Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

32 Dicas para melhorar seu blog

32 Dicas para melhorar seu blog

Mesmo que você recém tenha lançado seu blog, mesmo que tenha contratado profissionais qualificados, ou mesmo uma empresa especializada, sempre tem margem para melhorias, então vamos lá.

Dicas para melhorar

  1. Saber quem é o seu público: definindo a audiência fica mais fácil otimizar seus conteúdos de maneira mais adequada. Seu sucesso ou conversão tende a melhorar;
  2. Quem são os concorrentes: Sempre é bom descobrir os seus competidores do mesmo nicho, e monitorar constantemente o que eles tem feito de bom. Não tenha medo de copiar e reinventar algumas coisas;
  3. Descobrir sua identidade: Qual seu diferencial perante a concorrência? O que torna você, seus conteúdos ou seus produtos melhores que os concorrentes? Pense um pouco sobre isso;
  4. Design agradável: além de melhorar a impressão de quem acessa, deixa mais profissional a aparência do seu blog. Não é verdadeiro dizer que isso custa muito dinheiro, você mesmo pode fazer;
  5. Vídeos: você precisa explorar mais os vídeos se quiser ter mais sucesso. E não é só publicar no YouTube e depois colar o código no blog. Fique atento, a maioria dos princípios de um bom post se aplicam ao vídeo quando for publicar lá. Além disso é mais uma fonte de visitação para seu blog;
  6. Cuide das imagens: os bancos de imagens pagos e gratuitos são muito práticos, mas tenha em mente que produzir suas próprias imagens pode trazer resultados muito melhores junto a sua audiência;
  7. Seu blog é responsivo? Segundo a Adobe 15% das visitas em média vem de dispositivos móveis. Então quando pensar naquela atualização do layout, tem que fazer responsivo, não tem desculpas;
  8. Mantenha consistência: a mesma identidade em todas as páginas, materiais e mídias sociais criam um fácil reconhecimento da sua marca junto aos seus usuários. Mantenha sempre organizado desta forma, com a mesma identidade;
  9. Velocidade de carregamento do blog: é mais um fator de indexação do Google, e mais um fator de abandono da página pelos clientes. Se testar e estiver muito acima dos 2 segundos tem coisa para ser otimizada;
  10. Os títulos dos posts: mantenha eles claros e instigantes, é o mesmo que o assunto do seu email marketing, precisa atrair e fazer ele ler até o final. Deixe por último, e não esqueça de ajustar o slug do post se alterar;
  11. Abuse das listas: assim como eu! Observe que sempre organizo os conteúdos em listas sempre que possível. Isso facilita a leitura para os usuários;
  12. Blocos de texto: dificultam a leitura. Mantenha os parágrafos menores, até 3 linhas de texto é suficiente;
  13. Use fontes adequadas: além do formato o tamanho deve ser observado, se o objetivo é fazer o usuário ler o post, para que colocar uma fonte pequena? E o pior, para quê colocar a fonte na cor cinza sobre o fundo branco? Deixe o contraste agradável aos olhos do leitor, não do designer;
  14. Erros nos textos: são mais comuns do que se imagina. Eu normalmente escrevo no editor de textos, reviso, e depois passo para o WordPress. Me dá alguma vantagem para encontrar os erros e corrigir antes de publicar. E mesmo assim as vezes ainda passa alguma coisa;
  15. Se você tem um site apenas: precisa incluir um blog! E precisa gerar conteúdo com frequência. Seus posts podem induzir a compra de seus produtos e serviços, e ainda serem compartilhados em redes sociais, aumentando a visibilidade da sua marca;
  16. Corte os excessos: nos seus textos vá direto ao ponto, evite encher o texto com coisas inúteis aos seus leitores;
  17. Quando usar call to action: certifique-se que tem contraste, uma cor diferente e chamativa, isso aumenta a chance de conversão;
  18. Quando escrever seus posts: pode tentar criar senso de urgência no conteúdo, se existe uma oferta, coloque data de expiração, a conversão normalmente aumenta;
  19. Use mais espaços em branco: não entupa o layout com texto demais, nem imagens desnecessárias. Deixe espaço para respirar. Ajuda e fica mais elegante;
  20. Nos formulários: exija o mínimo de campos possível. Não abuse do usuário, ainda mais se ele nem for seu cliente ainda;
  21. Sempre deixe o contato a vista: deixe fácil o usuário entrar em contato. Se você está escondendo a informação de contato, ou dificultando que seja encontrada, é isso que vai acontecer, menos contatos!
  22. Nos depoimentos: utilize depoimentos reais, não invente e nem pegue imagens de pessoas qye você nunca viu só para ilustrar ago que não existe;
  23. Use selos: se tiver certificados, coloque, cria uma sensação boa ao usuário, tendem a ter mais confiança no seu blog;
  24. Logotipos: de parceiros e fornecedores ajudam também. Se tive autorização, coloque;
  25. Certificado SSL: praticamente obrigatório desde o início de 2017. O Google está considerando fortemente no rankeamento, e os navegadores estão avisando o usuário caso o site não tenha, dando uma percepção ruim ao usuário. Antes de comprar verifique seu seu provedor de hospedagem não fornece gratuitamente;
  26. Conte histórias: as pessoas adoram ler histórias e se colocar na mesma situação. Sempre que fizer sentido e tiver uma boa história para contar, o faça!
  27. Sempre crie uma lista: e comece a fazer email marketing o quanto antes. Esse será seu maior ativo, mesmo que não faça sentido para você agora, um dia fará. E envie e-mails de boas vindas sempre;
  28. Página sobre: sempre tenha esta página no seu blog. Coloque ali o que é relevante da sua experiência pessoal e profissional;
  29. Veja os posts e páginas mais acessados: e ajuste os conteúdos e divulgue novamente. Ali pode ter um segredo escondido. Normalmente assuntos que você nem achava que seriam relevantes. Escreva mais sobre os assuntos também;
  30. Páginas de erro 404: tente ajustar o layout das mesmas, incluir os últimos posts e form de cadastro na newsletter pode ser uma boa;
  31. Plano de conteúdo: você precisa planejar seu calendário editorial com alguma antecedência se quiser manter a regularidade dos posts. Faça isso agora!
  32. WordPress: confira as atualizações e se os backups estão sendo feitos, nunca é demais ter backups;

Então, o que achou? Comente aí.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *