Resumo: O presente trabalho procura minimizar os problemas relativos à busca de informações em Portais Corporativos com o uso de um assistente digital (AD). Um AD é uma ferramenta de auxílio ao usuário capaz de encontrar informações relacionadas a um assunto de maneira rápida, intuitiva e eficaz. Um AD interage com usuários humanos através de um navegador Web (browser), recebendo perguntas textuais e respondendo automaticamente (sem intervenção humana) a estas perguntas com base em conhecimento previamente armazenado. A principal vantagem do uso de AD’s em Portais de Gestão do Conhecimento está no ganho de tempo, uma vez que o usuário encontra a informação num único local (não precisa passar por várias páginas Web) e utilizando sempre a mesma forma (perguntas em linguagem natural). Este artigo apresentará a funcionalidade do AD proposto, bem como as técnicas empregadas para sua implementação. Também serão discutidas aplicações de uso e apresentado em detalhes um estudo de caso onde o assistente já está sendo utilizado.
Autores: Lizandro Kirst da Silva, Daniel Ribeiro Brahm, Gustavo Tagliassuchi e Stanley Loh