.

Você também pode considerar cada e-mail enviado como uma pesquisa para seus usuários, e extrair dados para auxiliar nos próximos envios.

Outra coisa que eu sempre lembro aos meus clientes, se o usuário se cadastrou para receber e-mails, se ele já é cliente ainda mais, ele tem que receber alguma coisa diferente do que está no site/loja disponível para quem ainda não se cadastrou.

Você tem que dar algo a mais para quem está na base!

 

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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