Mesmo que você recém tenha lançado seu blog, mesmo que tenha contratado profissionais qualificados, ou mesmo uma empresa especializada, sempre tem margem para melhorias, então vamos lá.
Dicas para melhorar
- Saber quem é o seu público: definindo a audiência fica mais fácil otimizar seus conteúdos de maneira mais adequada. Seu sucesso ou conversão tende a melhorar;
- Quem são os concorrentes: Sempre é bom descobrir os seus competidores do mesmo nicho, e monitorar constantemente o que eles tem feito de bom. Não tenha medo de copiar e reinventar algumas coisas;
- Descobrir sua identidade: Qual seu diferencial perante a concorrência? O que torna você, seus conteúdos ou seus produtos melhores que os concorrentes? Pense um pouco sobre isso;
- Design agradável: além de melhorar a impressão de quem acessa, deixa mais profissional a aparência do seu blog. Não é verdadeiro dizer que isso custa muito dinheiro, você mesmo pode fazer;
- Vídeos: você precisa explorar mais os vídeos se quiser ter mais sucesso. E não é só publicar no YouTube e depois colar o código no blog. Fique atento, a maioria dos princípios de um bom post se aplicam ao vídeo quando for publicar lá. Além disso é mais uma fonte de visitação para seu blog;
- Cuide das imagens: os bancos de imagens pagos e gratuitos são muito práticos, mas tenha em mente que produzir suas próprias imagens pode trazer resultados muito melhores junto a sua audiência;
- Seu blog é responsivo? Segundo a Adobe 15% das visitas em média vem de dispositivos móveis. Então quando pensar naquela atualização do layout, tem que fazer responsivo, não tem desculpas;
- Mantenha consistência: a mesma identidade em todas as páginas, materiais e mídias sociais criam um fácil reconhecimento da sua marca junto aos seus usuários. Mantenha sempre organizado desta forma, com a mesma identidade;
- Velocidade de carregamento do blog: é mais um fator de indexação do Google, e mais um fator de abandono da página pelos clientes. Se testar e estiver muito acima dos 2 segundos tem coisa para ser otimizada;
- Os títulos dos posts: mantenha eles claros e instigantes, é o mesmo que o assunto do seu email marketing, precisa atrair e fazer ele ler até o final. Deixe por último, e não esqueça de ajustar o slug do post se alterar;
- Abuse das listas: assim como eu! Observe que sempre organizo os conteúdos em listas sempre que possível. Isso facilita a leitura para os usuários;
- Blocos de texto: dificultam a leitura. Mantenha os parágrafos menores, até 3 linhas de texto é suficiente;
- Use fontes adequadas: além do formato o tamanho deve ser observado, se o objetivo é fazer o usuário ler o post, para que colocar uma fonte pequena? E o pior, para quê colocar a fonte na cor cinza sobre o fundo branco? Deixe o contraste agradável aos olhos do leitor, não do designer;
- Erros nos textos: são mais comuns do que se imagina. Eu normalmente escrevo no editor de textos, reviso, e depois passo para o WordPress. Me dá alguma vantagem para encontrar os erros e corrigir antes de publicar. E mesmo assim as vezes ainda passa alguma coisa;
- Se você tem um site apenas: precisa incluir um blog! E precisa gerar conteúdo com frequência. Seus posts podem induzir a compra de seus produtos e serviços, e ainda serem compartilhados em redes sociais, aumentando a visibilidade da sua marca;
- Corte os excessos: nos seus textos vá direto ao ponto, evite encher o texto com coisas inúteis aos seus leitores;
- Quando usar call to action: certifique-se que tem contraste, uma cor diferente e chamativa, isso aumenta a chance de conversão;
- Quando escrever seus posts: pode tentar criar senso de urgência no conteúdo, se existe uma oferta, coloque data de expiração, a conversão normalmente aumenta;
- Use mais espaços em branco: não entupa o layout com texto demais, nem imagens desnecessárias. Deixe espaço para respirar. Ajuda e fica mais elegante;
- Nos formulários: exija o mínimo de campos possível. Não abuse do usuário, ainda mais se ele nem for seu cliente ainda;
- Sempre deixe o contato a vista: deixe fácil o usuário entrar em contato. Se você está escondendo a informação de contato, ou dificultando que seja encontrada, é isso que vai acontecer, menos contatos!
- Nos depoimentos: utilize depoimentos reais, não invente e nem pegue imagens de pessoas qye você nunca viu só para ilustrar ago que não existe;
- Use selos: se tiver certificados, coloque, cria uma sensação boa ao usuário, tendem a ter mais confiança no seu blog;
- Logotipos: de parceiros e fornecedores ajudam também. Se tive autorização, coloque;
- Certificado SSL: praticamente obrigatório desde o início de 2017. O Google está considerando fortemente no rankeamento, e os navegadores estão avisando o usuário caso o site não tenha, dando uma percepção ruim ao usuário. Antes de comprar verifique seu seu provedor de hospedagem não fornece gratuitamente;
- Conte histórias: as pessoas adoram ler histórias e se colocar na mesma situação. Sempre que fizer sentido e tiver uma boa história para contar, o faça!
- Sempre crie uma lista: e comece a fazer email marketing o quanto antes. Esse será seu maior ativo, mesmo que não faça sentido para você agora, um dia fará. E envie e-mails de boas vindas sempre;
- Página sobre: sempre tenha esta página no seu blog. Coloque ali o que é relevante da sua experiência pessoal e profissional;
- Veja os posts e páginas mais acessados: e ajuste os conteúdos e divulgue novamente. Ali pode ter um segredo escondido. Normalmente assuntos que você nem achava que seriam relevantes. Escreva mais sobre os assuntos também;
- Páginas de erro 404: tente ajustar o layout das mesmas, incluir os últimos posts e form de cadastro na newsletter pode ser uma boa;
- Plano de conteúdo: você precisa planejar seu calendário editorial com alguma antecedência se quiser manter a regularidade dos posts. Faça isso agora!
- WordPress: confira as atualizações e se os backups estão sendo feitos, nunca é demais ter backups;
Então, o que achou? Comente aí.