Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Vídeo no email marketing

métricas em e-mail marketing

Não sei se pareceu Déjà vu mas a verdade é que o vídeo no email marketing ainda existe, e na verdade ele está ainda melhor!

É claro que se falarmos do suporte a vídeo do HTML5, existe muita limitação nos clientes de e-mail. Isso ainda segue. Mas o que ocorreu é que foram sendo criadas alternativas.

As ferramentas de envio evoluíram, e o usuário não se importa de sair do cliente de e-mail para ver seu vídeo. Na verdade as pessoas tem gostado muito disso.

Video Player GIF Animation

Logo, o desafio é fazer o usuário tomar a ação de clicar para ver determinado vídeo. Alguns recursos como player simulado com animações em GIF tem se tornado não só frequentes como excelentes no ponto de vista técnico e visual.

Ajustar o layout da peça de e-mail marketing também precisa ser considerado. Os GIFs tem um tamanho grande comparado com as demais imagens da peça. Deve ser considerado no momento do envio.

Com relação ao HTML5 propriamente, apenas 22% dos marketeiros tem tentado utilizar esse recurso com vídeos diretamente inseridos no e-mail. Então é algo que você tem que pensar bem antes de considerar.

As ferramentas de envio também evoluiram, é prático inserir um link do YouTube, Vimeo ou coisas do gênero, a ferramenta vai lá e captura um frame do vídeo ou uma imagem do player para você.

Outras soluções como Liveclicker também tem surgido, mas com foco bem direcionado para vendas e e-commerce. Até em função dos custos.

Algumas dicas

  • Faça vídeos curtos / editados antes de fazer o GIF;
  • Sempre disponibilize no seu site o vídeo completo, com player do seu serviço de vídeo preferido.
  • Remeta ao seu conteúdo, com vídeo inserido no mesmo, não no site do serviço;
  • Se tiver que escolher uma pequena parte do vídeo pegue a mais engraçada;
  • Os vídeos 360º estão aí, aproveite a onda;
  • Não fique vinculado demais as limitações do HTML5 e nem dos clientes de e-mail;
  • Comece simples e evolua;

O importante é seguir utilizando os recursos mesmo que sejam simulações. Se for válido para a sua audiência e melhorar os resultados das suas ações de email marketing então é válido.

Confira o vídeo

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *