Você já deve ter lido por aí que é de fundamental importância manter a periodicidade dos envios de email marketing.
Isso se dá por diversos fatores. Claro que você não deve ficar enviando qualquer coisa desconexa apenas para manter alguma regularidade.
Mas da regularidade vem a detecção de bounces, o engajamento dos destinatários, a detecção de problemas, o fortalecimento da sua marca, e por que não, gerar mais vendas!
Claro que você deve respeitar a frequência que informou ao seu usuário no início, se era diário, semanal, quinzenal ou mensal. Não recomendo que você espace mais do que mensal.
Outra coisa que pode ser feita, digamos a cada 6 meses, é colocar quem não interage com seus envios, em um “limbo”, limpando os envios apenas para usuários engajados. Isso tende a melhorar suas taxas em locais como Hotmail e Google.
Como medir o resultado
Bem, como todos os tipos de envios, cliques, taxas de abertura, bounces, CTR, e-mails entregues, toda a lista básica.
Lembrando que alguns usuários recebem os e-mails e não fazem nada simplesmente, não se descadastram, não interagem, nem marcam como spam.
O envolvimento do usuário tem impacto direto no processo todo.
Ajuste a frequência
Claro, se tiver conteúdo relevante, vá ajustando a frequência e medindo os resultados para saber melhor a resposta da sua base.
Isso não se dará em um único envio, você vai ter que testar e medir, não existe outra alternativa!
Começar a enviar semanalmente pode ser um bom ponto de partida. Mas claro, respeite a sua audiência.
Se você vende ou aluga imóveis, normalmente as pessoas que adquiriram um não irão comprar outro tão cedo. E as que querem alugar não irão avisar você que já alugaram em outro lugar.
Pense no ciclo de vida do seu produto/serviço.
Respeito e relevância
E se você está entregando valor para o usuário, suas chances de ter mais sucesso e manter uma periodicidade menor aumentam muito.
Não traia a confiança e não sobrecarregue a caixa de entrada dos usuários, e vá estudar o comportamento deles a cada envio.
Então
Alguns softwares de automação de marketing poderão auxiliar você nesta tarefa.
Mas lembre-se que criar as réguas de relacionamento é um processo contínuo, o conteúdo tende a ficar desatualizado rápido, cuidado com isso.