Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

A importância do Google Meu Negócio para o seu negócio

Google Meu Negocio

Se você está se perguntando o que é o Google Meu Negócio então este post vai lhe ajudar.

A importância do Google Meu Negócio para o seu negócio é justamente porque ele facilita que você seja encontrado, no local adequado, nos horários adequados. Ou não!

Se você está com seu negócio temporariamente fechado, também pode informar seus clientes por ali. Todas informações que você como proprietário, devidamente identificado, atualizar na interface do serviço, se refletem imediatamente nos resultados da busca do Google e no Google Maps.

Ainda, é possível manter o Bing Places for Business – que é o serviço similar do buscador Bing, atualizado conforme suas informações do Google Meu Negócio, pois eles podem ser integrados.

Melhor para você que atualiza num local apenas.

Dados importantes

Lembro que você vai criar um perfil, para você, ou para seus clientes, pode inclusive dar acesso administrativo aos seus clientes, pode inclusive solicitar acesso administrativo a perfis existentes de seus novos clientes, e ajudar a manter as coisas organizadas.

Seu cliente mantém o controle dos comentários sobre o negócio dele, e você as demais informações, oferecendo diferenciais, descritivo de produtos e serviços, como a empresa aparece na busca do Google e do Maps, pode criar um site – não recomendo – simples, pode inserir fotos e interagir com os usuários que publicarem depoimentos.

Na verdade você tem muitas informações que pode disponibilizar, que ficam indexadas e ajudam você a ser encontrado mais facilmente nas buscas, tais como:

  • Postagens;
  • Informações da empresa;
  • Endereço ou endereços se tiver filiais cadastre todas;
  • Categoria do negócio;
  • Área de atuação;
  • Tipo de atuação;
  • Insights para ajudar você;
  • Avaliações de usuários;
  • Mensagens de usuários (ida e volta);
  • Fotos;
  • Produtos;
  • Serviços

A função mais interessante é a de publicação de uma “postagem”, que pode ser um compartilhamento manual de um conteúdo, ou uma publicação do blog por exemplo, eu automatizo isso para alguns clientes e para mim.

Além é claro da disponibilização de horários de atendimento, o que é muito importante em tempos de pandemia, e se eventualmente em algum feriado ou dia que você não terá atendimento, pode fazer a alteração rapidamente e depois voltar ao normal, as mudanças são imediatas normalmente.

Lembro que você pode inclusive criar perfis para empresas (ou para seu blog) que não operam fisicamente em um endereço, isso também é possível.

Não tenho perfil porque os clientes reclamam

Importante lembrar que um perfil da sua empresa pode ser criado automaticamente, então é importante que você tenha o controle do perfil oficial e reclame para si os perfis automáticos que eventualmente aparecerem.

Com relação aos usuários que reclamarem ou que derem notas baixas para sua empresa, é importantíssimo que você atenda e rapidamente atue para minimizar os problemas que eles tiveram.

Tente trazer a discussão para outros canais de atendimento e siga a partir daí.

As pessoas consultam os perfis das empresas justamente para verem além das informações de contato a nota ou depoimentos de outras pessoas. Sabemos que é difícil agradar a todos, mas o mais importante é atender rapidamente o usuário que está insatisfeito.

Isso mostra que você está ciente do problema e tentou rapidamente a resolução do mesmo.

E mantenha a linha ao atender usuários por este canal, ninguém quer ler discussões intermináveis, busque resolver o problema, a ferramenta está aqui mais para ajudar do que para incomodar.

Nem tudo é simples

Eu mesmo tive problemas com o Google ao mudar de endereço e de telefone. O gigante levou quase 3 semanas para corrigir um bug que me impedia de atualizar o meu telefone fixo.

Mas com o suporte deles deu tudo certo no final, o problema foi resolvido e perfil que eu atualizava no momento está 100%.

Mas recomendo que seja uma boa prática no seu negócio manter este perfil sempre atualizado, ajuda, traz mais clientes, e mostra que você se preocupa em informar mais seus clientes e possíveis clientes.

Outro ponto interessante é que existe um App para Android e para iOS, além de atualizar os dados por ali você recebe as notificações de comentários e mensagens rapidamente!

Aproveite e crie seu perfil agora no Google Meu Negócio.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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