Como melhorar as taxas de abertura no email marketing

Como melhorar as taxas de abertura no email marketing

Existem muitas maneiras melhorar as para taxas de abertura no email marketing.

Causas de baixas taxas de abertura

  • Os destinatários não conhecem, não confiam ou não gostam de você;
  • Os seus assuntos dos e-mails enviados são ruins ou repetitivos;
  • Você usa letras maiúsculas o tempo todo no assunto;
  • Usa muitas palavras pontuadas como SPAM no assunto;
  • Faz assuntos grandes demais;
  • Não cuida da ortografia no assunto da mensagem;
  • Utiliza emojis demais;
  • Você quer vender demais nos e-mails, seja menos comercial;

Como melhorar as taxas de abertura

  • Criar empatia com os destinatários;
  • Perder mais tempo na hora de fazer o assunto da mensagem;
  • Assuntos com perguntas funcionam bem;
  • Assuntos com 3-5 palavras ajudam mais;
  • Não use letras maiúsculas continuamente, apenas para enfatizar algo;
  • Acrescente sua personalidade no assunto;
  • Assuntos com números, exemplo: 5 maneiras de estudar facilmente;
  • Evite as palavras pontuadas;
  • Menos é mais;
  • Seja mais casual e menos formal;
  • Cuide do preheader, não repita o assunto simplesmente, complemente o assunto;
  • Se criar algum senso de urgência no assunto normalmente também ajuda;
  • Reenviar para desengajados / não abertos pode ajudar;
  • Personalizar o envio ajuda muito, no assunto e na mensagem;

Mas nem tudo é assunto

  • Cuide do CTA – call to action da mensagem;
  • Faça teste A/B;
  • Cuide dos horários;
  • Analise os sucessos anteriores;
  • Cuide dos relatórios, o que está sendo clicado e o que está sendo ignorado, melhore nos próximos envios, reuse o que estiver dando resultados;
  • Use o e-mail que você vai enviar para resolver algum problema do usuário se for possível;
  • Agregue valor, faça ele esperar o próximo e-mail pois está recebendo algo relevante e importante;

Ainda, segundo a Holistic Email Marketing é fundamental cuidar da “CURVE”, creativity, urgency, relevance, value and emotion quando estiver pensando no assunto do seu e-mail marketing.

Você também pode considerar cada e-mail enviado como uma pesquisa para seus usuários, e extrair dados para auxiliar nos próximos envios.

Outra coisa que eu sempre lembro aos meus clientes, se o usuário se cadastrou para receber e-mails, se ele já é cliente ainda mais, ele tem que receber alguma coisa diferente do que está no site/loja disponível para quem ainda não se cadastrou.

Você tem que dar algo a mais para quem está na base!

 

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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