Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

A importância da periodicidade dos envios de email marketing

A importância da periodicidade dos envios de email marketing

Você já deve ter lido por aí que é de fundamental importância manter a periodicidade dos envios de email marketing.

Isso se dá por diversos fatores. Claro que você não deve ficar enviando qualquer coisa desconexa apenas para manter alguma regularidade.

Mas da regularidade vem a detecção de bounces, o engajamento dos destinatários, a detecção de problemas, o fortalecimento da sua marca, e por que não, gerar mais vendas!

Claro que você deve respeitar a frequência que informou ao seu usuário no início, se era diário, semanal, quinzenal ou mensal. Não recomendo que você espace mais do que mensal.

Outra coisa que pode ser feita, digamos a cada 6 meses, é colocar quem não interage com seus envios, em um “limbo”, limpando os envios apenas para usuários engajados. Isso tende a melhorar suas taxas em locais como Hotmail e Google.

Como medir o resultado

Bem, como todos os tipos de envios, cliques, taxas de abertura, bounces, CTR, e-mails entregues, toda a lista básica.

Lembrando que alguns usuários recebem os e-mails e não fazem nada simplesmente, não se descadastram, não interagem, nem marcam como spam.

O envolvimento do usuário tem impacto direto no processo todo.

Ajuste a frequência

Claro, se tiver conteúdo relevante, vá ajustando a frequência e medindo os resultados para saber melhor a resposta da sua base.

Isso não se dará em um único envio, você vai ter que testar e medir, não existe outra alternativa!

Começar a enviar semanalmente pode ser um bom ponto de partida. Mas claro, respeite a sua audiência.

Se você vende ou aluga imóveis, normalmente as pessoas que adquiriram um não irão comprar outro tão cedo. E as que querem alugar não irão avisar você que já alugaram em outro lugar.

Pense no ciclo de vida do seu produto/serviço.

Respeito e relevância

E se você está entregando valor para o usuário, suas chances de ter mais sucesso e manter uma periodicidade menor aumentam muito.

Não traia a confiança e não sobrecarregue a caixa de entrada dos usuários, e vá estudar o comportamento deles a cada envio.

Então

Alguns softwares de automação de marketing poderão auxiliar você nesta tarefa.

Mas lembre-se que criar as réguas de relacionamento é um processo contínuo, o conteúdo tende a ficar desatualizado rápido, cuidado com isso.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *