Como melhorar as taxas de abertura no email marketing

Como melhorar as taxas de abertura no email marketing

Existem muitas maneiras melhorar as para taxas de abertura no email marketing.

Causas de baixas taxas de abertura

  • Os destinatários não conhecem, não confiam ou não gostam de você;
  • Os seus assuntos dos e-mails enviados são ruins ou repetitivos;
  • Você usa letras maiúsculas o tempo todo no assunto;
  • Usa muitas palavras pontuadas como SPAM no assunto;
  • Faz assuntos grandes demais;
  • Não cuida da ortografia no assunto da mensagem;
  • Utiliza emojis demais;
  • Você quer vender demais nos e-mails, seja menos comercial;

Como melhorar as taxas de abertura

  • Criar empatia com os destinatários;
  • Perder mais tempo na hora de fazer o assunto da mensagem;
  • Assuntos com perguntas funcionam bem;
  • Assuntos com 3-5 palavras ajudam mais;
  • Não use letras maiúsculas continuamente, apenas para enfatizar algo;
  • Acrescente sua personalidade no assunto;
  • Assuntos com números, exemplo: 5 maneiras de estudar facilmente;
  • Evite as palavras pontuadas;
  • Menos é mais;
  • Seja mais casual e menos formal;
  • Cuide do preheader, não repita o assunto simplesmente, complemente o assunto;
  • Se criar algum senso de urgência no assunto normalmente também ajuda;
  • Reenviar para desengajados / não abertos pode ajudar;
  • Personalizar o envio ajuda muito, no assunto e na mensagem;

Mas nem tudo é assunto

  • Cuide do CTA – call to action da mensagem;
  • Faça teste A/B;
  • Cuide dos horários;
  • Analise os sucessos anteriores;
  • Cuide dos relatórios, o que está sendo clicado e o que está sendo ignorado, melhore nos próximos envios, reuse o que estiver dando resultados;
  • Use o e-mail que você vai enviar para resolver algum problema do usuário se for possível;
  • Agregue valor, faça ele esperar o próximo e-mail pois está recebendo algo relevante e importante;

Ainda, segundo a Holistic Email Marketing é fundamental cuidar da “CURVE”, creativity, urgency, relevance, value and emotion quando estiver pensando no assunto do seu e-mail marketing.

Você também pode considerar cada e-mail enviado como uma pesquisa para seus usuários, e extrair dados para auxiliar nos próximos envios.

Outra coisa que eu sempre lembro aos meus clientes, se o usuário se cadastrou para receber e-mails, se ele já é cliente ainda mais, ele tem que receber alguma coisa diferente do que está no site/loja disponível para quem ainda não se cadastrou.

Você tem que dar algo a mais para quem está na base!

 

Fiapo

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *